A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Briefing relacionamento com o cliente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Briefing relacionamento com o cliente"— Transcrição da apresentação:

1 Briefing relacionamento com o cliente
Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria. Douglas Venture 1-P.P/manhã

2 Importância da Publicidade
Fundamental para influenciar nas atitudes das pessoas, no modo de ter e até mesmo  no modo de ser . Usa de artifícios argumentativos e simbólicos que conseguem convencer as pessoas de que elas realmente necessitam do que ela oferece para a melhorias na qualidade de vida. A criação de várias marcas que se renovam sempre e faz com que a sociedade consuma cada vez mais de maneira acelerada, para satisfazer o ego e para sempre estar atualizada com as tendências. Faz tudo “virar ouro” para o consumidor e para as empresas também, podendo elevar os preços, bem além do que realmente pode valer.

3 O que é briefing? *Conjunto de informações para o desenvolvimento de um trabalho. *Seu objetivo é criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura. *Uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. *Um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

4 MODELOS DE BRIEFING Histórico: Aqui é importante que o cliente conte uma história a respeito de seu mercado, da marca, da empresa, ou outras informações relevantes que nos ajudem a compor um cenário. O Problema de Marketing: Este item pode até vir dentro do anterior ou não, mas é muito importante. É o que ele espera ver resolvido depois da pesquisa. Objetivo(s) da Pesquisa: Deve ser uma descrição sucinta e estar relacionado com o problema anteriormente definido.Aqui são apontados aos tópicos que a pesquisa deve cumprir. Padrão de Ação: Aqui ele deve definir o que fará com os resultados da pesquisa. Calibra e desempenha o plano de pesquisa, definir os envolvidos no projeto e para analisar os resultados, incluindo aí as recomendações estratégicas. Questões Específicas: O cliente deve incluir todas as perguntas ou áreas de informação que ele precisa/deseja obter, sempre à luz do problema de marketing e dos objetivos do estudo.

5 MODELOS DE BRIEFING Público-Alvo: Não cabe aqui falar do target do cliente ou da sua marca mas sim do público-alvo da pesquisa. Atenção para a eventual necessidade de informações além da descrição sócio-demográfica básica. Muitas vezes é importante considerar elementos adicionais do target, a exemplo de dados de comportamento e atitude. Áreas Geográficas: Definição das áreas geográficas/cidades que o estudo deverá cobrir.Pode-se pensar em bairros, como zonas nobres ou menos favorecidas, como campos geográficos de delimitação da pesquisa. Materiais Anexos: Neste item o cliente deve relacionar os materiais que farão parte da pesquisa, a exemplo de photo boards, cartazes, etc. Chamados também de materiais de apoio. São referências, geralmente, aos trabalhos anteriores, quando houver. Limitações de Prazo e Custo: Algumas pesquisas acabam não sendo planejadas e conduzidas idealmente por limitações de prazo e/ou custo. Cabe ao cliente mencionar alguma restrição no briefing, se for o caso.

6 Marketing de relacionamento - Conceitos
Interatividade: o cliente toma quando quer a iniciativa do contato, como receptor e emissor das comunicações. Personalização: todas as ações são direcionadas e personalizadas. As empresas podem e devem dirigir mensagens distintas a cada cliente, adequadas às suas circunstâncias e historial. Memorização: todas as ações deverão ser registadas em memória contendo a identidade, os dados, as características, preferências e detalhes das interacções mantidas com os clientes. Receptividade: as empresas devem passar a falar menos e a escutar mais. Além do mais deverão permitir que seja o cliente quem decida se quer ou não manter uma relação, quem defina a forma de comunicação e se a quer manter ou alterá-la. Orientação para o cliente: as empresas deverão acabar com os product managers e passar para os consumer managers, centrando-se assim mais no consumidor, suas necessidades e todas as formas para que sejam satisfeitas. Praticar o BtoB e o BtoC: o marketing relacional não se deve centrar apenas no Business to Consumer. Deverá também apostar no Business to Business por forma a desenvolver e explorar todas as formas de potenciação do seu negócio.


Carregar ppt "Briefing relacionamento com o cliente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google