A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESTAQUES 2009 e 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESTAQUES 2009 e 2010."— Transcrição da apresentação:

1 DESTAQUES 2009 e 2010

2 Programa Ecumenismo, Diálogo e Formação - 2009
ASSESSORIA: - XII Intereclesial das CEBS (Rondônia, julho de 2009)

3 ASSESSORIA A REDES ECUMÊNICAS DE JUVENTUDE
EDF ASSESSORIA A REDES ECUMÊNICAS DE JUVENTUDE REJU é eleita para o Conjuve A REJU – Rede Ecumênica da Juventude pela Promoção dos Direitos Juvenis foi eleita para fazer parte do Conjuve, em eleição realizada no dia 15 de dezembro. A REJU vai dividir uma cadeira com a Rede FALE, através da representante Revda Tatiana, Facilitadora Regional no Centro Oeste. 1ª Jornada Ecumênica no Centro-Oeste Foi realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, a 1ª Jornada Ecumênica do Cerrado - JECO -, na cidade de Hidrolândia, GO. O objetivo é reunir, principalmente, a juventude ecumênica do Centro-Oeste Brasileiro. Curso de Capacitação de Lideranças da REJU Entre os dias 27 e 31 de julho foi realizado nas dependências do Profec, Duque de Caxias (RJ), o Curso de Capacitação de Lideranças da REJU. O curso contou com a participação de 32 jovens, vindos de quatro regiões do país. O Curso contou com o apoio de KOINONIA, PAE/Cese, FLD e Rede FALE.

4 EDF - 2009 ENCONTROS PÚBLICOS
Lideranças religiosas debatem mudanças climáticas KOINONIA participou no dia 11 de setembro, de um encontro-consulta com o objetivo de engajar as lideranças religiosas brasileiras no importante tema da crise climática. O encontro foi realizado no ISER (RJ).

5 EDF - 2010 4ª JORNADA ECUMÊNICA LATINO AMERICANA
11 a 15 de novembro KOINONIA participa na organização da 4ª Jornada Ecumênica Latino Americana, entre os dias 11 e 15 de novembro, Itaici, Indaiatuba (SP). Promoção FE Brasil e FE Sul.

6 Programa Egbé Territórios Negros - 2009
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial - 5 a 7 de junho, no Rio de Janeiro. A Assessora do Programa Egbé Territórios Negros, Ana Gualberto, participou de mesa de debates. PROJETOS Oficina de Capacitação de Multiplicadores de Religiões de Matrizes Africanas no Combate à Dengue – 30 de maio, em Salvador (BA). Compromisso assumido no Seminário Público realizado em outubro de Realização de KOINONIA em parceria com a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa).

7 EGBÉ TN PROJETOS Oficina de bordado no Terreiro Manso Dandalungua Cocuazenza (BA) – 25 de junho. Desdobramento das oficinas de artes e ofícios realizadas em 2007/2008 por KOINONIA - através do Projeto de “Capacitação e apoio ao desenvolvimento de Comunidades Negras Tradicionais no Brasil”. Proposta de Espaço Quilombola no Baixo Sul (BA) - Comunidades se reúnem para elaborar proposta de comercialização de seus produtos, com agregação de valor cultural – a marca da identidade quilombola. Desdobramento do curso de gestão que KOINONIA realiza as comunidades. O projeto “Capacitação e apoio ao desenvolvimento de Comunidades Negras Tradicionais no Brasil”, foi um dos dois projetos brasileiros escolhidos pelo Programa Regional de Apoio às Populações Rurais de Ascendência Africana na América Latina - Programa ACUA para participar do evento “Etnoeducação para o desenvolvimento: uma visão desde o afro” - Equador, abril de 2009.

8 EGBÉ TN - 2009 MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS TERREIROS
Almoços de trabalho e fraternidade: Primeiro Almoço de 2009 – Realizado em 4 de abril – Presença de 81 representantes de 57 de Terreiros de Candomblé de Salvador e Comunidades negras rurais do Baixo Sul da Bahia. Comunidades negras tradicionais reunidas ALMOÇO DE TERREIROS

9 EGBÉ TN - 2009 MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS TERREIROS
KOINONIA APÓIA 2ª Caminhada contra a Intolerância Religiosa e pela Paz, em Salvador. Celebração ao dia 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, com a participação de mais de 2 mil pessoas. 2ª Caminhada contra a Intolerância Religiosa e pela Paz KOINONIA pede apoio aos Direitos Quilombolas. Votação da ADIn no STF, que tem como objetivo a derrubada do Decreto 4887/03.

