A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seres orgânicos e inorgânicos & Princípio vital

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seres orgânicos e inorgânicos & Princípio vital"— Transcrição da apresentação:

1 Seres orgânicos e inorgânicos & Princípio vital

2 TRINDADE UNIVERSAL

3 Todos os corpos existentes no universo, podem ser classificados em dois grandes grupos:
INORGÂNICOS ORGÂNICOS

4 INORGÂNICOS Todos os corpos que não possuem vitalidade. Formados apenas pela agregação de matéria. Ex.: Água, minerais, o ar ...

5

6 INORGÂNICOS TABELA PERIÓDICA Formados pela força de atração, subordinadas à química, à física; que regem a estabilidade da agregação de elementos.

7 ORGÂNICOS Todos os corpos que trazem em si vitalidade. Nascem, crescem , reproduzem-se e morrem Providos de órgãos especiais, para sua própria conservação.

8 ORGÂNICOS

9 ORGÂNICOS Homens, animais e plantas. Em sua formação, não entra nenhum elemento especial (são os mesmos elementos dos inorgânicos) A diferença primordial entre os dois grupos, é que nos orgânicos existe o PRINCÍPIO VITAL.

10 PRINCÍPIO VITAL O QUE É? É o agente que dá atividade e movimento aos seres vivos e faz com que se distingam da matéria inerte. Força motriz dos corpos orgânicos, comum a todos os seres vivos, desde as plantas até os homens. É uma modificação do Fluído Universal.

11 PRINCÍPIO VITAL É O MESMO PARA TODOS OS SERES ORGÂNICOS? Sim, mas profundamente modificado de acordo com cada espécie.

12 PRINCÍPIO VITAL São feitos ajustes, de modo a tipificar cada elemento ou cada célula dos seres orgânicos. O QUE É VIDA? Animalização da matéria, através da união do princípio vital. Ambas repercutem magneticamente uma sobre a outra.

13 PRINCÍPIO VITAL A MORTE, COMO SE PROCESSA? Através da exaustão dos órgãos. Isto ocorre porque, existe um rompimento entre a matéria do corpo e o princípio vital.

14 PROGRESSÃO DOS MUNDOS

15 PROGRESSÃO DOS MUNDOS O progresso é uma das leis da Natureza. Todos os seres da Criação, animados e inanimados, estão submetidos a ela.

16 PROGRESSÃO DOS MUNDOS A própria destruição, que parece aos homens o limite final das coisas, é apenas um meio de chegar, por meio da transformação, a um estado mais perfeito, porque tudo morre para renascer e nada volta para o nada.

17 PROGRESSÃO DOS MUNDOS Ao mesmo tempo que os seres vivos progridem moralmente, os mundos que eles habitam progridem materialmente.

18 PROGRESSÃO DOS MUNDOS Quem pudesse seguir um mundo em suas diversas fases, desde o instante em que se agregaram os primeiros átomos que serviram para constituí-lo, veria que ele percorre uma escala contínua e progressiva, mas em graus pequeníssimos para cada geração.

19 PROGRESSÃO DOS MUNDOS Assim, caminham paralelamente o progresso do homem e o dos animais, seus auxiliares, o dos vegetais e o da habitação, pois nada fica estacionário na Natureza. Assim é que a Terra, seguindo essa lei da progressão dos mundos, esteve material e moralmente em um estado inferior ao que está hoje e atingirá sob esses dois aspectos um grau mais avançado.

20 INSTINTO E INTELIGÊNCIA

21 Que diferença existe entre o instinto e a inteligência?
Onde termina um e onde começa o outro? O instinto é uma inteligência rudimentar ou uma faculdade distinta, um atributo exclusivo da matéria?

22 Instinto O instinto é a força oculta que incita os seres orgânicos a atos espontâneos e involuntários, tendo em vista a sua conservação. Nos atos instintivos não há nem reflexão, nem intenção, nem premeditação. É assim que a planta busca o ar, se volta para a luz e dirige suas raízes para a água e para a terra nutriente.

23 É pelo instinto que os animais são advertidos do que lhes é útil ou nocivo; que se dirigem, conforme as estações, para os climas propícios; que constroem, sem receberem nenhum ensinamento, com mais ou menos arte, segundo as espécie. É assim também que manejam habilmente as armas ofensivas e defensivas de que são providos. É ainda pelo instinto que os sexos se aproximam, que a mãe protege seus filhotes e que estes procuram o seio materno.

24 No homem, o instinto domina exclusivamente no começo da vida; é por instinto que a criança faz seus primeiros movimentos, que agarra seu alimento, que grita para exprimir as suas necessidades, que imita o som da voz, que tenta falar e andar.

25 Inteligência A inteligência se revela por atos voluntários, refletidos, premeditados e calculados, segundo a oportunidade das circunstâncias. É incontestavelmente um atributo exclusivo da alma, mas precisa de um corpo com princípio vital para se manifestar. Todo ato maquinal é instintivo, aquele que denota reflexão e intenção é inteligente. Um é livre, o outro não é.

26 O instinto é um guia seguro, que não se engana jamais.
A inteligência, só porque é livre, está, por vezes, sujeita ao erro. Se o ato instintivo não tem o caráter do ato inteligente, ele revela, não obstante, uma causa inteligente, essencialmente previdente.

27 Se considerarmos o instinto uma inteligência rudimentar, como explicar que, em certos casos, ele seja superior à inteligência que raciocina? Que ele dê a possibilidade de executar coisas que ela não pode realizar?

28 Se os animais são dotados apenas de instinto, seu destino é sem solução; seus sofrimentos não têm nenhuma compensação, o que estaria em desacordo com a justiça e com a bondade de Deus.

29 Instinto ou inteligência?

30 Instinto ou inteligência?

31 Bibliografia: Livro dos Espíritos A Gênese Evangelho Segundo o Espiritismo A Caminho da Luz – Emmanuel Aula curso Básico de Espiritismo Wilson Baroni – NESJ Dúvidas:


Carregar ppt "Seres orgânicos e inorgânicos & Princípio vital"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google