A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto"— Transcrição da apresentação:

1

2 História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Célio Ricardo Tasinafo

3 A exploração do ouro e a sociedade mineradora colonial
Cap. 17 A DESCOBERTA DO OURO Apenas no final do séc. XVII a Coroa portuguesa conseguiu encontrar ouro em suas terras. Minas era o principal centro de exploração de metais e pedras preciosas. Houve um surto migratório para Minas Gerais. Para evitar o despovoamento de outras regiões o governo criou regras para conter o fluxo migratório.

4 A exploração do ouro e a sociedade mineradora colonial
Cap. 17 AS AMEAÇAS NAS CAPITANIAS DO SUL As capitanias do Sul eram vulneráveis a ataques estrangeiros. Outras atividades econômicas se desenvolveram no sul. A expansão de outras atividades econômicas levou à ampliação do território português, desrespeitando o Tratado de Tordesilhas.

5 A exploração do ouro e a sociedade mineradora colonial
Cap. 17 O CONTROLE DAS MINAS Regimento de 1702: o estabelecimento de lotes (datas) a serem explorados. O descobridor ficava com 2 partes e a 3.ª parte era da Coroa, que a repassava em um leilão. Apenas quem possuía escravos podia concorrer a uma data. Poucos tinham os recursos suficientes para explorar as datas. Os exploradores mais pobres eram chamados de faiscadores.

6 A exploração do ouro e a sociedade mineradora colonial
Cap. 17 TRIBUTOS Quinto: 20% de todo o ouro extraído deveria ser pago à Coroa. Capitação: cobrado de toda atividade (comércio, hospedaria, transporte, criação de animais, plantação) na área de mineração.

7 A exploração do ouro e a sociedade mineradora colonial
Cap. 17 CONSEQÜÊNCIAS DA DESCOBERTA DO OURO E DOS DIAMANTES abertura da Estrada Real, ligando Minas aos portos urbanização de Minas Gerais desigualdade econômica intensificação do comércio em Minas aumento do número de escravos para explorarem as riquezas

8 A exploração do ouro e a sociedade mineradora colonial
Cap. 17 UM CURTO SURTO AURÍFERO ÁREAS DE MINERAÇÃO NO SÉCULO XVIII Adaptado de: SIMONSER, R.C. História Econômica do Brasil ( ). 6. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, p. 254

9 A exploração do ouro e a sociedade mineradora colonial
Cap. 17 BARROCO MINEIRO Principal manifestação artística ocorrida no Brasil colonial. As construções de igrejas e imagens em Minas tinham a especificidade da sociedade local, substituindo produtos conhecidos na Europa por produtos abundantes em Minas. Os temas eram sempre religiosos. Os materiais e técnicas empregados eram patrocinados pelas irmandades. O principal nome do Barroco foi Aleijadinho.


Carregar ppt "História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google