10 COMUNICAÇÃO - EGBÉ TN - 2009 Publicados:
Informativo Territórios Negros edições 37 e 38 Informativo Fala Egbé edições 18, 19 e 20

11 Programa Egbé Territórios Negros - 2010
ENCONTROS PÚBLICOS Encontros de Saúde Salvador: 27 de junho Baixo Sul/Camamu: 11 e 12 de julho Dentro das ações do Projeto “Capacitação e Apoio ao Desenvolvimento de Comunidades Negras Tradicionais no Brasil”, deu-se continuidade em 2009 às atividades de sensibilização em saúde que abordam as temáticas de relações de gênero, saúde reprodutiva, prevenção de DST’s e HIV/AIDS para as comunidades de Candomblé e comunidades negras litorâneas. Quilombolas do Baixo Sul debatem Identidade e Direitos 13 e 14 de agosto: O Programa Egbé participou em Valença (BA) de encontro para discutir a identidade e os direitos das comunidades remanescentes de quilombos. O encontro contou com a participação do grupo de multiplicadores com os quais KOINONIA vem dialogado desde 2007.

12 Jovens do grupo Oba Byan Inganga Yndumbe (Poder para o novo)
Egbé TN ENCONTROS PÚBLICOS KOINONIA reúne jovens de terreiros em Salvador KOINONIA esteve reunida em 26 de agosto com jovens de terreiros, que formam o grupo Oba Byan Inganga Yndumbe (Poder para o novo). O objetivo do encontro foi repassar informes e retomar as atividades do grupo, destacando a importância dos jovens de religiões de matriz africana se organizarem. Jovens do grupo Oba Byan Inganga Yndumbe (Poder para o novo)

13 Egbé TN - 2010 ENCONTROS PÚBLICOS
Egbé participa de seminário no Maranhão KOINONIA participou no dia 27 de novembro, no município de Bacabal (MA), do I Seminário Mulheres de Axé – Um Novo Olhar, com a participação da Assessora do Programa, Ana Gualberto Articulações no Baixo Sul Em 16 de outubro 22 representantes de comunidades quilombolas de Camamu, reuniu-se com representantes do Programa Egbé, de KOINONIA. O principal tema de debate foi a necessidade dessas comunidades, conscientes de seus direitos, se fazerem representar nos espaços de decisão sobre políticas pública.

14 Egbé TN - 2010 ENCONTROS PÚBLICOS
KOINONIA reúne com quilombolas e parceiros no Baixo Sul KOINONIA participou no dia 23 de novembro, na sede do STR de Camamu, de encontro convocado pelo Núcleo Executivo do Território da Cidadania do Baixo Sul, com o objetivo de discutir a organização do Eixo Quilombola. Seminário Panorama Quilombola Entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro KOINONIA apoiou a realização do Seminário PANORAMA QUILOMBOLA – EDUCAÇÃO TERRA E CULTURA, no Campus Gávea da PUC (RJ). O seminário foi realizado pelo Lapf– Laboratório de Antropologia dos Processos de Formação do Departamento de Educação da PUC-RJ

15 MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS TERREIROS
Egbé TN MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS TERREIROS Comunidades de Terreiros lançam manifesto em defesa dos rios Em mais um Almoço Fraterno, o Programa Egbé reuniu representantes de 54 comunidades de Candomblé de Salvador e da região metropolitana. O Povo do Candomblé encaminhou um abaixo assinado, com a assessoria do Programa Egbé, às autoridades, manifestando a preocupação com a situação dos rios da região. Capacitação de IR junto a terreiros de Salvador Curso de capacitação em declaração de Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas, entre 9 de setembro e 16 de outubro, em Salvador, o Esta capacitação busca fortalecer ainda mais as associações civis dos Terreiros de Candomblé, no que diz respeito às suas responsabilidades civis

16 Egbé TN - 2010 KOINONIA APOIA
Patrimônio de Comunidades Negras e de Terreiros é recuperado A partir de denúncia de KOINONIA, o Governador do Estado sustou o procedimento interno que retornava os objetos sagrados expropriados de Terreiros de Candomblé, ao acervo do Museu Estácio de Lima. Os objetos sagrados estavam no Museu da Cidade desde 1997 por recomendação do Ministério Público. Violência, racismo e intolerância da PM em Ilhéus exigem ação pública KOINONIA manifesta publicamente sua indignação e pede providências a autoridades do governo da Bahia, com relação às agressões sofridas pela Ialorixá Bernadete Souza Ferreira dos Santos, Mãe de santo e coordenadora de educação do assentamento Dom Helder Câmara, em Ilhéus, que foi algemada e torturada por Policiais Militares.

