A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

População: Malthus e sua época

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "População: Malthus e sua época"— Transcrição da apresentação:

1 População: Malthus e sua época
Geografia Humana e Econômica

2 Robert Malthus O pensamento de Malthus é compreendido quando analisamos a sua época e as proposições de outros autores. O período de vida de Malthus – 1766/1834 – é permeado de acontecimentos que irão mudar a dinâmica do Mundo: Revolução Industrial, Revolução Francesa, Independência dos EUA. No Brasil: Inconfidência Mineira,Abertura dos Portos, Independência, Revoltas Nativistas.

3 Pensadores e escritores da época.
“Razão e sensibilidade’ de Jane Austen ( 1811). Nasce Beethoven ( 1770) Morre JJ Rousseau( 1778) Morre Adam Smith ( 1790) Kant publica os Prolegômenos ( 1783) É inventada a pilha elétrica ( 1800) A Inglaterra abole o tráfico de escravos. Hegel publica a Fenomenologia do Espírito ( 1807). Nasce Darwin ( 1809) É implantada a primeira ferrovia ( 1825)

4 Os pensadores da Economia Política
Antes de Adam Smith os problemas econômicos eram debatidos pelos filósofos. ( Hume, Locke, Condillac). Os primeiros estudiosos voltados a temas especificamente econômicos foram os fisiocratas. Eles conviveram com Smith. Smith, no entanto, criou bases da ciência econômica.

5 Transformação do pensamento econômico a partir de Adam Smith
Antes dele vigorava o mercantilismo: a riqueza de uma nação dependeria do comércio exterior. Em mesma época de Smith, havia o pensamento dos fisiocratas. Para estes a a riqueza era constituída de bens materiais. Na época, esses bens seriam a terra e os recursos naturais Smith vai se diferenciar ao valorizar o pensamento de Petty ( ) que indicava ser o trabalho a origem da riqueza.

6 Construção da teoria de Smith
Introduz os conceitos de valor de uso e valor de troca. A riqueza seria medida pelos valores de uso – interesse que existe sobre uma determinada mercadoria – que gerariam, se houvesse mais demanda que oferta, maior valor de troca. É importante na constituição da ciência econômica por estabelecer a dupla demanda/oferta. O valor de troca inclui, também, o trabalho gasto na produção. Portanto, quanto mais produtividade, menor o custo e poderá ter mais compradores. Estabelece a idéia de ‘mão invisível’, ou seja o livre mercado em que demanda e oferta se equilibrariam sem necessidade de intervenção.

7 Smith e Malthus Smith, valorizando a produtividade, a divisão do trabalho e o livre mercado, representa os interesses dos capitalistas manufatureiros da época, afastando-se dos fisiocratas, mas não criticando o fato de o valor das mercadorias ser resultado do trabalho sem que os trabalhadores tivessem maiores benefícios. Esta concepção será desenvolvida por Marx

8 Malthus Ao escrever o Ensaio sobre os princípios da população, procura responder a pensadores da época, mas também a Smith. Seu pensamento não incorpora a possibilidade da produtividade; para Malthus a produção se dá , sempre, nas condições naturais. No entanto estava sensível às condições precárias de vida dos operários. Em seu livro há crítica à ação do Estado para superar os problemas da pobreza, pois qualquer melhoria poderia levar ao aumento da população.

9 Malthus “ O homem que nasce em um mundo já ocupado não tem direito a reclamar a parcela alguma de alimento ... A natureza intima-o a sair e não tarda a executar essa intimação”. Para evitar que somente a morte e as doenças fossem formas de controlar a população, Malthus apresentará proposições de controle de natalidade: as virtudes e o controle dos salários.

10 David Ricardo Ricardo nasce em Conhece Malthus e outros pensadores e com eles convive, embora não sejam concordantes. Para Ricardo há diferenças nas condições das áreas produtivas. Para abastecer a população crescente haveria expansão da produção para áreas que poderiam ser menos férteis. Isso levaria a aumento dos custos e dos preços, favorecendo os proprietários das terras mais férteis ou mais próximas dos consumidores ( Leis dos rendimentos decrescentes)

11 Ricardo Os industriais teriam menos lucros com o aumento do custo de vida e poderiam diminuir salários ou empregos. Irá propor leis sobre salários. Embora pudesse vincular os salários aos limites dos lucros dos proprietários de terra e dos industriais, não é essa a sua orientação.


Carregar ppt "População: Malthus e sua época"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google