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Publicidade e Propaganda conceitos e categoria.

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Apresentação em tema: "Publicidade e Propaganda conceitos e categoria."— Transcrição da apresentação:

1 Publicidade e Propaganda conceitos e categoria.
Rafael Eduardo 1ºPPN Publicidade e Propaganda conceitos e categoria.

2 Propaganda/ definição
Definição do dicionário Aurélio para a palavra propaganda, voltado para comunicação Arte e técnica de planejar, conceber, criar, executar e veicular mensagens de propaganda. 2. Difusão de mensagem, ger. de caráter informativo e persuasivo, por parte de anunciante identificado, mediante compra de espaço em TV, jornal, revista, etc.; publicidade.

3 Propaganda/ definição Cont.
E busquei duas citações sobre essa definição, para Bárbara Lewis e Dale Littler,escritoras do Dicionário enciclopédico de marketing propaganda se define na “apresentação pública, de natureza persuasiva, possível por meio de repetição e sua natureza expressiva, no grau em que apresenta uma empresa e seus produtos ou serviços”, e Malanga diz é: “conjunto de técnicas de ação coletiva no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial conquistando, aumentando e mantendo clientes.”

4 Propaganda/ razão na sociedade
Para a sociedade a propaganda desempenhou grande papel na transformação radical, que começou na parte religiosa no século XVII pela igreja católica que usava de forma monopolizada a propagação de ideias e se propagou mais na Reforma protestante, no aparecimento da imprensa, no surgimento das classes mercantis e comerciais, e com grande ênfase na Revolução Industrial, que começaram a utilizar da propaganda para imbuir novas idéias, princípios e doutrinas.

5 Propaganda/relações com os clientes
Aqui que entra a Agência que faz a ligação e assessoria o anunciante em suas necessidades de propaganda, elaborando ideias, conceitos, pesquisas e intermedio entre o cliente e o veículo de comunicação.

6 Briefing / definição Começando com a definição do dicionario:
1. Conjunto de informações básicas, instruções, diretrizes, etc., elaborado para a execução de um determinado trabalho, ou missão militar, etc. 2. Reunião onde se definem essas instruções, diretrizes, etc. Já no Dicionário de termos de marketing, “ Resumo de uma discussão; são os pontos a discutir. Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como expressão do trabalho que necessita, ao contato ou, diretamente, a um grupo da agência. Passagem de informações e de instruções de modo ordenado, fornecida para o correto desenvolvimento de uma entrevista. De maneira geral, o briefing é um documento que o profissional de marketing transmite a quem vai realizar uma campanha publicitária promocional, de relações públicas ou uma pesquisa de mercado”.

7 Briefing / definição Cont.
E para Santanna “Chama-se briefing às informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos. É baseado nele e completado com as informações de pesquisas que se esboça o planejamento publicitário. O briefing é uma fase completa de estudos e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente”.

8 Briefing / conteúdo Aqui começa uma busca por informações minuciosas, que ira desenvolver a posterior ação da agência. Essa troca ela vai e vem entre a agência e o cliente. Roteiro de briefing deve levantar informações sobre: Produto (ou Serviço) Mercado Consumidores Objetivos Estratégia

9 Briefing / modelo MODELO DE BRIEFING 1) IDENTIFICAÇÃO Cliente: Produto: Responsável: Atendimento: Data: Job nº:

10 2) ANUNCIANTE Breve histórico da empresa, composição industrial do produto (matéria-prima), política de vendas da empresa (prazos, descontos e promoções); Indicação do nome do produto, serviço, marca ou empresa; Categoria (tipo de produto ou serviço - ramo de atividade ou negócio); Local, forma e frequência de uso do produto, serviço ou marca; Embalagens (tipo de material, peso, conteúdo, formatos, etc); Preços praticados (revendedor/consumidor); Onde o produto pode ser encontrado (Distribuição/Pontos-de-venda); Imagem do produto no mercado; Pontos positivos (vantagens); Pontos negativos (desvantagens); Principais características diferenciadoras da concorrência; Situação atual do anunciante - problemas x oportunidades Propagandas e campanhas anteriores

11 3) PÚBLICO-ALVO Perfil do consumidor (sexo, idade, profissão, classe social, escolaridade,etc.); Hábitos e atitudes dos consumidores em relação ao produto (periodicidade de compra, quantidade comprada, preferências por sabores, etc.); Razões de compra do produto (Racional/Emocional). 4) CONCORRÊNCIA Principais concorrentes Preços praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc. Pontos positivos (vantagens) Pontos negativos (desvantagens) Propaganda utilizada

12 5) OBJETIVOS Relacionar todos os objetivos que o cliente pretende atingir com a propaganda. Ex.: Lançamento do produto no mercado. Destacar o novo sabor morango do produto. Criar uma imagem institucional para a empresa. Aumentar as vendas do produto. 6) VERBA DISPONÍVEL Mencionar a verba que o anunciante dispõe para investir. Após a definição do briefing, junto ao orientador, a verba disponível não poderá ser modificada. 8) PEDIDO DE TRABALHO Descrever o trabalho a ser realizado pela agência.

13 9) PRAZOS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO
Estipular o prazo em que o trabalho deverá ser realizado. 10) OUTRAS INFORMAÇÕES Toda e qualquer informação que de uma forma ou outra podem ajudar o trabalho de pesquisa, criação, planejamento e mídia. Ex.: Pontos a serem ressaltados ou evitados nas peças publicitárias. Fotos de embalagens, gráficos, mapas, etc.

14 bibliografia Lewis, Barbara R. e Littler, Dale. Propaganda e Marketing. Atlas, ano ª edição. MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma introdução. Atlas, São Paulo, 1979, p. 11. SANT’ANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1997.


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