17 MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS TERREIROS
Egbé TN MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS TERREIROS Almoços de trabalho e fraternidade: Encontro de Comunidades Negras Tradicionais atendidas pelo Programa Egbé, realizado em 26 de junho, com organização e promoção de KOINONIA e Espaço Cultural Vovó Conceição. Presença de 120 representantes de comunidades de terreiros de candomblé e 30 de comunidades negras rurais e quilombolas Reunião do dia 26 de junho

18 AÇÕES DE KOINONIA NO BAIXO SUL DA BAHIA
Egbé TN AÇÕES DE KOINONIA NO BAIXO SUL DA BAHIA Início de projeto com mulheres quilombolas No dia 24 de setembro teve início o Projeto Apoio ao Fortalecimento Político e Econômico das Mulheres Quilombolas do Baixo Sul da Bahia, uma realização de KOINONIA, com apoio do MDA. O projeto beneficiará mulheres quilombolas de 18 comunidades nos municípios de Camamu, Igrapiuna, Nilo Peçanha e Ituberá. Mulheres quilombolas do Baixo Sul participam da Oficina Identidade Racial e Gênero

19 AÇÕES DE KOINONIA NO BAIXO SUL DA BAHIA
EGBÉ TN AÇÕES DE KOINONIA NO BAIXO SUL DA BAHIA Dia 27 de setembro - O Programa Egbé promoveu a Oficina de Formação em Direito Territorial Quilombola na Comunidade Pimenteira, no município de Camamu. Reforma do Espaço Quilombola – O projeto de comercialização coletiva de seis comunidades quilombolas de Camamu, que KOINONIA vem assessorando há um ano, está em fase de acabamento. O fomento para a implementação do Espaço Quilombola foi conseguido através de outro projeto apoiado pelo Programa ACUA (Activos Culturales Negros). Quilombolas baianos criam Conselho Estadual O Programa Egbé participou do I Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas, realizado entre os dias 16 e 18 de abril, em Itapoã (BA), na condição de assessoria convidada pela liderança política da Região do Baixo Sul Baiano. O Encontro teve como objetivo principal organizar o Conselho Estadual Quilombola da Bahia.

20 EGBÉ TN PROJETOS Capacitação e apoio ao desenvolvimento de Comunidades Negras Tradicionais no Brasil Continuidade das oficinas de artes e ofícios nos Terreiros de Salvador, com o apoio de KOINONIA: Comunidades de Terreiro Ilê Axé Oxum Inká, Espaço Cultural Vovó Conceição/ Casa Branca. COMUNICAÇÃO - EGBÉ TN Publicado: Informativo Fala Egbé edição 21

21 Capacitação em Taubaté
Programa Saúde e Direitos CAPACITAÇÃO Formação de Agentes Dois Cursos de capacitação para lideranças religiosas: Taubaté e São José dos Campos (SP). Apoio do Programa estadual de DST/Aids de São Paulo, do Programa municipal de DST/Aids de São José dos Campos e do SOS Mulher. Capacitação em Taubaté

22 S&D - 2009 CAPACITAÇÃO SEMINÁRIOS
Oficinas de Aids e Religião em Poços de Caldas Entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, o Programa Saúde e Direitos realiza três Oficinas sobre Aids e Religião em Poços de Caldas (SP), durante o Encontro Nacional de Diaconia da Igreja Presbiteriana Independente. As Oficinas serão ministradas por Ester Lisboa, Assessora do Programa S&D. SEMINÁRIOS Seminário debate sexualidades e espiritualidades Em 30 de julho, foi realizado na Câmara Municipal de São Jose dos Campos, o Seminário Sexualidades e Espiritualidades. O evento foi uma iniciativa de KOINONIA e SOS Mulher de SJ dos Campos, com apoio do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo.

