A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Staphylococcus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Staphylococcus."— Transcrição da apresentação:

1 Staphylococcus

2 Staphylococcus Introdução Morfologia
Staphylococcus, segundo a nomenclatura latina internacional, ou em português Estafilococos são um gênero de bactérias Gram positivas, com forma de cocos que podem causar doenças no ser humano, sendo um dos mais comuns patógenos do homem. Morfologia Possuem forma esférica com aproximadamente 1u, e encontrada em cachos irregulares e composta por 27 espécies aproximadamente. São amplamente distribuídos na natureza e fazendo parte da microbiana normal da pele e mucosas do homem.

3 Classificação Dividem-se basicamente em duas categorias, com base na capacidade de coagular o plasma: Coagulose-positivos: Staphylococcus aureus representa a espécie geralmente envolvidas em infecções humanas na pele (furúnculo) ou em regiões mais profundas (pneumonia, meningite, endocardite e etc.). Coagulose-negativos: Staphylococcus epidermidis, saprophyticus e haemolyticus, são consideradas patógenos oportunistas, principalmente em hospitais. Estes germes aeróbios desenvolvem resistência à maioria dos agentes antimicrobianos.

4 Patogenicidade: Os Estafilococos podem ser encontrados como integrante do trato respiratório e gastrintestinal do homem causando vários problemas como, por exemplo, algumas intoxicações. Os Staphylococcus aureus apresentam colônias hemolíticas, com pigmentação amarelo e fermentam manitol (açúcar), estas, alastram-se por via linfática e sanguínea para todo organismo. Diagnóstico laboratorial: O diagnóstico é realizado com a coleta de material proveniente de lesões cutâneas, pus, sangue ou escarro, com auxilio de Swab, para em seguida semeá-lo em meio de cultura adequado, e utilizando-se o método Gram. Meio de cultura: Agar Sangue. S. aureus cresce em meio Agar Manitol Sal, o Manitol é fermentado pelo S. aureus, mas não pela maioria dos Staphylococcus. O Sal inibe o crescimento da maioria dos microrganismos, mas o S. aureus crescem rapidamente em meios de cultura não seletivos, tanto em condições aeróbias quanto anaeróbias, com formação de grandes colônias lisas em 24h.

5 1 2 4 3 Ágar Manitol sal – S. aureus. Ágar sangue – S. saprophyticus.
Ágar sangue – S. epidermidis . Ágar sangue – S. aureus (AB). 3

6 Método Gram Staphylococcus epidermidis Staphylococcus aureus

7 S. aureus Crescimento de Cocos Gram Positivo em Meio Manitol Salgado de swab estéril de fossas nasais. Este meio é seletivo indicador e serve para o isolamento de Staphylococcus. 

8 Cocos G+ em Cachos

9 Sarcina - cocos Gram-positivos
Cocos G+ em cadeia


Carregar ppt "Staphylococcus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google