A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias Web Rodrigo Cristiano Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias Web Rodrigo Cristiano Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias Web Rodrigo Cristiano Silva rodrigo@facens.br

2 Tecnologias Web Agenda

3 Tecnologias Web Portais O interesse por portais vem crescendo ao longo do tempo, pois permitem que os usuários personalizem uma ou mais páginas do site para atender às suas necessidades e gosto. Portais agregam conteúdo, exibindo informações de várias fontes e permitindo que os usuários escolham o que querem ver. O Microsoft SharePoint Portal Server, um produto da Microsoft especialmente projetado para hospedar portais, introduziu o conceito de Web Parts.

4 Tecnologias Web O que são Web Parts? Web Parts são blocos construtivos usados para criar páginas de portais que podem ser escolhidos e personalizados pelos usuários. A partir do ASP.NET 2.0, a idéia de construção de portais usando Web Parts faz parte do núcleo da plataforma, ou seja, o desenvolvimento de portais está ao alcance de todos os desenvolvedores ASP.NET. No próximo slide temos uma imagem do portal My MSN que ilustra a utilização de Web Parts.

5 Tecnologias Web Exemplo de portal com Web Parts: My MSN

6 Tecnologias Web O que podemos fazer com Web Parts? Poderíamos criar um website para uma empresa, departamento ou projeto que os usuários poderiam personalizar: Cada usuário poderia personalizar sua experiência e uso do website; Diferentes perfis de usuário poderiam personalizar o website de acordo com seus interesses: RH Vendas Marketing Um fornecedor de software poderia vender um "website kit", contendo uma coleção de Web Parts que um cliente poderia utilizá-las para construir um portal.

7 Tecnologias Web Introdução a Web Parts As personalizações de Web Parts são classificadas em três grupos: Conteúdo: usuários podem determinar quais controles aparecem na página. Eles podem adicionar e remover controles, assim como minimizá-los; Aparência: usuários podem mudar fontes e cores e arrastar os controles para onde querem na página; Comportamento: conexões podem ser estabelecidas entre controles, tais que eventos disparados por um controle causarão uma mudança em um controle dependente. Os usuários podem conectar dois controles durante a navegação em um website. Quando um usuário modifica uma página, as modificações são salvas como dados de personalização. Isto significa que o uso de todas as funcionalidades de Web Parts requer um website que suporte Membership.

8 Tecnologias Web Introdução a Web Parts Uma Web Part pode ser qualquer controle de servidor ASP.NET, o que significa que podemos usar: Standard ASP.NET server controls; ASP.NET user controls; ASP.NET custom controls. Também podemos escrever controles derivando de System.Web.UI.WebControls.WebParts.WebPart

9 Tecnologias Web Introdução a Web Parts Zonas são containers para Web Parts. Existem quatro tipos de zonas: WebPartZone Hospeda as Web Parts visíveis da página; Define o comportamento das Web Parts que ela contém; Uma página pode permitir que os usuários arrastem Web Parts entre zonas, alterando assim o layout da página. EditorZone Contém Web Parts para edição do conteúdo da página; EditorZones não são visíveis até que a página seja colocada em modo de edição. CatalogZone Usada para gerenciar o "catálogo" de Web Parts que não estão visíveis na página; CatalogZone não é visível até que a página seja colocada em modo "catálogo". ConnectionsZone Utilizada para editar as conexões feitas dinamicamente entre Web Parts; Ela também é invisível até que o usuário escolha editar as conexões. O WebPartManager faz o controle de operações com Web Parts e zonas. Ele sabe exatamente o que existe na página, mantém estado da página e dispara eventos quando o estado da página muda.

10 Tecnologias Web Introdução a Web Parts As páginas podem ser vistas nos seguintes modos: Browse: como o nome já diz, é usado para navegação normal; Design: permite que o usuário rearrange e oculte Web Parts da página; Editor: permite que o usuário edite as propriedades das Web Parts da página; Connect: permite a edição das conexões dinâmicas entre Web Parts da página; Catalog: modo usado para exibir um catálogo de Web Parts adicionais ou ocultas. Dessa forma podemos adicionar conteúdo as páginas.


Carregar ppt "Tecnologias Web Rodrigo Cristiano Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google