23 S&D - 2009 ENCONTROS PÚBLICOS
Dia Internacional da Mulher: “Mulher, sua história é você quem faz”. De 7 a 13 de março - Distribuição de panfletos educativos HIV/Aids na Praça Afonso Pena, em São José dos Campos (SP). Como parte da programação, oficinas e palestras. Promoção do programa Saúde e Direitos e SOS Mulher. 7ª edição do Ciclo de Debates “Construindo Políticas para LGBT”. 13ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – O Programa promoveu o debate “As religiões na luta contra a homofobia: perspectivas de mobilização”.

24 S&D - 2009 ENCONTROS PÚBLICOS
Feira Cultural LGBT da cidade de São Paulo. Atividades do 13º Mês do Orgulho LGBT (SP), Vale do Anhangabaú (SP) Participação do Programa Saúde e Direitos e Paróquia Santíssima Trindade, com distribuição do livro Aids e Igrejas. I Seminário Espiritualidades e Sexualidades Dia 30 de julho, na Câmara Municipal de São José dos Campos (SP). Promoção KOINONIA.

25 S&D - 2009 Encontros Públicos
1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, foi realizada em São José dos Campos (SP) a programação “Viver com Aids é possível, com o preconceito não!”. O Programa Saúde e Direitos, Casa da Acolhida, CAM e SOS Mulher promoveram Missa na Igreja Católica Matriz, com o “Abraço do Laço Vermelho” no entorno da igreja. Estandes foram montados para a distribuição de material informativo. Ainda no dia 1º, foi realizado o Ato interreligioso na Paróquia Santíssima Trindade – Igreja Episcopal Anglicana, em São Paulo e pelo 2º ano o Programa S&D participou do evento “Construindo um Mundo Sem AIDS”, no dia 29 de dezembro, no centro da cidade de São Paulo.

26 S&D - 2009 Encontros Públicos III Encontro Estadual Aids e Religiões
Programa Saúde e Direitos, do III Encontro Estadual Aids e Religiões: Sexualidade e Espiritualidade Frente à Saúde, em São Paulo, no dia 04 de novembro. KOINONIA presente no INERELA + na América Latina e Caribe A primeira Reunião Regional de INERELA+ na América Latina e Caribe aconteceu em El Salvador, nos dias 14 a 16 de dezembro. A reunião contou com a presença de lideranças leigas e ordenadas de diversas igrejas cristãs. Ideraldo Beltrame, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e associado e colaborador do Programa S&D, foi eleito representante titular de INERELA+ para América Latina e Caribe.

27 S&D - 2009 ENCONTROS PÚBLICOS Seminários
Em 30 de julho, foi realizado na Câmara Municipal de São Jose dos Campos, o Seminário Sexualidades e Espiritualidades. O evento foi uma iniciativa de KOINONIA e SOS Mulher de SJ dos Campos, com apoio do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo.

28 COMUNICAÇÃO - S&D Um boletim Saúde e Direitos publicado.

29 Programa Saúde e Direitos - 2010
ENCONTROS PÚBLICOS 08 de março Ato Público pelo Dia Internacional da Mulher, São José dos Campos (SP). Apoio do grupo de Adolescentes Multiplicadores. Abordagem de aproximadamente pessoas e a entrega de folhetos e cartilhas educativas. 10ª Feira Cultural LGBTT O programa Saúde e Direitos, de KOINONIA, em parceria com a Paróquia Santíssima Trindade, esteve presente na 10ª Edição da Feira Cultural LGBTT, que aconteceu no dia 03 de junho, em São Paulo. Saúde e Direitos fala de Diversidade Religiosa em São Paulo O Programa Saúde e Direitos participou no dia 17 de setembro, de mesa de debates sobre Diversidade Religiosa. O tema escolhido é “Na Bahia de todos nós – O Caso Mãe Gilda e a posição do Estado”. A mesa de debate fez parte do encontro DIVERSIDADE EM DESTAQUE, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

30 S&D Formação I Encontro Intermunicipal em Taubaté Realizado em 12 de maio, no município de Taubaté (SP), em parceria com o PEDST-Aids. O encontro faz parte do Projeto “Prevenção em HIV/AIDS, relações de gênero, direitos sexuais e reprodutivos em contextos religiosos”. Estiveram presentes mais 22 lideranças de Taubaté e SJ dos Campos. Curso de Capacitação para lideranças religiosas Realizado nos dias 17 e 18 de julho, em Pindamonhangaba (SP). O objetivo do Curso é dar continuidade à sensibilização realizada pelo Programa. Encontro Intermunicipal em Pindamonhangaba No dia 24 de julho foi realizado em Pindamonhangaba, o I Encontro Intermunicipal de Lideranças Religiosas do Vale do Paraíba, com apoio do CRT/DST/Aids-SP

