A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1

2 Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Os Desafios do Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

3 Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA
Consistem em mídias que utilizam o ciberespaço para veicular conteúdos e permitir interação entre os atores do processo educativo. Aplicações Soluções online de Aprendizagem utilizadas no ensino presencial ou a distância, em Instituições de Ensino ou em Corporações. Objetivo Promover a interação entre professores, alunos e quaisquer outros participantes em processos colaborativos, que envolvam ensino e aprendizagem via Internet.

4 Os ambientes de aprendizagem possuem quatro tipos de usuários: Administração Coordenação Professores Alunos

5 Ferramentas e Estruturas de ensino e aprendizagem: A coordenação e os professores definem. A administração Implementa. A descrição do uso das ferramentas compreende: estrutura do ambiente; dinâmica do curso; agenda; atividades; material de apoio; leituras; perguntas freqüentes; parada obrigatória; grupos; mural; fóruns de discussão; bate-papo; correio; perfil; diário de bordo, portfólio entre outras.

6 O Gerenciamento do AVA pressupõe:
Planejamento e definição de funções da equipe; Escolha e planejamento da metodologia de Ensino e escolha das ferramentas; Capacitação da Equipe: professores, tutores, equipe de gestão e apoio.

7 Planejamento O simples emprego da tecnologia computacional na educação, não implica no sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Os softwares gerenciadores, ou plataformas, possuem características e funcionalidades próprias, que precisam estar a serviço do desempenho global do processo de aprendizagem As ferramentas de administração de um curso são de acesso exclusivo aos coordenadores e do administrador, tais como: acessos; administração e suporte.

8 Flexibilidade Espacial e Temporal
O Ambiente Virtual de aprendizagem permite interatividade ao aluno e por sua vez requer das empresas e instituições de ensino, um investimento qualitativo na gestão do ensino online. Educar visando os pressupostos de qualidade educacional – com base no diálogo, intervenção, troca e autoria é um desafio até na educação presencial. Há muito que preparar ainda os gestores e professores para ousarem na educação online utilizando as possibilidades que os Ambientes Virtuais permitem. O perfil do professor como transmissor do conhecimento não condiz com a modernidade das ferramentas que lhe são disponíveis.

9 Ferramentas e Interfaces
Fóruns, chats, blogs, textos coletivos, portfólios, midiateca e vídeoconfências no modelo de interface “todos-todos” permitem ao professor desafiar os alunos, provocando a solução de problemas. O professor passa a ser um mobilizador de experiências, um arquiteto de percursos. Ele precisará aprender a disponibilizar múltiplas experimentações e expressões além de montar conecções em rede que permitam várias ocorrências. Neste processo o administrador precisará entender os objetivos educacionais e a metodologia requerida para não engessar o ambiente virtual.

10 Gestão e Moderação O administrador, a coordenação do curso e os docentes precisam planejar a metodologia que será utilizada para que o gerenciamento do AVA ocorra com harmonia. Além das atividades automatizadas no ambiente, as atividades de moderação do processo ensino-aprendizagem precisam estar bem definidas. Moderar é presidir um encontro virtual em tempo real (bate-papo) ou em tempo assíncrono (fórum de discussão, perguntas freqüentes, análise de portfólio e atividades online). A moderação é essencial para o desenvolvimento da relação entre professores e alunos em um curso a distância. As principais características para realizar o papel de moderador são: entendimento dos processos em EaD, domínio tecnológico e do conteúdo.

11 Qualidade na Educação Online
A qualidade dos ambientes de educação a distância não mais será marcada apenas pelas possibilidades de comunicação e interação como foi característica da década passada, mas pela potencialidade de administrar e gerenciar não somente conteúdos, como atividades e alunos

12 Funcionalidades: As funcionalidades dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem podem ser organizados em quatro grupos de ferramentas: Coordenação Comunicação Produção dos Alunos ou de Cooperação Administração.

13 Funcionalidades: Ferramentas de coordenação servem de suporte para a organização de um curso São utilizadas para disponibilizar informações aos alunos, das metodologias do curso (procedimento, duração, objetivos, expectativa e avaliação) A estrutura do ambiente (descrição dos recursos, dinâmica do curso, agenda, etc), quanto informações pedagógicas: material de apoio (guias, tutoriais), material de leitura (textos de referência, links interessantes, bibliografia...)

14 Funcionalidades: Ferramentas de Comunicação para estimular a colaboração e interação entre os participantes e o aprendizado contínuo. Englobam os fóruns de discussão, bate-papo, correios eletrônicos e conferências entre os participantes do ambiente. Têm o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem por aproximar a equipe de alunos e professores.

15 Funcionalidades: Ferramentas de Produção dos Alunos ou de Cooperação oferecem o espaço de Publicação Espaço para a organização do trabalho dos alunos ou grupos, por meio do portfólio, diário, mural e perfil (de alunos e/ou grupos). Precisa ser gerenciado para que não sejam postadas mensagens que perturbem o andamento do processo ensino aprendizagem.

16 Funcionalidades: Ferramentas de Administração oferecem recursos de gerenciamento do curso. Local de organização e histórico da vida acadêmica do aluno (cronograma, ferramentas disponibilizadas para inscrições e pagamentos, matrículas e habilitação de logins e senhas), É possível acompanhar o desempenho do aluno no ambiente (relatórios de acesso, freqüência no ambiente, utilização de ferramentas, percentual de acesso ao curso) Sistema de tutoria e de apoio aos tutores possibilitando inserir material didático, atualizar agenda, habilitar ferramentas do ambiente, prorrogar datas de postagem).

17 Funcionalidades: Ferramentas de Administração oferecem recursos de gerenciamento do curso. Por meio destas ferramentas é possível fornecer informações sobre a participação e progresso dos alunos no decorrer do curso, apoiando- os e motivando-os durante o processo de construção e compartilhamento do conhecimento.

18 Gerenciamento e Qualidade
Desafios Acompanhar os acessos e dificuldades dos alunos por meio de relatórios mensais ou bimestrais Implementar melhorias a partir de um canal direto com os alunos que possibilite conhecer suas expectativas Acompanhar os acessos e dificuldades dos professores promovendo capacitações regulares Dosar as atividades pedagógicas de acordo com a metodologia, conteúdo proposto e público alvo Faciltar o acesso às informações, a navegação e a interação com professores, secretaria, biblioteca, financeiro e demais alunos.

19 Gerenciamento e Qualidade
Principal Desafio Criar e manter um espaço de cooperação com notícias atualizadas, eventos e articulação com o mundo real, via redes sociais, para que o espaço virtual de aprendizagem realmente cumpra a sua função educacional.

20 Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Margarete Lazzaris Kleis

21


Carregar ppt "Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google