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Briefing Priscila Rubio Secco 1PPM

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Apresentação em tema: "Briefing Priscila Rubio Secco 1PPM"— Transcrição da apresentação:

1 Briefing Priscila Rubio Secco 1PPM
Publicidade e Propaganda- conceitos e categorias

2 Relacionamento com o cliente Dentro da agencia de publicidade tem o atendimento ao cliente que é onde eles organizam uma reunião onde é elaborado o briefing pra campanha publicitária do produto através da midia.

3 O que é o Briefing ? É o conjunto de informações que você coleta em uma reunião para a elaboração da campanha de um protudo. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

4 Como elaborar?

5 Atuação Para que a atividade seja bem realizada em sua totalidade é preciso que o trabalho seja feito em conjunto, afinal, dentro do setor de publicidade existem várias áreas de atuação. Como foi dito anteriormente, uma mente cheia de criatividade é pouco aproveitada se junto a ela não existirem conceitos e embasamento teórico. Atendimento Inicia-se o trabalho com as funções deste setor, que é a "ponte" entre o cliente e a agência. É este profissional quem realiza a comunicação entre ambos. Também é o responsável por fiscalizar o andamento do trabalho e verificar se está de acordo com os desejos do cliente. É ele quem faz o briefing do contratante.

6 Tráfego Trabalha com o setor de atendimento, pois cuida da organização da campanha, verificando prazos de entrega e andamento dos trabalhos. É envolvido com todos os setores de produção. Planejamento Organiza e define as atividades a serem realizadas para este cliente ao longo do tempo de contratação com base na verba disponibilizada. O briefing é o principal instrumento de trabalho, pois nele estão inseridas informações detalhadas sobre o funcionamento da empresa, bem como esta se encontra no momento em que o planejamento é feito e quais as intenções do cliente com a campanha. Pesquisa Os integrantes desta equipe devem verificar como está o mercado para determinado segmento, avaliar concorrentes e oportunidades. Também deve averiguar os gostos do público-alvo definido e adicionar à pesquisa informações consideradas relevantes.

7 Promoção A este profissional cabe a tarefa de definir a promoção mais adequada à campanha. O trabalho é minucioso e sua execução é de curta duração, por isso deve ser muito bem elaborado para que não ocorram falhas durante seu cumprimento. Assessor de comunicação Permite o relacionamento entre a empresa e o público através de estratégias definidas conforme os objetivos do cliente. Diretor de criação Coordena todo o processo de criação junto ao redator e diretor de arte. É quem autoriza as sugestões destes setores e direciona as campanhas para que estejam condizentes com o briefing. Diretor de arte Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peças publicitárias, projeção e execução de comerciais, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena.

8 Produção gráfica O produtor gráfico é quem materializa, define a melhor forma de produção e realiza o orçamento das peças criadas para a campanha. Seu trabalho se inicia após definições do diretor de criação. Redator O redator cria slogans, textos, títulos, ou seja, toda a parte textual da campanha é de responsabilidade deste profissional. Para a redação não bastam boas ideias, é preciso conhecer o que antecede a criação de um texto, como formas de persuasão, por exemplo. Fotógrafo O fotógrafo de publicidades é especialista em técnicas que tornam a concepção do produto mais atrativa dentro de seus objetivos. Na pós produção o fotógrafo pode utilizar de recursos gráficos para a finalização do trabalho, quando necessário.

9 Mídia Através de pesquisa sobre o público-alvo, o responsável pelo setor de mídia define quais serão os veículos utilizados, horários adequados e frequência de veiculação do material a ser divulgado. Tudo de acordo com a verba disponibilizada pelo cliente. New media Voltado a um público de características específicas, onde mídias convencionais não são consideradas atrativas. Trabalha-se com a internet, principalmente, e mídias que são criadas a partir de necessidades. RTVC Cuida da produção de peças publicitárias para mídias audiovisuais, como rádio, cinema e televisão. Este profissional atua na produção, gravação e edição.  

