A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO"— Transcrição da apresentação:

1 INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO
ALUNOS: JOSÉ CARLOS ALISSON

2 A indústria de processamento de madeiras inicia com a retirada de toras roliças para beneficiamento.
A cadeia produtiva se divide em dois grandes setores: a indústria de base florestal e a produção de madeiras para fins energéticos. A base florestal se divide em diversas categorias, como serrados, painéis de madeira, polpa, celulose e papel, móveis e etc.

3

4 O setor de madeira serrada é regido pela cadeia produtiva conforme fluxograma abaixo

5 DESDOBRO Desdobro é o processo de redução das toras inteiras através de corte longitudinal, em partes menores chamadas pranchas, tabuas, vigas, vigotes, caibros, sarrafos ou ripas. O processo de redução é feito através de equipamentos de serra fita ou circular. As serras circulares possuem menor rendimento e maior eficiência. As serras fita tem maior rendimento com menor eficiência.

6 SERRA CIRCULAR

7 SERRA FITA

8 TIPOS DE CORTE DESDOBRO
CORTE TANGENCIAL

9 TIPOS DE CORTE DESDOBRO
CORTE RADIAL

10 TIPOS DE CORTE DESDOBRO
CORTE MISTO

11 DISTORÇÃO DO TRONCO

12 SECAGEM A umidade é um fator fundamental para o emprego da madeira, pois ela faz variar todas as demais propriedades da madeira. Entre os principais fatores estão: Rachaduras Resistência Fungos (estes podem prejudicar a aparência da madeira, bem como destruir através do apodrecimento)

13 TEOR DE UMIDADE O teor de umidade pode ser classificado em: Verde 30%
Semi-Seca % Comercialmente seca % Seca ao ar % Seca dessecada % Anidra %

14

15

16

17 BENEFICIAMENTO O processo de beneficiamento de madeiras refere-se basicamente à trabalhos de usinagem com lixas, fresas ou plainas. Serve para dar acabamento, deixando as superfícies lisas, entalhadas trabalhadas e etc.

18 TRATAMENTO A madeira como material orgânico esta sujeito a biodegradação. Agentes biológicos atacam a madeira destruindo-a. A fim de proteger existem diversos tratamentos preservativos que aumentam a durabilidade do material de forma que uma madeira de baixa durabilidade, tratada adequadamente, dura duas vezes mais do que uma madeira com alta durabilidade sem tratamento. Os tratamentos mais comuns são IMERSÃO e AUTOCLAVE, PINTURA E COMBUSTÃO SUPERFICIAL

19 IMERSÃO Consiste em mergulhar a peça de madeira acabada em uma solução liquida altamente toxica. A toxidade do material repele os agentes biológicos que poderiam deteriorar a madeira. As soluções podem ser oleosas ou hidrossolúveis. Nos oleosos os veículos usados são subprodutos da hulha e algumas frações de petróleo como por exemplo Creosoto. Os hidrossolúveis usam agua e CCA (arseniato de cobre cromatado).

20 IMERSÃO

21 AUTOCLAVE Este processo usa os mesmos produtos químicos que o processo de imersão, porém ao mesmo tempo em que estão imersas as peças de madeira sofrem diferentes taxas de pressão e temperatura. Esse fator faz com que o produto preservativo penetre profundamente entre as fibras da madeira.

22


Carregar ppt "INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google