31 COMUNICAÇÃO - S&D Boletim Saúde e Direitos Edição nº 10

32 Programa Trabalhadores Rurais e Direitos - 2009
FORMAÇÃO IV Encontro Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - Dias 12 a 14 de fevereiro, Araruama (RJ). Promoção Fetag-RJ e apoio de TRD. Parceria iniciada em 2007. No mês de setembro foram realizadas as primeiras etapas do Curso de Formação de Agentes Culturais Jovens Rurais Municipais no ano segundo semestre de Estão andamento a realização de cinco etapas municipais em Delmiro Gouveia, Ouro Branco e São José da Tapera (AL) e intermunicipais nos municípios de Rodelas/Chorrochó (BA); e em Orocó/Santa Maria da Boa Vista (PE) Jovens rurais do estado do Rio de Janeiro Formação de Agentes Culturais em AL, BA e PE

33 COMUNICAÇÃO – TRD A cartilha utilizada nos Cursos de Formação de Agentes Culturais, uma produção de KOINONIA e Programa TRD, disponível no site de KOINONIA para acesso livre.

34 Programa Trabalhadores Rurais e Direitos - 2010
ASSESSORIA e PROJETOS Assessoria à formação de jovens No ano de 2010 os cursos de Formação de Jovens Agentes Culturais acontecerão no segundo semestre. O primeiro dos cursos municipais foi realizado no dia 17 de setembro, no município de São José da Tapera (AL). O curso é uma atividade que é co-assessorada por KOINONIA e Equip (Escola Quilombo dos Palmares). Nos dias 25 e 26 de setembro é a vez do município de Rodelas.

35 TRD - 2010 TRD com parceiros em Alagoas e Bahia
Entre os dias 24 e 30 de abril o assessor Jorge Atílio Silva Iulianelli, esteve nos estados de Alagoas e Bahia para cumprir uma agenda de visitas técnicas para três projetos de KOINONIA: Egbé, EDF e TRD. TRD reúne-se com Coletivo de Jovens em PE Assessores do Programa TRD participaram em 18 de junho de reunião com o Coletivo de Jovens do Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco (PE/BA).

36 Programa Redes Ecumênicas e da Sociedade Civil - 2009
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL Belém do Pará, janeiro de Participação na Coalizão Ecumênica no Fórum Social Mundial: Marcha de abertura do Fórum no dia 27 de janeiro e Tenda da Coalizão. A Coalizão Ecumênica é uma iniciativa internacional, articulada pelo Fórum Ecumênico Sul-americano. PWRDF KOINONIA esteve representada no Foro Regional para América Latina Y Caribe, realizado em Matanzas, Cuba, entre os dias 9 e 11 de março.

37 RESC - 2009 CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
O Clai promoveu em maio mesa de discussão sobre o tema “A igualdade religiosa e o Estado brasileiro”. Eventos semelhantes acontecerão na Argentina e Paraguai. A etapa brasileira foi realizada em São Paulo. KOINONIA prestou assessoria ao Clai. Consulta às igrejas sobre diaconia local, realizada em Bucareste, Romênia, no mês de maio. Jorge Atílio Iulianelli participou da Consulta como consultor teológico e como representante do Fórum Ecumênico Brasil e do Clai-Br.

38 RESC- 2009 KOINONIA no Concílio Geral da Igreja Unida do Canadá
KOINONIA foi uma das organizações convidadas a participar, entre os dias 9 e 15 de agosto, no Canadá, do Quadragésimo Concílio Geral da Igreja Unida do Canadá. Assessora de KOINONIA, Marilia Schüller, Representou KOINONIA no Concílio Geral da Igreja Unida do Canadá

39 Foto oficial da Assembleia Geral KOINONIA – 15 anos
RESC- 2009 KOINONIA celebra seus 15 anos Foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, a Assembleia anual de KOINONIA, com eleição da nova diretoria e reunindo convidadas e convidados em torno das comemorações dos 15 anos de atividades da organização. Durante a Assembleia aconteceu o Seminário “Contribuições Ecumênicas para o Desenvolvimento Transformador”. Foto oficial da Assembleia Geral KOINONIA – 15 anos

