A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir com o planejamento”. (Romão, 1998)

2 DESTAQUE Importância do planejamento
Associação entre avaliação e as competências estabelecidas no projeto pedagógico Foco da avaliação Planejamento coletivo

3 COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA
QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?

4 PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM X
ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO

5 A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO A SER APROPRIADO PELOS ALUNOS DEVERÁ SER MEDIADO PELO PROFESSOR.

6 PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS
DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER

7 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

8 LEMBRETE Nº 01 AS EXPERIÊNCIAS DOS PRÓPRIOS ALUNOS SÃO BASE PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO. SABER OUVÍ-LAS, PARA JUNTOS CRIAR OUTRAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO, SEM REDUZIR A IDENTIDADE DOS ALUNOS À SUA PRÓPRIA IDENTIDADE, É UMA EXIGÊNCIA PARA O PROFESSOR.

9 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
GRADE CURRICULAR – POR DISCIPLINA MATRIZ CURRICULAR - MÓDULO FUNÇÃO SUB-FUNÇÃO

10 CONTEÚDOS – ERA UM FIM EM SIM MESMO
EMENTA CONHECIMENTOS: - LIGADOS A SUB-FUNÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE

11 COMPETÊNCIAS “ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO. PODE-SE DIZER, PORTANTO, QUE ALGUÉM TEM COMPETÊNCIA PROFISSIONAL QUANDO CONSTITUI E MOBILIZA, DE FORMA ARTICULADA, CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO SÓ ROTINEIROS, MAS TAMBÉM INUSITADOS EM SEU CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. ASSIM, AGE INEFICAZMENTE DIANTE DO INESPERADO E DO INABITUAL (SICL), SUPERANDO A EXPERIÊNCIA ACUMULADA TRANSFORMADA EM HÁBITO E LIBERANDO O PROFISSIONAL PARA A CRIATIVIDADE E A ATUAÇÃO TRANSFORMADORA”.

12 METODOLOGIA PERRENOUD (1999:53), SOCIÓLOGO, ANTROPÓLOGO E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE GENÉVE, NA SUÍÇA CONSIDERAR OS CONHECIMENTOS COMO RECURSOS A SEREM MOBILIZADOS TRABALHAR REGULARMENTE POR PROBLEMAS CRIAR OU UTILIZAR OUTROS MEIOS DE ENSINO NEGOCIAR E CONDUZIR PROJETOS COM SEUS ALUNOS ADOTAR UM PLANEJAMENTO FLEXÍVEL E INDICATIVO E IMPROVISAR IMPLEMENTAR E EXPLICITAR UM NOVO CONTRATO DIDÁTICO PRATICAR UMA AVALIAÇÃO FORMADORA EM SITUAÇÃO DE TRABALHO DIRIGIR-SE PARA UMA MENOR COMPARTIMENTAÇÃO DISCIPLINAR”.

13 PALAVRA MÁGICA PLANEJAMENTO

14 SUGESTÕES DE ATIVIDADES
AULA EXPOSITIVA AULA EXPOSITIVA - DIALOGADA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DESCONSTRUINDO PARA CONSTRUIR JOGOS EM BUSCA DO CONHECIMENTO DINÂMICA DE GRUPO ENTREVISTAS / PALESTRAS VISITAS TÉCNICAS ESTUDO DE CASO

15 NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA PEDAGÓGICA
SUGESTÕES PARA JOGOS ENTRE SALAS ENTRE TURMAS PALAVRAS CRUZADAS CRUZADA X CRIPTOGRAMA E OUTROS NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA PEDAGÓGICA

16 VISITAS TÉCNICAS ROTEIRO PARA TRABALHAR A OBSERVAÇÃO
QUESTÕES QUE OPORTUNIZEM A ANÁLISE PERGUNTAS PARA CONCLUSÃO DA VISITA (SÍNTESE)

17 ENTREVISTAS / PALESTRAS
PREPARAR OS ALUNOS PARA ATIVIDADES ORGANIZAR PERGUNTAS E QUESTIONAMENTOS CONCLUSÃO DO ALUNO E PROFESSOR EM NOVO MOMENTO

18 ESTUDO DE CASOS O QUE É UM CASO?
É UMA ESTÓRIA REAL OU SIMULADA QUE NO SEU BOJO ILUSTRA IMPORTANTES ASPECTOS DE UMA ÁREA DE CONHECIMENTOS. O QUE É APRENDIZAGEM POR ESTUDO DE CASOS? É A ANÁLISE QUE SE FAZ DE UM CENÁRIO OU UMA SITUAÇÃO ONDE O ALUNO FAZ UM LEVANTAMENTO DA INFORMAÇÃO RELEVANTE, REFLETE SOBRE OS DADOS COLETADOS A FIM DE EXPRESSAR UMA CONCLUSÃO. QUAIS AS METAS NA ANÁLISE DE CASOS? REFORÇAR A COMPREENSÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS, PROCESSOS E IDÉIAS DA DISCIPLINA. DESENVOLVER A HABILIDADE DO SENSO CRÍTICO. DESENVOLVER A HABILIDADE DE ANÁLISE, SÍNTESE E AVALIAÇÃO QUANDO SE DISCUTE UM CASO.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google