A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Mudanças no Mundo e Seus Impactos."— Transcrição da apresentação:

1 As Mudanças no Mundo e Seus Impactos

2 O que as escolas precisam aprender para...

3 ...enfrentar os desafios do Século XXI?

4 A Escola se mantém fossilizada

5 Num mundo que não para de mudar

6 Século XX Século XXI

7 Século XX Século XXI

8 A escola como conhecemos hoje é fruto de uma sociedade forjada no Século XVIII.

9 Revolução Industrial Revolução Francesa Estados Modernos Independência Americana

10 MÃO DE OBRA

11 Revolução Tecnológica

12 Refletir sobre o processo produtivo

13 Ensino por competências e habilidades?
O que fazer? Ensino por conteúdo? ou Ensino por competências e habilidades?

14 COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA
QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?

15 PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM X
ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO

16 PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS
DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER

17 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

18 COMO OCORRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM?

19 O processo de aprendizagem ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.

20 COMO SE O PENSAMENTO?

21 PROCESSO COGNITIVO PASSA POR SEIS DOMÍNIOS
CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO OU JULGAMENTO OPERAÇÕES DO PENSAMENTO

22 TAXONOMIA DE BLOOM OPERAÇÕES COGNITIVAS (PENSAR)
Avaliar Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento

23 Apresentar o que precisa ser conhecido
CONHECIMENTO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Apresentar o que precisa ser conhecido

24 Entender o significado da informação
COMPREENSÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Entender o significado da informação

25 Uso da informação em situações concretas
APLICAÇÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Uso da informação em situações concretas

26 Examinar a informação em suas partes
ANÁLISE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Examinar a informação em suas partes

27 Integrar as partes em um todo
SÍNTESE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Integrar as partes em um todo

28 CONHECIMENTOS São entendidos como o que muitos denominam simplesmente de saberes (conteúdos). HABILIDADES São o saber fazer relacionado com a prática do trabalho transcendendo a mera ação motora.

29 COMPETÊNCIAS “ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO”.

30 PERRENOUD sociólogo, antropólogo e professor da Universidade de Genebra na Suíça, referencia no assunto “A abordagem por competências junta-se às exigências da focalização sobre o aluno, da pedagogia diferenciada e dos métodos ativos”.


Carregar ppt "As Mudanças no Mundo e Seus Impactos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google