A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
História Prof. Everton da Silva Correa

2 Apogeu do mundo grego Era Clássica

3 Primeiras ideias A imagem de abertura simboliza as mulheres gregas, especialmente as atenienses.

4 Mulheres de Atenas Essa canção de Chico Buarque de Holanda faz referência às mulheres que viviam em estado de submissão ao homens ao mesmo tempo em que se desenvolvia o conceito de democracia em Atenas.

5 Leia fragmento da letra mencionada e destaque o trecho que indica o papel submisso das mulheres atenienses na antiguidade. Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas Vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas ... Quando eles embarcam soldados As jovens viúvas mareadas E as gestantes abandonadas Não fazem cenas

6 Era Clássica O Período Clássico destacou-se como o de maiores realizações culturais da Grécia Antiga, marcado ainda por profundas mudanças nas pólis e por violentas batalhas contra povos invasores. Em Atenas, especialmente, os cidadãos passaram a ter maior participação política.

7 Desenvolvimento cultural de Atenas e a democracia

8 O governante e a oligarquia
O governante era um rei, chefe de guerra, juiz e sacerdote subordinado a um Conselho de Nobres pelos eupátridas. O governo de Atenas estava, portanto, nas mãos de uma oligarquia, isto é, poucas pessoas detinham o poder. Camponeses, artesão e escravos não tinham direitos políticos.

9 Em Atenas, havia basicamente três camadas sociais:
Cidadãos ou eupátridas: nascidos em Atenas e descendentes de pai e mãe atenienses, eram os grandes proprietários de terras, únicos com direitos políticos. Metecos: estrangeiros ou nascidos em Atenas, mas que não eram filhos de atenienses, não tinham direito à propriedade da terra e dedicavam-se basicamente ao comércio e artesanato. Escravos: mesmo sem liberdade, eram relativamente bem tratados. A vantagem da escravidão estava em possuir trabalhadores sem direitos ou salário.

10 A situação dos homens livres, principalmente dos pequenos camponeses, piorava dia após dia.
Eles não conseguiam competir com os latifundiários, de quem emprestavam, às vezes, sementes ou comida. Estela funerária de Mnesarete: um jovem escravo (esquerda) encara sua falecida patroa. Ática, 380 a.C.

11 Para pagamento das dívidas, tornavam-se escravos.
Também os artesãos sofriam as consequências do emprego escravo nas oficinas. Por tudo isso, a Grécia tornou-se uma sociedade escravista, cuja riqueza provinha da exploração do trabalho humano.

12 Complete o texto levando em conta o contexto das camadas sociais em Atenas.
O governo de Atenas se concentrava nas mãos de uma __________, os __________, que eram as poucas pessoas que detinham o poder. Camponeses, __________ e escravos não tinham ____________________.

13 FIM SOUZA, Ari Herculano de. (Org.). História interativa 6. Curitiba: Pearson Education do Brasil, p


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google