A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Jurídica Professora Universitária: Centro Universitário Faculdade São José, FABERJ e ISECENSA, FDC – Faculdade de Direito de Campos. Consultora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Jurídica Professora Universitária: Centro Universitário Faculdade São José, FABERJ e ISECENSA, FDC – Faculdade de Direito de Campos. Consultora."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Jurídica Professora Universitária: Centro Universitário Faculdade São José, FABERJ e ISECENSA, FDC – Faculdade de Direito de Campos. Consultora de Empresas: Qualivida Consultoria e Treinamento. Psicóloga. Especialista em Psicopedagogia Institucional. Especialista em Psicanálise Clínica. Mestranda em Cognição e Linguagem - UENF

2 O que é Psicologia Ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano.

3 Objeto de estudo da Psicologia
Processos Mentais Comportamentos Relação Corpo e Mente A personalidade A Saúde ou a Doença Mental Relacionamentos Interpessoais

4 Todos estes aspectos buscam responder a mesma pergunta: Porque o sujeito se comporta desta e não daquela forma???

5 Diferenciando os termos, sobretudo a formação do profissional e os métodos de trabalho
Psicologia Psiquiatria Psicanálise

6 Perspectivas Históricas da Psicologia
Do nascimento da Psicologia: a grécia antiga e os filósofos. O estudo da alma se dava através das reflexões filosóficas assim como quase tudo que se entendia enquanto conhecimento vinha das reflexões filosóficas. O conhecimento da verdade, o conhecimento da moral e da ética, o conhecimento do belo, a consciencia, a razão, o intelecto, etc.Hipócrates 460, platão 428 e Aristóteles 384. Depois na idade média as reflexões de Agostinho (a alma do homem e sua relação com o sagrado), São Tomás de Aquino (distinção entre existência e essência). Depois sec XVII renascimento, Rene Descartes a forte ênfase na razão, separação mente e corpo.

7 Perspectivas Históricas da Psicologia
Sec XIX a explosão das ciências com o advento do desenvolvimento industrial e do capitalismo. Sec XIX, o reconhecimento da psicologia enquanto uma ciência. Método Científico. Alemanhã Wundt. Psicologia experimental Pai da psicologia científica. Fenômenos mentais correspondem a fenômenos orgânicos. Neuroanatomia, neurofisiologia, psicofísica. A libertação da filosofia. (Behaviorismo a ciência do comportamento e a gestalt)

8 Perspectivas Históricas da Psicologia
Final sec XIX, Freud, a subjetividade e o comportamento humano. Psicanálise. Decorrer sec XIX: Existencialismo, Humanismo O desenvolvimento da Psicologia Aplicada por volta de As guerras e o exercício da psicologia.(Psicologia Organizacional, Psicologia Escolar, Orientação Vocacional, Psicologia da Saúde, Psicologia do consumidor, e as mais recentes Psicologia do Esporte, Psicologia Ambiental e Psicologia Forense)


Carregar ppt "Psicologia Jurídica Professora Universitária: Centro Universitário Faculdade São José, FABERJ e ISECENSA, FDC – Faculdade de Direito de Campos. Consultora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google