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Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz.

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1 Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software
Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz

2 Sumário Introdução Referencial Teórico Abordagens de Testes
Estágios de Testes Tipos de Testes Planejamento de Testes Metodologia de Testes de Software da Unipampa Técnicas de Avaliação Seguindo LabUtil Utilizando Plano de Testes Caso de Uso

3 Introdução O que é teste de Software? Porque testar?
Processo executa sistemas de maneira controlada. Porque testar? Confiabilidade; Robustos; Desempenho; Qualidade Lucratividade...

4 Referencial Teórico Processo de Testes Objetivos dos Testes
Promover maturação do sistema; Checklist, roteiros, procedimentos... Objetivos dos Testes Revelar defeitos; Atingiu Especificações?

5 Abordagens de Testes Caixa Preta (Funcional) Caixa Branca (Estrutural)
Verificar conformidade da implementação com os requisitos funcionais; Final do desenvolvimento. Caixa Branca (Estrutural) Procuram pontos fracos e erros estruturais; Realizados por desenvolvedores.

6 Estágios de Testes Unidade Integração
Verifica menores elementos testáveis; Validar dados Válidos e Inválidos via I/O. Integração Detecta erros ou imperfeições nas especificações de interface; Relação entre dois ou mais subsistemas.

7 Estágios de Testes Sistema Aceitação
Compara o sistema com os requisitos iniciais; Tenta provar que o sistema não preenche seus objetivos. Aceitação Realizado antes da implantação; Verifica se o software está pronto (executar tarefas e funções).

8 Tipos de Testes Funcional Desempenho Carga Stress
Garantir igualdade entre requisitos funcionais e comportamento do sistema construído. Desempenho Desempenho está consistente com os requisitos definidos. Carga Submeter o sistema a variação de carga de trabalho; Limite dos dados processados pelo sistema. Stress Redução de recursos; Número alto de usuários.

9 Tipos de Testes Código Usabilidade (Interface com o usuário)
Padronizações de linguagens, estrutura, endentação... Código reusável. Usabilidade (Interface com o usuário) Enfatizam fatores humanos; Verificar facilidade que o software possui de ser compreendido e manipulado pelo usuário. Segurança e Controle de Acesso Limitar acessos; Segurança ao efetuar login no sistema.

10 Tipos de Testes Integridade dos Dados Instalação e Configuração
Resistência a falhas; Utilização de recursos; Garantir que mudanças feitas por usuários autorizados não resultem em perdas da consistência dos dados. Instalação e Configuração Instalado sob diversas circunstancias; Diferentes plataformas; Diversas configurações de hardware e software.

11 Planejamento de Testes
Envolve aspectos técnicos e gerenciais Custos, qualidade, tempo... Plano de Testes Especifica tipo de testes utilizados, metodologia, recursos, mapeamento de casos de teste... Plano de Recursos (Analista de Testes, Tester, desenvolvedores); Casos de teste (decomposição de requisitos).

12 Metodologias de Testes
Processo de Testes de Software da Unipampa

13 Metodologias de Testes
Técnicas de Avaliação Seguindo LabUtil Critérios desenvolvidos por Bastien & Scapin; Visa Usabilidade; 8 critérios principais +18 subcritérios

14 Metodologias de Testes
Critérios Principais Condução (msg, alarmes); Carga de trabalho (+carga + erros); Controle explícito (apontamentos, seleções); Adaptabilidade (flexibilidade, reagir); Gestão de erros (evitar erros); Homogeneidade (padrões); Significado dos códigos e denominações; Compatibilidade (U.M.)

15 Metodologias de Testes cont.
Desenvolvido CheckList; Padronização da Linguagem; Equipe Testers: preencher formulário, fornecer documento com devidas informações (erros, solicitação de melhorias); Analista: desenvolve Relatório de Avaliação do Sistema e disponibiliza para desenvolvedor; Desenvolvedor: corrige, anota soluções no relatório.

16 Metodologias de Testes
Utilizando Plano de Testes: Descritos testes que deverão ser realizados; informação de todos os erros detectados. Casos de Teste (casos de uso): Apresentados na Forma de Planilhas Eletrônicas; Positivos e Negativos; Usabilidade; Tabela de Controle de Defeitos;

17 Casos de Uso Gerenciamento de Listas de E-mails Plano de Testes
Casos de Testes Controle de Defeitos

18 Casos de Uso Sistema de Licitações Online (SLO)
Formulário baseado no LAbUtil Relatório de Avaliação

19 Conclusão Técnica utilizando o LabUtil – melhorar sistemas que já estavam em produção; Plano de testes – processo tornou-se mais completo; As técnicas utilizadas para avaliação de software têm contribuído com sistemas de qualidade, tornando-os mais confiáveis e de acordo com os requisitos do usuário.

20 Obrigada! alineprimao@unipampa.edu.br diegokreutz@unipampa.edu.br


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