40 Encontro Anual do FE Brasil
RESC- 2009 Encontro Anual do FE Brasil KOINONIA esteve presente, entre os dias 17 e 18 de agosto, no Encontro Anual do FE Brasil (SP). Durante o encontro aconteceram ainda as reuniões do GT Ecumenismo do PAD e da coordenação do FE Brasil. Encontro Anual do FE Brasil

41 Entra no ar o novo site de KOINONIA
COMUNICAÇÃO - RESC TEMPO E PRESENÇA DIGITAL EM 2009 : 5 EDIÇÕES PUBLICADAS Temas: Os novos caminhos da América Latina (fevereiro) Mídia Sacralizada e religião secularizada (abril) Religião e saúde (junho) João Calvino: 500 anos (Outubro/Novembro) Militância Ecológica e Luta Sindical no campo (Dezembro) Entra no ar o novo site de KOINONIA Março de 2009

42 COMUNICAÇÃO - RESC - 2009 Portal Ecumênico na internet
Foi lançado durante o Encontro Anual do FE Brasil, o Portal Ecumênico. Trata-se de um projeto virtual, direcionado para o tema ecumenismo, abrangendo a América Latina e Caribe. Projeto financiado pela Christian Aid e que tem KOINONIA como parceiro. Para acessar o portal: Vídeos de KOINONIA no YouTube Disponibilizado, para o acesso no YouTube, os vídeos produzidos por KOINONIA.

43 ACT ALIANÇA Programa Redes Ecumênicas e da Sociedade Civil - 2010
Lançamento nacional da ACT Aliança no Brasil Evento em Porto Alegre, no dia 24 de março, marcou o lançamento nacional da Aliança ACT. Participam atualmente da ACT Aliança no Brasil as seguintes organizações: KOINONIA, CESE e FLD. Nova identidade visual de KOINONIA com a marca ACT Como forma de expressar a sua adesão e filiação à causa ecumênica por uma sociedade de direitos civis, sociais, culturais e ambientais ao aderir à ACT Aliança, a logomarca de KOINONIA passa a ser compartilhada com a logomarca da Aliança ACT

44 RESC - 2010 KOINONIA participa de reunião de ACT Aliança
Um grupo de representantes de organizações membros de ACT reuniu-se entre os dias 31 de maio e 02 de junho, no Castelo de Bosey, em Genebra (Suiça). KOINONIA esteve representada pelo seu assessor e representante do FE Sul em ACT Aliança, Jorge Atílio Iulianelli, que assumiu a tarefa de participar do Grupo de Trabalho (Task Group). Delegado de KOINONIA é eleito vice-moderador de ACT Aliança O Rev. Francisco de Assis da Silva, secretário-geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil foi delegado representante de KOINONIA na primeira Assembléia Geral de ACT Aliança realizada na Tanzania no mês de outubro. Da Silva foi eleito para o cargo de vice-moderador da Aliança.

45 RESC - 2010 Ajuda de ACT Aliança em Alagoas
No dia 09 de julho foi aprovada a solicitação de ACT RRF (Fundo de Resposta Rápida) feita por KOINONIA à ACT Aliança. A solicitação foi para prestar ajuda emergencial aos desabrigados das enchentes no município de Santana do Mundaú, em Alagoas. A equipe de KOINONIA e Fetag-AL (parceiro de KOINONIA em Alagoas) fez a entrega de 508 cestas básicas e 130 garrafões de água mineral, entre 28 de julho e 10 de agosto. Santana do Mundaú destruída pela força das águas recebe a ajuda de ACT Aliança

46 FÓRUM ECUMÊNICO RESC - 2010 Roda de Diálogo do PAD
Aconteceu entre os dias 14 e 16 de março, em São Paulo. O Diretor Executivo de KOINONIA, Rafael Soares de Oliveira, esteve presente como coordenador do PAD Sudeste e o Assessor Jorge Atílio Iulianelli, participou representando o GT Ecumenismo, Direitos e Desenvolvimento do PAD. Reunião FE Brasil e FE Sul e Seminário sobre Emergência As organizações membro do FE Brasil e do FE Sul organizaram, entre os dias 16 e 20 de agosto, reunião conjunta. Foi aprovada a nova composição da coordenação do FE Brasil, da qual KOINONIA passa a fazer parte.

