Carregar apresentação
1
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Cristian Lins
2
Sistema sólido - sólido
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido
3
Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia. Material Magnético Material Limpo Material Contaminado Iman
4
Dissolução Fracionada
Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinado líquido. Primeiro, adiciona-se um líquido que dissolva apenas um dos sólidos. Depois, filtra-se a mistura e o filtrado é submetido a aquecimento, para eliminar o solvente. Ex: sal e areia
6
FLOTAÇÃO (SEDIMENTAÇÃO FRACIONADA)
O sólido mais leve (menos denso) flutua em um líquido, enquanto o mais denso sedimenta. Ex: serragem e areia, por adição de água. Na mineração, para separar a areia do minério. Neste caso, o minério é pulverizado e tratado com óleo para flutuar na água.
9
FUSÃO FRACIONADA A fusão fracionada é um processo usado para separar sólidos cujos pontos de fusão são muito diferentes. Para isso é preciso saber a que temperatura cada elemento que compõe o sólido vai se fundir .
10
CRISTALIZAÇÃO Cristalização fracionada:
A mistura de sólidos é dissolvida em água e a solução é submetida à evaporação. Quando a solução ficar saturada em relação à um componente, o prosseguimento da evaporação do solvente acarretará a cristalização gradativa do referido componente, que se separará da solução. A solução, contendo o componente cuja saturação ainda não foi atingida, fica sobre os cristais do outro e é chamada água-mãe de cristalização.
12
CATAÇÃO A catação é o tipo de separação de misturas do tipo "sólido-sólido" , onde as substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador. É utilizada na separação de grãos bons e ruins de feijão, por exemplo, e também na separação dos diferentes tipos de materiais que compôem o lixo: vidro, metais, borracha, papel, plásticos, etc, para serem destinados à reciclagem.
13
PENEIRAÇÃO A peneiração (mecânica ou manual) é um processo que consiste na separação de partículas sólidas em frações de granulometria diferentes, por passagem através de peneiros.
14
VENTILAÇÃO O sólido mais leve é separado por uma corrente de ar. Ex: grãos de café e cascas.
15
LEVIGAÇÃO O sólido mais leve é separado por água corrente. Ex: ouro e areia. A areia, mais leve, é arrastada por um fluxo de água.
16
Sistema líquido – sólido
17
Filtração comum: É a retenção de um sólido através de uma superfície porosa (filtro). Utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido é relativamente grande em relação ao tamanho dos poros do papel de filtro. Ex: água e areia.
18
Filtração a vácuo: Quando o sólido e o líquido formam uma mistura de difícil filtração, como é o caso da água com farinha, pode-se acelerar o processo por meio da filtração a pressões reduzidas. Nesse processo utiliza-se o funil de Büchner e o Kitassato.
19
Decantação Quando a água barrenta é colocada em repouso, a terra tende a se depositar no fundo do recipiente. A decantação é o processo no qual as fases se separam devido a uma diferença de densidades.
20
Decantação em funil de separação
Ex: água e óleo, ou água e bromo.
21
Centrifugação: É uma maneira acelerada de se realizar a decantação
Centrifugação: É uma maneira acelerada de se realizar a decantação. Ex: separação dos diversos componentes do sangue.
22
Sistema sólido – gás
23
Câmara de poeira
24
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS
25
EVAPORAÇÃO Extração de NaCl da água do mar, nas salinas é um processo que envolve a evaporação seguida da cristalização fracionada
26
DESTILAÇÃO SIMPLES
27
Destilação simples: Funciona quando, no aquecimento de uma mistura homogênea de um líquido + um sólido, apenas o líquido vaporiza. Assim, os vapores atingem a região fria (condensador), ocorrendo a passagem para o estado líquido. Ex: água e sal de cozinha.
28
DESTILAÇÃO FRACIONADA
29
Destilação fracionada
Á medida que os vapores sobem pela coluna de fracionamento, eles vão se tornando cada vez mais ricos no componente mais volátil, que será recolhido pelo condensador. Ex: destilação fracionada dos componentes da gasolina, destilação fracionada do ar liquefeito, etc.
30
ALGUNS CASOS DE MISTURA AZEOTRÓPICA E SEUS PONTOS DE EBULIÇÃO
álcool etílico (95,5%) + água (4,5%) 78,1° C acetona (86,5%) + metanol (13,5%) 56° C álcool etílico (7%) + clorofórmio (93%) 60° C ácido fórmico (77,5%) + água (22,5%) ,3° C
31
PRODUÇÃO DE ÁLCOOL
32
Etapas
33
SISTEMAS DE DESTILAÇÃO
A - Coluna de destilação R - Aquecedor de vinho R1 - Condensador Auxiliar J - Resfriadeira T – Trombeta P - Proveta V – Vinhaça E - Prova de Esgotamento B - Registro de vapor vinho água R R1 T B A P J V E
34
DESTILAÇÃO DO PETRÓLEO
35
Sublimação fracionada Usada para purificar substâncias que sofrem sublimação facilmente. Ex: cânfora, iodo e naftaleno.
36
Liquefação fracionada: Para separar misturas nas quais todos os componentes encontram-se na fase gasosa. Ex: mistura de gás amônia e gás oxigênio.
37
ADSORÇÃO Algumas substâncias têm a característica especial de reter outras substâncias em sua superfície. Esse processo recebe o nome de adsorção e ocorre com misturas gasosas. Um exemplo da adsorção ocorre nas máscaras contra gases tóxicos. As substâncias, presentes nas máscaras, absorvem os gases tóxicos e permitem a entrada de outros gases, como por exemplo, o oxigênio Adsorção microbiológica
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.