A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia da Educação I Teoria do Conhecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia da Educação I Teoria do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da Educação I Teoria do Conhecimento

2 Teoria do Conhecimento Gnosiologia Epistemologia
Estuda os métodos, a as estruturas e a validade do conhecimento Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

3 Filosofia X Teoria do Conhecimento
Ingres Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

4 Teoria do Conhecimento X Filosofia da Educação
Escola de Atenas - Rafael - Museo di Vaticano Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

5 Teoria = iluminação súbita e total da realidade
Conhecimento: A apropriação do objeto pelo pensamento, como quer que se conceba essa apropriação: como definição, como percepção clara, apreensão completa, análise etc. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

6 Teoria do Conhecimento
- Surge como disciplina na Modernidade. Revolução Copérnica Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

7 Conhecimento Conhecimento Verdadeiro? Sujeito Objeto
Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

8 foros.emagister.com/imagenes_foros
É possível conhecer? Dogmatismo: Não existe o problema do conhecimento. foros.emagister.com/imagenes_foros Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

9 É possível conhecer? Ceticismo
Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

10 É possível conhecer? Subjetivismo e relativismo
“O homem é a medida de todas as coisas” Protágoras Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

11 É possível conhecer? Pragmatismo
Verdade útil Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

12 É possível conhecer? Criticismo
É possível o conhecimento; Há uma verdade. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

13 Onde reside a origem do conhecimento?
Racionalismo René Descartes Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

14 Racionalismo Fonte: razão; Modelo: Matemático; Conceitos inatos
Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

15 Racionalismo Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

16 “Penso, logo existo.” Discurso do Método
René Descartes Cogito “Penso, logo existo.” Discurso do Método Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

17 Onde reside a origem do conhecimento?
Empirismo Fonte do conhecimento: Experiência David Hume John Locke Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

18 Onde reside a origem do conhecimento?
Apriorismo ou Criticismo Kant experiência e pensamento; Matéria/sensações e forma/pensmanto Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

19 Essência do Conhecimento Sujeito ou objeto?
Realismo Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

20 Essência do Conhecimento Sujeito ou objeto?
Idealismo byfiles.storage.live.com Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

21 O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada, pois cada qual pensa estar tão bem provido dele, que mesmo os que são mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa, não costumam desejar tê-lo mais do que o têm. René Descartes Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

22 Tocando em Frente Composição: Almir Sater e Renato Teixeira
Ando devagar porque já tive pressa Levo esse sorriso porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, Eu nada sei. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

23 Conhecer as manhas e as manhãs, O sabor das massas e das maçãs
Conhecer as manhas e as manhãs, O sabor das massas e das maçãs. É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder sorrir, É preciso chuva para florir... Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

24 Penso que cumprir a vida seja simplesmente Compreender a marcha e ir tocando em frente, Como um velho boiadeiro levando a boiada Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

25 Conhecer as manhas e as manhãs, O sabor das massas e das maçãs
Conhecer as manhas e as manhãs, O sabor das massas e das maçãs. É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

26 Todo mundo ama um dia, todo mundo chora, Um dia a gente chega, e no outro vai embora. Cada um de nós compõe a sua história Cada ser em si carrega o dom de ser capaz, E ser feliz Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

27 Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs
Conhecer as manhas e as manhãs O sabor das massas e das maçãs. É preciso amor pra poder pulsar, É preciso paz pra poder sorrir, É preciso a chuva para florir. Ando devagar porque já tive pressa Levo esse sorriso porque já chorei demais. Cada um de nós compõe a sua história, Cada ser em si carrega o dom de ser capaz E ser feliz Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

28 “ Poucos exemplos há na história mais claros de que não basta acuidade intelectual para descobrir uma coisa nova. Faz falta entusiasmo, amor prévio por essa coisa. O entendimento é uma lanterna que necessita ser dirigida pela mão e esta vai mobilizada por um afã preexistente rumo a este ou àquele tipo de coisas possíveis. Em definitivo, só se encontra o que se busca e o entendimento acha o que o amor procura [...] O amor busca para que o entendimento encontre. O amor é a bússola, a razão, a trajetória rumo ao ponto indicado.” Ortega y Gasset Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital


Carregar ppt "Filosofia da Educação I Teoria do Conhecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google