A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PUC-CAMPINAS 2008

2 TCC – Modalidade Monografia - “documento constituído de uma só parte ou de um número preestabelecido de partes que se complementam”. Trabalho científico que, "reduz sua abordagem a um único assunto, a um único problema, com um tratamento especificado." (Solomon, apud Severino, 1991)

3 TCC Deve estar articulado aos seguintes campos de pesquisa:
Fundamentos da Educação Política, Planejamento e Avaliação Educacional Docência Educação Infantil Ensino Fundamental Alfabetização Recursos didáticos Educação especial Educação de jovens e adultos

4 Critérios de avaliação da monografia
Estrutura gramatical Estrutura textual Etapas do processo de pesquisa Normas da ABNT Fontes/Referências Apresentação oral do texto

5 Formas de Socialização e divulgação dos TCCs;
Exposição oral da monografia com argüição. A uma banca composta pelo orientador e por um professor convidado. Entrega impressa e em CD.

6 Elementos que constituem a nota final
O texto final (cientificidade, clareza e coesão) O processo de elaboração (envolvimento, compromisso e superação) A apresentação (domínio sobre o estudo e objetividade na comunicação) Parecer do 2º. Leitor (potencialidade, fragilidade e recomendações ao texto)

7 Elementos que constituem a nota final
Processo de elaboração do TCC – 5 pontos – compete ao professor orientador. Monografia – texto escrito – 3 pontos – compete ao professor orientador e ao 2º leitor. Apresentação oral – 2 pontos – compete ao professor orientador e ao 2º leitor.

8 Direito autoral de obras
É o direito que protege as obras intelectuais literárias, artísticas ou científicas. A Lei nº 9610/98 altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Os alunos cujas monografias violarem a propriedade intelectual (lei 9610/98) serão passíveis de reprovação na disciplina.

9 Critérios de avaliação do TCC I
Quanto ao Projeto. Ao desenvolvimento do trabalho. À postura de Estudante.

10 Projeto 1) Estrutura gramatical (Ortografia; Pontuação; Sintaxe); 2) Estrutura textual (Clareza; Coerência; Coesão; Uso da norma culta da língua); 3) Etapas do processo de pesquisa (Identificação de problema de pesquisa; Definição de objetivo; Articulação entre problema de pesquisa e objetivo; Adequação do método de pesquisa; Articulação entre fundamentação teórica e método; Consistência da argumentação; Utilização adequada de referências e citações; Respeito à propriedade intelectual).

11 Desenvolvimento do trabalho
Apresentação e domínio do instrumental de coleta de dados, coerente com a temática e problematização. Apresentação de produção textual, conforme as normas da ABNT, com correção gramatical e coerência argumentativa, que sistematize o referencial teórico necessário ao tema pesquisado. Observância do disposto nas Normas previstas na RES. CNS 196/96

12 Postura de Estudante Interesse, iniciativa e autonomia na pesquisa e no estudo do tema escolhido, entendendo o/a professor/a orientador/a como parceiro/a mais experiente que auxilia e aponta caminhos para o sucesso na busca do conhecimento; Comparecimento às aulas e orientações; Atendimento às solicitações do orientador/a, inclusive na reorganização e reelaboração das tarefas que forem entendidas como insuficientes; Pontualidade na entrega das tarefas; Respeito ao direito autoral.

13 Produção acadêmica TCC I
Revisão do projeto Sumário circunstaciado Fichamento de 7 produções: 5 artigos ou capítulos de livro. 2 trabalhos de pesquisa na íntegra (TCC e/ou dissertação de mestrado) Capítulo primeiro – teórico. Escrita sobre a metodologia

14 Atividades autônomas Atividades que contribuem para o desenvolvimento das diversas etapas da pesquisa. Atividades autônomas I e II – 34h cada uma. Ficha específica para registro – entregue ao final de cada semestre. Parte da produção acadêmica contará horas de atividades autônomas.

15 Pensar, escrever e entregar
Qual o tema que pretende pesquisar? Por quê? Entrega ao final da aula.


Carregar ppt "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google