A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escolhendo o nosso Futuro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escolhendo o nosso Futuro"— Transcrição da apresentação:

1 Escolhendo o nosso Futuro
Vani Moreira Kenski

2 Desafios para a EAD e para o Design Instrucional
Profa. Dra. Vani Moreira Kenski FEUSP – SITE Educacional

3 Evolução das mídias digitais educativas
ÊNFASE NA COLABORAÇÃO ÊNFASE NO CONTEUDO ÊNFASE NA PARTICIPAÇÃO

4 Múltiplas tecnologias interativas Redes - convergência- comunidades
Romero Tori/ Curso Design Instrucional/SENACSP

5 CULTURA TECNOLÓGICA DIGITAL INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO
- INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO

6 CULTURA DIGITAL Comunicação em uma linguagem digital comum;
Comunicação desde o local até o global em tempo real e vice- versa; Existência de múltiplas modalidades de comunicação; Interconexão das redes digitais; Comunicação e interação multidirecional; multiálogos (todos com todos); Criação de novos modos de interação utilizando diferenciados processos de comunicação; Constituição gradual da inteligência coletiva, pela ação de um conjunto de cérebros em rede.

7 Cultura digital na educação – em direção à cultura da participação
Apropriação não apenas no plano racional; Necessidade de imersão e vivência em uma nova realidade; Implica em aprender... a conhecer, conviver, fazer, ser e criar! Bases para criação de processo de formação. O ensino passa a ter como missão transmitir uma cultura que ajude a viver e que favoreça um modo de pensar aberto e livre e não um mero saber. (MORIN, 2001)

8 O fluxo tecnológico não para...
DESAFIO: Como adequar a ação pedagógica com as possibilidades cada vez mais amplas das TICs e as restrições das realidades educacionais brasileiras?

9 Desafios para a EAD Político Tecnológico Pedagógico
Gerenciamento, finanças, Formação Recursos, humanos principalmente Jurídico Legal Comuns para instituições de ensino e entidades corporativas.

10 Desafios da cultura digital à EAD

11 Práticas tradicionais de ensino mediadas
Avanços tecnológicos Alunos passivos; assistentes; Retrocesso pedagógico

12 EAD e suas réplicas da cultura escolar
A escola replica um momento social em que o acesso à informação era muito difícil, para poucos. A escola trabalha sob o modelo do processo fabril tradicional. Valores: submissão, passividade, reprodução. O modelo educacional ainda se baseia na ação do professor e “atenção” do aluno. Por mais personalizada que seja a aprendizagem formal, ela não escapa da avaliação massiva

13 Desafios para o DI 1. Tecnologias:
Compreensão da lógica do processo mediado, suas funcionalidades, seu movimento incessante de mudança. Integração de novíssimas tecnologias interativas Concepção, desenvolvimento e produção de projetos educativos em múltiplas mídias. 2. Convergência entre cursos presenciais e a distância: Diluição das fronteiras entre presencial e a distância; Transição possível do discente entre as duas modalidades; Integração entre IES e entidades corporativas;

14 3. Educação como compromisso social e inovação
Formação compreendida como inovação; Integração em rede entre instituições de ensino, entidades corporativas e outras parcerias; Formação (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) baseada na cultura de convergência entre conteúdos, meios e pessoas. 4. Formação de Docentes e Designers Instrucionais Formação continuada; Atuação em equipes; Redefinição das condições de trabalho.

15 O futuro e ... os desafios para o DI
Ruptura com a cultura da “disciplina”, do currículo fechado. Trilhas de aprendizagem. Cursos híbridos Investigação sobre feedback, acompanhamento do aluno, a estrutura de aula, sequenciamento e interatividade dentro de aulas. Jogos e mundos virtuais. Mídias sociais Atuação em redes. Múltiplos tempos, timing, velocidades. Diferenciados espaços, planos, camadas... para a oferta de Educações.

16 DI e ação criadora/inovação

17 Desafios ao DI Conceitos de mudança e de futuro:
Educação em mudança ou “educação para a mudança” ? A educação aposta no futuro: Toda a educação é preparação para o futuro Um futuro anunciado e predefinido. Ao invés de compreensão do futuro como construção coletiva, que exige o esforço de todos os participantes. Um futuro que ofereça “abertura para todas as possibilidades”.

18 Obrigada! Vani Moreira Kenski


Carregar ppt "Escolhendo o nosso Futuro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google