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Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas

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Apresentação em tema: "Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Conjunção Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas

2 Definição Conjunção é uma classe de palavras invariável, isto é, não tem variação de número (singular ou plural), nem de gênero (feminino ou masculino). Sua função é unir palavras, SINTAGMAS ou grupos de palavras, orações e períodos. Quando unem duas ou mais orações, as conjunções classificam- se em conjunções coordenadas e conjunções subordinadas.

3 Conjunções coordenadas
Quando a conjunção liga duas orações ou dois termos que poderiam estar separados (independentes). Por exemplo: O presidente da República está com dor de cabeça. O presidente já tomou remédio. Essas orações poderiam estar separadas, porém podemos junta-las usando uma conjunção. Exemplo: O presidente da República está com dor de cabeça, mas já tomou remédio. Apresentam cinco tipos: ADITIVAS, ADVERSATIVAS, ALTERNATIVAS, CONCLUSIVAS e EXPLICATIVAS

4 Definição a) ADITIVAS: servem para ligar simplesmente dois termos ou duas orações de idêntica função. (e, nem [= e não].) b) ADVERSATIVAS: ligam dois termos ou duas orações de igual função, acrescentando-lhes, porém, uma idéia de contraste. (mas, porém, todavia, contudo,entretanto etc) c) ALTERNATIVAS: ligam dois termos ou orações de sentido distinto, indicando que, ao cumprir-se um fato, o outro não se cumpre. (ou...ou, ora...ora, quer...quer, nem...nem etc) d) CONCLUSIVAS: servem para ligar à anterior uma oração que exprime conclusão, conseqüência. (logo, pois, portanto, por isso, assim, então etc) e) EXPLICATIVAS: ligam duas orações, a segunda justifica a idéia contida na primeira (que, porque, pois, porquanto)

5 Conjunções subordinadas
Quando liga uma oração a outra que depende dela. Exemplo: Se você diz "Estou triste", alguém vai perguntar, "Por quê?".  "Estou triste porque minha mãe brigou comigo." (Porque = conjunção). Apresentam 10 tipos: CAUSAIS, CONCESSIVAS, CONDICIONAIS, CONFORMATIVAS, COMPARATIVAS, CONSECUTIVAS, FINAIS, PROPORCIONAIS, TEMPORAIS, e INTEGRANTES. OBS:As causais, concessivas, condicionais, conformativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas e consecutivas iniciam ORAÇÕES ADVERBIAIS. As integrantes introduzem ORAÇÕES SUBSTANTIVAS.

6 Definições das conjunções subordinadas
a) CAUSAIS: indicam a causa da ação expressa pelo verbo principal. (porque, visto que, já que, uma vez que, como, desde que etc.) b) COMPARATIVAS: estabelecem uma comparação com a ação indicada pelo verbo principal. (como, [tal] qual, assim como, [tanto] quanto, [mais ou menos] que etc.) c) CONCESSIVAS: indicam uma contradição ou fato inesperado. (embora, conquanto, posto que, por muito que, se bem que, ainda que, mesmo que etc.) d) CONDICIONAIS: indicam a situação necessária à ocorrência ou não da ação. (se, caso, contanto que, desde que, salvo se, sem que [=se não], a menos que etc.) e) CONFORMATIVAS: indicam um acordo entre o fato que expressam e a ação do verbo. (conforme, segundo, consoante, como etc.)

7 Definição das conjunções subordinadas (continuação...)
f) CONSECUTIVAS: indicam a conseqüência do fato expresso pela oração. (que [precedido de tal, tanto, tão etc.], de modo que, de maneira que, de sorte que, de maneira que, sem que etc) g) FINAIS: indicam a finalidade de um fato. (a fim de que, para que, que etc.) h) PROPORCIONAIS: indicam uma relação de proporção. (à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais [+tanto menos] etc.) i) TEMPORAIS: indicam quando a ação ocorreu. (quando, enquanto, logo que, desde que, assim que, mal [=logo que], até que etc. ) j) INTEGRANTES: são as que ligam duas orações sendo que a segunda é sujeito ou complemento da primeira. (que, se)

8 Locução conjuntiva A partir das conjunções simples, há várias outras formadas da partícula que é antecedida de advérbios, de preposições e de particípios. São chamadas LOCUÇÕES CONJUNTIVAS: antes que, desde que, já que, até que, para que, sem que, dado que, posto que, visto que, uma vez que, à medida que.

9 Polissemia conjuncional
Como vimos, algumas conjunções subordinadas (que, se, como, porque etc) podem pertencer a mais de uma classe. Em verdade, o valor desses vocábulos gramaticais está condicionado ao contexto em que se inserem, nem sempre isento de ambigüidade, pois que há circunstâncias fronteiriças: a condição da concessão, o fim da conseqüência, etc


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