47 ASSESSORIA RESC - 2010 Encontro de juventude no Sul
Jorge Atílio Iulianeli, Assessor do Programa TRD de KOINONIA e Coordenador da Equipe Interdisciplinar da REJU, foi palestrante no Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe como parte do Encontro Continental de Jovens, realizado no mês de fevereiro, em Porto Alegre (RS). KOINONIA assessora visita de estudantes dos EUA a comunidades quilombolas Entre os dias 7 e 12 de março, KOINONIA assessorou a visita de estudantes de pós-graduação em Direito da Duke Law School (EUA), em visita ao Rio de Janeiro, incluindo um encontro com comunidades quilombolas do estado na comunidade de Alto da Serra. O projeto tem a coordenação da organização Global Imprints. Quilombolas de Alto da Serra, RJ, recebe a visita de estudantes americanos

48 RESC - 2010 Christian Aid em visita a KOINONIA
No dia 10 de junho, KOINONIA recebeu a visita de Caroline Garcia, responsável pelo monitoramento dos programas apoiados por Christian Aid na América Latina, e de Mara Luz, representante de Christian Aid no Brasil. Participaram do encontro os quilombolas Dionato de Lima Eugênio e Vânia Guerra, da Ilha da Marambaia.

49 RESC KOINONIA APOIA KOINONIA apoia e solicita que assinem Petição em Defesa dos Direitos Quilombolas. A Petição faz referência a ADIn A ação questiona o conteúdo do Decreto Federal 4887/2003, que regula a atuação da administração pública para efetivação do direito territorial étnico das comunidades de remanescentes de quilombo no Brasil. No dia 13 de janeiro foi realizada reunião agendada pelo conselheiro e associado de KOINONIA, Prof. Ordep Serra, entre representantes do povo de Candomblé com o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia. A reunião teve como objetivo debater medidas para conter os atos de intolerância religiosa crescentes em Salvador e em todo o estado da Bahia.

50 Violência contra o povo de Candomblé em Salvador
RESC KOINONIA APOIA Em 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, foi realizada a 3ª Caminhada Contra a Intolerância Religiosa, em Itapuã, que faz parte de uma luta que completa 10 anos e que tem como marco O Caso Mãe Gilda. KOINONIA esteve representada pelo Pastor Djalma Rosa Torres, integrante do Conselho Ecumênico do Programa Egbé, que dá assistência às comunidades de Terreiros de Salvador. Violência contra o povo de Candomblé em Salvador Em face dos atos de violência contra um Terreiro de Candomblé no bairro Fazenda Coutos 3, Salvador (BA), o profº Ordep Serra, membro do Conselho do Programa Egbé de KOINONIA em Salvador, convoca reunião no mês de abril, para dar início ao funcionamento da Comissão Mista, formada por povo de Candomblé e Secretária de Segurança Pública do Estado.

51 COMUNICAÇÃO - RESC – 2010 KOINONIA no Twitter
TEMPO E PRESENÇA DIGITAL EM 2010 : 3 EDIÇÕES PUBLICADAS Temas: Tragédia, Memória e Esperança Solidária (março) Avanços e recuos no campo religioso, aqui e alhures... (julho) Desastres sócio-ambientais e a luta pela justiça ecológica (outubro) KOINONIA no Twitter KOINONIA passa a fazer uso da ferramenta de comunicação Twitter, uma rede social que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações de outros contatos, através da internet.

52 Seminário comemorativo aos 15 anos de KOINONIA é transformado em livro
COMUNICAÇÃO - RESC Seminário comemorativo aos 15 anos de KOINONIA é transformado em livro O Seminário “Contribuições Ecumênicas para o Desenvolvimento Transformador”, parte da programação e comemorando os 15 anos de KOINONIA, foi realizado em agosto de As rodas de conversas deste Seminário foram transformadas em livro, com o apoio da Cese. O livro está disponível em pdf no site de KOINONIA

53 NOVOS VÍDEOS NO SITE DE KOINONIA
COMUNICAÇÃO - RESC NOVOS VÍDEOS NO SITE DE KOINONIA Disponível para acesso no site de KOINONIA: SÉRIE AIDS E IGREJAS – Programa Saúde e Direitos SÉRIE DESAFIOS – Programa Egbé Territórios Negros

54 PÚBLICO ATINGIDO AÇÃO DE KOINONIA EM 2009/2010
Público alcançado Valor considerando a ação multiplicadora dos líderes atendidos Público atendido diretamente 96.905 Indivíduos (não líderes), líderes comunitários, municipais, regionais e nacionais

55


Carregar ppt "DESTAQUES 2009 e 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google