A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É PATRIMÔNIO ARTÍSTICO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É PATRIMÔNIO ARTÍSTICO?"— Transcrição da apresentação:

1

2 O QUE É PATRIMÔNIO ARTÍSTICO?
Todo objeto tem sua história de fabricação e de uso. Os objetos fazem parte do nosso cotidiano, de nossa memória e muitos possuem valores estéticos representativos de um período da história da arte. Esses fazem parte do patrimônio artístico.

3 COMO IDENTIFICAR O PATRIMÔNIO ARTÍSTICO?
Ao entrar em um ambiente, observe se há pinturas, esculturas, mobiliário ou outros objetos decorativos, como no exemplo da Figura:

4 A partir da observação desses objetos, alguns procedimentos devem ser adotados para identificar e selecionar as peças. Preencha uma ficha de inventário para cada patrimônio artístico. 1. uma ficha para o patrimônio (uma pintura); 2. uma ficha para o patrimônio (uma cadeira); 3. uma ficha para o patrimônio (par de candelabros); 4. uma ficha para o patrimônio (um serviço de mesa); 5. uma ficha para o patrimônio (uma cômoda).

5 NA DOCUMENTAÇÃO Busque informações adicionais no processo de aquisição da obra, no livro de tombo ou na planilha do patrimônio.

6 INVENTARIANDO O PATRIMÔNIO ARTÍSTICO
O QUE É INVENTÁRIO? É a relação organizada das informações coletadas do patrimônio identificado. O principal objetivo de um inventário é identificar, quantificar e classificar cada objeto. A classificação é possível a partir de uma seleção de informações básicas e comuns aos bens patrimoniais.

7 INVENTARIANDO O PATRIMÔNIO ARTÍSTICO
FICHA DE INVENTÁRIO É o registro utilizado para a documentação de patrimônio artístico. As informações nela contidas servem de guia para a gestão de cada peça.

8 INVENTARIANDO O PATRIMÔNIO ARTÍSTICO
FICHA DE INVENTÁRIO A ficha completa encontra-se disponível para download em PDF no site do Cepam ( Para acessá-la, clique no link programa patrimônio em rede e, em seguida, no ícone ficha de inventário. Uma vez identificadas as peças e preenchidas as fichas, as informações devem ser transcritas para o sistema Gepre, no endereço eletrônico

9 INVENTARIANDO O PATRIMÔNIO ARTÍSTICO
FICHA DE INVENTÁRIO Após o cadastramento da ficha no Gepre, o sistema gera automaticamente uma numeração a ser copiada na ficha impressa. Esse número representa o registro da peça no inventário. As informações em papel devem ser arquivadas de maneira organizada, separadas por órgão (instituição proprietária) e armazenadas em local adequado, preferencialmente no Setor de Patrimônio.


Carregar ppt "O QUE É PATRIMÔNIO ARTÍSTICO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google