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Elementos Estruturais da Poesia
Profa. Karla Faria
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ÍNDICE Estrofe Classificação da estrofe Ritmo Metrificação
Classificação do verso Rima Classificação de rima
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Estrofe Parte de um poema consistindo de uma série de linhas ou versos dispostos em uma certa configuração regular, definidos por metrificação (número de sílabas métricas) e rima (combinação de fonemas) que se repetem periodicamente. Uma estrofe tem geralmente um regular de número de linhas, metrificação e rima, constituindo-se em uma seção da poesia. No entanto, uma estrofe irregular não é incomum. Na corrente modernista encontramos estrofes livres, onde a preocupação maior é com o conteúdo dando-se menor importância à metrificação, à rima ou a qualquer outra configuração regular.
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As estrofes podem ser classificadas como:
1 - monóstico 2 - dístico 3 - terceto 4 - quarteto (ou quadra) 5 - quintilha 6 - sextilha 7 - sétima 8 - oitava 9 - nona 10 - décima Todas as estrofes que tenham mais de dez versos recebem a denominação de Irregulares.
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Ritmo Considerado por muitos como sendo a mística da palavra, o ritmo é uma alternação uniforme de sílabas tônicas e não tônicas em cada verso de uma composição poética. O ritmo de um poema ainda tem muito a ver com a metrificação e a correspondência sonora provocada pela rima. Todo esse conjunto de elementos determina o ritmo da obra. No verso livre a sonoridade rítmica obedece a um padrão próprio, não sendo governado por regras externas derivadas da alternação uniforme de sílabas tônicas ou de metrificação e rima, a essa modalidade dá-se o nome de Arritmia.
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É usado para adequar o número de sílabas poéticas dentro de um verso.
Elisão A elisão é a supressão (na escrita ou na pronúncia) na vogal final de uma palavra e antes da vogal inicial da palavra seguinte. É usado para adequar o número de sílabas poéticas dentro de um verso. Ex.: Copo-d’água - Pau-d’alho
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Metrificação – Escansão
Metrificação é a técnica para se medir um verso. Em Português, ela se apóia na tonicidade das palavras, a escansão; contagem dos sons dos versos. É importante observar que as sílabas métricas diferem das sílabas gramaticais, observando-se as seguintes regras. 1. Contagem das sílabas métricas: a) só contaremos até a última sílaba tônica de um verso. 1 2 3 Tal / a / chu / va 1 2 3 Trans / pa / re / ce Quan / do / des / ce (va/ce/ce - são as sílabas átonas e não entram na contagem poética)
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b) Quando em um verso uma palavra terminar por vogal átona e a palavra seguinte começar por vogal ou H (que não tem som, portanto não é fonema, mas uma simples letra), dar-se-á uma elisão. A/mo/-te, ó/ cruz/ no/ vér/ti/ce/ fir/ma/da De es/plên/di/das/ i/gre/jas.
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2. Classificação do verso quanto ao número de sílabas:
a) Isométricos: são os versos de uma só medida. São classificados como: monossílabos dissílabos trissílabos tetrassílabos pentassílabos (ou redondilha menor) hexassílabos (heróico quebrado) heptassílabos (redondilha maior) octossílabos eneassílabos decassílabos (medida nova) hendecassílabos dodecassílabos (ou alexandrinos)
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b) Heterométricos: são os versos de diferentes medidas, usados em um mesmo poema.
c) Versos livres: são aqueles que não obedecem a nenhum esquema.
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Rima A rima é um dos elementos do verso, mas não é essencial ou obrigatório. É apenas uma opção do autor para criar um vínculo de "melodia" e acentuar o final de um verso. Este recurso passou a ser usado na Idade Média pelos trovadores. Atualmente, existem composições poéticas onde as rimas não são usadas, que recebem o nome de Poesia Branca ou Poesia Solta. As rimas são classificadas quanto à disposição nas estrofes, e de acordo com as classes gramaticais que a compõem. Veja alguns exemplos.
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Pobre – Formada por palavras da mesma classe gramatical.
Existe (verbo) Teimoso (adjetivo) Aviste (verbo) Amoroso (adjetivo) Rica – Formada por palavras de classes gramaticais diferentes. Espero (verbo) Vida (substantivo) Sincero (adjetivo) Querida (adjetivo)
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Rara - Formada por palavras de pouca rima, difíceis de se encontrar.
Cisne (adjetivo) Bosque (substantivo) Tisne (verbo ou substantivo) Quiosque (substantivo) Preciosa – Formada por artifícios gramaticais, ou junção de palavras. Amá-la Tranqüilo De gala Por certo fi-lo Imperfeitas – Formada por palavras homógrafas (escrita igual ou semelhante, e significado diferente) e homofônicas (pronúncia igual ou semelhante). Estrela (Homógrafa) Vejo (Homofônica) Vê-la (Homógrafa) Beijo (Homofônica)
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