A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Informática
Professor Julian Palavro Dutra

2 Evolução da Informática - Linha do Tempo
5500 A.C. 1642 1837 1946 1959 1967 1975 1984 Atuais Ábaco Máquina de Pascal Engenho Analítico Colossus I PC , notebook e Palmtop e PDA ENIAC IBM 360/91 Macintosh IBM 7030 Altair 8800 Advento Programação Funcional Pré-Modernos 1ª Geração (1946 – 1959) 2ª Geração (1959 – 1964) Ancestrais do Computador 3ª Geração (1964 – 1970) 4ª Geração (1970 até dias atuais)

3 Ancestrais do Computador
ÁBACO Antigo instrumento de cálculo. Formado por : moldura com bastões ou arames paralelos. Compara-se com o ato natural de se contar nos dedos. Processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. É utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar (+) e subtrair (-).

4 Máquina de Pascal Calculadora decimal conhecida com maior longevidade.
Pascalina – efetua operações - adição e subtração. operações mais demoradas - multiplicações e divisões. Não foi um sucesso no mercado comercial porque era excessivamente cara.

5 Advento programação funcional
Engenho Analítico Passo importante na história dos computadores; Feito pelo professor de matemática britânico Charles Babbage. Projeto de 1 computador mecânico moderno de uso geral. Por causa de questões técnicas, financeiras, políticas e legais, o engenho nunca foi realmente construído.

6 Pré -modernos Colossus I Primitivo dispositivo calculador
Usado pelos britânicos para ler as comunicações cifradas alemãs durante a II Guerra Mundial. 1 dos primeiros computadores digitais.

7 Primeira Geração ENIAC
Electrical Numerical Integrator And Computer - foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Pesava 30 toneladas, media 5,50m de altura e 25m de comprimento e ocupava 180m² de área construída. Quando acionado pela primeira vez, consumiu tanta energia que as luzes de Filadélfia piscaram. Não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. Tinha que ser operado manualmente.

8 Segunda Geração IBM 7030 Também conhecido por Strech, foi o 1º supercomputador que usou a nova tecnologia. Utilizado por grandes companhias, executava até 1 milhão de operações por segundo. Custava em torno de 13 milhões de dólares na época. Essas super-máquinas ainda hoje são usadas em várias empresas, como a própria IBM.

9 Terceira Geração IBM 360/91 Um grande sucesso em vendas na época.
Trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos para a época, como discos e fitas de armazenamento. possibilidade de imprimir todos os resultados em papel.  Tornaram-se mais velozes, com um número maior de funcionalidades, e o preço também diminuiu.

10 Quarta Geração Altair 8800 Revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Tamanho que cabia facilmente em 1 mesa e um formato retangular, Muito mais rápido que os computadores anteriores. Com todo o boom do Altair, Bill Gates se interessou pela máquina, criando a sua linguagem de programação Altair Basic. Funcionava através de cartões de entradas e saída, sem uma interface gráfica propriamente dita.

11 Quarta Geração Macintosh
Com o sucesso do Altair, Steve Jobs sentiu que ainda faltava algo no projeto: apesar de suas funcionalidades, este computador não era fácil de ser utilizado por pessoas comuns.    Foi um dos primeiros a usarem o Mouse e possuírem a interface gráfica como nós conhecemos hoje em dia, com pastas, menus e área de trabalho. Esses PC tiveram um sucesso estrondoso, vendendo um número enorme de máquinas.

12 Quarta Geração (atual) PC, Notebook, Palmtop, PDA
Micro computador: computador pequeno porte e baixo custo Uso pessoal ou para uso de um pequeno grupo de indivíduos. Notebook e PDA : computador portátil, leve, transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade.


Carregar ppt "Introdução à Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google