10 BRIEFING DA COCA COLA ICE DRINK a) Produto: O novo produto chamado Coca-Cola Ice Drink tem a marca da empresa para gerar familiaridade com o consumidor. O produto tem direcionamento voltado para o público jovem, que são mais abertos a novidades e que gostam de sair para se divertir em boates, shows e eventos em geral. Podendo ser consumido também por pessoas mais velhas que gostem de beber algo diferente em algum momento. A embalagem do produto será uma garrafa de vidro com capacidade para 275ml similar a outras garrafas de bebidas ice do mercado. É consenso geral que os consumidores gostam de embalagens mais práticas e fácil de usar, daí o motivo da escolha deste tipo de garrafa, a bebida pode ser consumida nela mesma, que pela primeira vez será usada pela empresa em seus produtos. O produto terá seu preço variando entre R$2,90,51 a R$3,90 para o consumidor, um preço de acordo com a qualidade do produto, e bem razoável. Seus principais diferencias são o sabor, o primeiro com esse tipo de mistura no mercado, e a marca forte, conhecida em todo o mundo que proporciona excelente suporte ao produto, além de conter uma embalagem prática e cômoda, podendo ser consumido em qualquer hora ou lugar.

11 Um dos principais problemas que o produto pode enfrentar é quanto ao sabor, por ser o primeiro pode provocar um certo temor na experimentação, que precisa acontecer para a implementação do produto no mercado. Porém, a força da marca e a curiosidade gerada pelo lançamento, ajudará a quebrar a barreira da desconfiança. b) Consumidor: O público-alvo principal de Coca-Cola Ice Drink são mulheres e homens, principalmente as mulheres que se mostram mais abertas a esse tipo de bebida, entre 18 e 30 anos, classes A, B e C que gostam de bebidas Ice. Considerando também que é mais saborosa que a cerveja, ou pelo teor alcóolico não ser tão perceptível. O público alvo gosta de sair a noite para todo tipo de lugar, na sua maioria bares, churrascos e boates. Por se tratar de uma bebida alcoólica, a periodicidade de compra vai variar de consumidor para consumidor de acordo com as suas necessidades. Nos finais de semana o consumo é maior devido aos hábitos do target. O consumidor secundário é aquele que não consome as bebidas ice habitualemente, mas que eventualmente compra o produto como homens e mulheres acima de 35 anos para quebrar sua rotina de consumo. se enquadram em outro segmento de bebidas.

12 c) Preço: O preço será mais elevado que o concorrente direto e também líder de mercado por uma questão de percepção do valor da marca. A faixa de preço dos produtos no mercado é de R$2,25 a R$3,50 nos pontos de venda em média. O preço estimado de Coca-Cola Ice Drink será entre R$2,90 e R$3,90 para o consumidor final do produto. d) Concorrência: O principal concorrente da Coca-Cola Ice Drink é a Smirnoff Ice, pioneira no mercado de bebidas ice no Brasil e detentora da liderança de mercado. Atualmente não está anunciando o produto, que tem em sua composição a vodka Smirnoff. Com boa distribuição, e muito bem aceita pelos consumidores, é sem dúvida o obstáculo a ser superado. Como concorrentes indiretos, aparecem as bebidas Orloff e Kovak Ice, que com o passar do tempo ganharam espaço, mas apesar disso não a liderança da Smirnoff. As cervejas, por custarem menos

13 e) Mercado: O mercado cresce cerca de 30% ao ano, sendo que em 2001 cresceu 49% em relação ao ano anterior, por isso este tipo de bebida vem crescendo mundialmente, vivem agora a sua explosão no Brasil. Por conta de muitas marcas que entram no mercado para competir no ramo de bebidas, inovando com sabores, o consumidor tem muitas opções para a compra. Por isso a empresa resolveu investir nesse mercado que cresce a cada ano aumentando a demanda por produtos melhores e diferenciados. f) Distribuição: Os distribuidores serão os mesmos que distriem a Coca Cola, ou seja, bares, lojas de conveniência, supermercados, entre outros. g) Razão de Compra do Produto: Os consumidores de Coca-Cola percebem a marca como sinônimo de qualidade, confiança e tradição. Neste sentido, tem-se a oportunidade de utilizar estas caractérísticas nas campanhas. O diferencial do produto é o sabor inédito.

14 h) Objetivo de mercado: O produto é inovador, e tem como objetivo aumentar o market share da marca i) Objetivos de Comunicação: Tem como objetivo principal comunicar o novo produto da marca Coca Cola. j) Conteúdo de Comunicação: Tem como objetivo principal ressaltar o novo sabor que o produto tornará disponível no mercado, o que o faz diferente dos outros, e o estilo descontraído que o produto terá, podendo ser consumido em qualquer lugar.


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