A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA"— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO PLASMA Condensado Bose-Einstein Gás de férmions

3 SÓLIDOS NÃO CIENTÍFICO! CRISTAL CRISTAL AMORFO obsidiana

4 CRISTAL LÍQUIDO

5

6 Principalmente nas estrelas (altas Temperaturas);
Plasma, é um gás ionizado constituído de elétrons livres, íons e átomos neutros, em proporções variadas. Principalmente nas estrelas (altas Temperaturas); Também a “baixas temperaturas” (sob ação de campos eletromagnéticos).

7

8 BÓSONS e FÉRMIONS As partículas elementares (aquelas que constituem a matéria) possuem uma propriedade eletromagnética denominada SPIN, que determina em que direção eles se orientam num campo eletromagnético.

9 Partículas que possuem spin inteiro
Bósons Partículas que possuem spin inteiro

10 Partículas com spin semi-inteiro
Férmions elétrons quarks prótons nêutrons neutrinos Partículas com spin semi-inteiro

11 Condensado de Bose- Einstein
O condensado é, basicamente, um novo estado da matéria, atingido quando um conjunto de átomos está com um grau de energia baixíssimo, de maneira que eles se comportam e agem como se fossem um único átomo gigante. É por isso que os pesquisadores o chamam de "átomo artificial."

12 Condensado de Bose- Einstein
O primeiro condensado deste tipo foi produzido setenta anos após sua previsão, por Eric Cornell e Carl Wieman em 1995, na Universidade de Colorado, usando um gás de átomos de rubídio arrefecido a 170 nanokelvins (nK).

13 Condensado de Fermi O primeiro condensado deste tipo foi produzido em 2004, na Universidade de Colorado. Na experiência que os cientistas fizeram, um gás com átomos de potássio foi resfriado até 50 bilionésimos de grau acima do zero absoluto e então submetido a um campo magnético. Esse campo magnético fez com que os férmions se juntassem em pares, de forma semelhante aos pares de elétrons que produzem a supercondutividade

14 APENAS UM POR ESTADO QUÂNTICO VÁRIOS POR ESTADO QUÂNTICO
Férmions spin SEMI INTEIRO APENAS UM POR ESTADO QUÂNTICO Exemplos: elétrons, prótons, nêutrons, quarks, neutrinos. Bósons spin INTEIRO VÁRIOS POR ESTADO QUÂNTICO Exemplos: fotons, atomos de 4He, gluons.

15 Propriedades dos estados clássicos da matéria
H2 , CO2 LPG H2O Petróleo NaCl ZnSO4 Exemplos iv) Interação Molecular iii) VOLUME ii) FORMA i) Gás (Vapor) Liquido Sólido Estado da Matéria propriedade Table 9 indefinida definida indefinida Definido (incompressível) Definido (compressível) Indefinido Muito forte (pouco movimento) forte fraca

16 ESTADO FÍSICO Depende: pressão ambiente (p)
Temperatura do material (T)

17 MUDANÇAS DE ESTADO

18

19 SENSÍVEL: Altera a temperatura do corpo
Calor SENSÍVEL: Altera a temperatura do corpo

20 QUANTIDADE DE CALOR SENSÍVEL
Q = m . C .  T

21 LATENTE: NÃO altera a temperatura do corpo
Calor LATENTE: NÃO altera a temperatura do corpo

22 QUANTIDADE DE CALOR LATENTE
A quantidade de calor latente que um objeto qualquer deve receber (ceder) para mudar de estado físico depende: Da massa do objeto (m); Do material do qual o objeto é feito (L) Q = m . L onde L é o calor latente do material.

23 CALOR LATENTE Q = m . L

24 TEMPERATURA CONSTANTE!
T (oC) CALOR LATENTE TEMPERATURA CONSTANTE! VAPOR CALOR SENSÍVEL TEMPERATURA VARIA CALOR LATENTE TEMPERATURA CONSTANTE! LÍQUIDO + VAPOR LÍQUIDO CALOR SENSÍVEL SÓLIDO + LÍQUIDO TEMPERATURA VARIA!! SÓLIDO Q(cal) TEMPERATURA VARIA!! CALOR SENSÍVEL

25 Exercícios 6, 7, 11, 14 a 17 Questões de integração
Outras maneiras de conhecer (pg 157) Ler e resumir Acessar sites e responder questões Trazer livro


Carregar ppt "ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google