A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS HÍDRICOS PARA O FUTURO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS HÍDRICOS PARA O FUTURO"— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS HÍDRICOS PARA O FUTURO
Os suprimentos de água existentes terão de ser utilizados de maneiras diferentes, ou novas fontes terão de ser encontradas.

2 TRANSFERÊNCIA DE ÁGUA ENTRE BACIAS
Brasil: Sistema Cantareira, proposta Reversão do São Francisco. Grã-Bretanha: Gales reverte para Birminghan Estados Unidos: rio Colorado para sul da Califórnia (irrigação e abastecimento de Los Angeles e San Diego) Austrália: das montanhas de Snowy para os rios Murray e Tumut.

3 REUSO DE ÁGUA Alternativa já praticada em várias regiões do mundo onde outras são mais caras. (Projeto Poseidon na Comunidade Européia) Setor industrial brasileiro – grande impulso nesta direção. Cuidados especiais Potencial: agricultura,indústria,doméstico e recarga de aqüíferos.

4 RECARGA ARTIFICIAL DE AQÜÍFEROS SUBTERRÂNEOS
Os aqüíferos podem ser usados como reservatórios subterrâneos em locais onde há água superficial. Vantagens do armazenamento subterrâneo em relação o superficial: não ocupa terra submersas, não apresenta perdas por evaporação e os custos são menores. Não é um processo fácil de ser implementado: introdução via bombeamento através de poços de injeção ou desvio de águas para lagoas sobre áreas de sedimentos ou rochas porosas para que a água possa percolar por gravidade para dentro do aquífero.

5 DESSALINIZAÇÃO Processo caro pois requer muita energia.
Necessário grande quantidade de água do mar portanto o processo fica restrito às áreas costeiras.O que fazer com a grande quantidade de sal produzida? DESTILAÇÃO: destilação solar (necessita de grandes áreas de exposiçâo 5 l/dia para cada m3 de área exposta ), usinas de destilação (outras fontes de energia-caro). OSMOSE REVERSA: membrana filtrante com comportamento similar à membrana celular viva Irã, Ilha de Jersey, Península arábica,Califórnia

6 CHUVA ARTIFICIAL Aumento induzido da precipitação.
Somente possível em circunstâncias limitadas  existência de água na atmosfera sob forma de nuvens  existência de partículas sólidas para servir de núcleo de condensação. Semeadura de nuvens para nuvens com muita água iodeto de sódio(AgI),cloreto de sódio(NaCl) e gelo seco, possuem estrutura cristalina. Lançamento feito a partir de aviões ou foguetes. Resultados limitados.

7 ICEBERGS Grande porção da água doce nas calotas polares (90% na Antártida, 2 mil Km2/ano de água precipita na forma de chuva/granizo/gelo ) “Lugar errado” – água precisa ser transportada a longas distâncias para áreas deficientes. O gelo mais conveniente é aquele fragmento que se partiu da calota principal – iceberg (blocos de 200 a 250 m de espessura e 1 km de comprimento e flutuam com sua maior parte submersa, é possível rebocá-los a 2m/s a favor das correntes oceânicas) Custo difícil de ser estimado – incertezas custos de energia para rebocá-los e da taxa de derretimento ao longo de sua viagem.


Carregar ppt "RECURSOS HÍDRICOS PARA O FUTURO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google