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COLEÇÃO VIVER, APRENDER

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Apresentação em tema: "COLEÇÃO VIVER, APRENDER"— Transcrição da apresentação:

1 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
12 E 13 DE MARÇO MINAS GERAIS

2 PAUTA Com objetivo de conhecer a coleção Viver, aprender , os principais conceitos que a fundamentam e as possibilidades de trabalho com o material: – manhã: apresentação, breve histórico, alfabetização e letramento. - tarde: conhecendo o material. – manhã: desenvolvimento de seqüência didática – Ciências Naturais e Matemática. - tarde: projeto de Ciências Naturais e Matemática-interdisciplinaridade; avaliação do encontro.

3 AÇÃO EDUCATIVA Organização não-governamental sem fins lucrativos, fundada em 1994, em São Paulo; Desenvolve projetos educacionais que promovem a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável no Brasil; Realiza atividades de assessoria, pesquisa e formação, além de divulgar materiais e subsídios a educadores, jovens e agentes sociais

4 AÇÃO EDUCATIVA Três áreas de atuação: Educação Juventude
Espaço de cultura e ação social

5 AÇÃO EDUCATIVA Área de Educação:
Atuação junto a escolas e programas na área de Educação; Intervenção nas políticas públicas amplas; Larga tradição de trabalho na área de Educação de Jovens e Adultos; Atuação na assessoria a programas educativos, participação e apoio a redes e fóruns, salas de aula experimentais, formação de educadores e elaboração de subsídios e materiais pedagógicos.

6 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
MATERIAIS DIDÁTICOS Coleção 2.º segmento Parceria Ação Educativa e Global Editora

7 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Coleção elaborada pela Ação Educativa a pedido do Ministério da Educação a partir de 1997, sob a coordenação de Cláudia Lemos Vóvio; Sistematiza e incorpora avanços das pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento das dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar; Projeto de acordo com a proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos.

8 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Reformas educativas – Ministério da Educação Distribuição de subsídios pedagógicos a estados e municípios; Financiamento de projetos de formação de educadores; Impressão de materiais; Coleção elaborada pela ONG Ação Educativa, impressa e distribuída pelo MEC

9 A coleção Conta com 11 livros e busca abranger problemas e assuntos que correspondem aos interesses e necessidades educativas de jovens e adultos e das comunidades em que estão inseridos; É um projeto construído coletivamente, no qual princípios educativos e propostas pedagógicas dão sustentação aos textos, às atividades e aos projetos de trabalho sugeridos.

10 Livros disciplinares Seis livros partem de temas relativos às principais formas de participação na sociedade contemporânea; Cinco livros tratam de conhecimentos lingüísticos e matemáticos.

11 Arquitetura dos livros
Cada livro é formado por três partes: Livro do estudante Roteiro de atividades Livro de professores Propõe ao professor a criação e o desenvolvimento de projetos coletivos de trabalho;

12 Seis livros temáticos

13 Viver, Aprender

14 Viver, Aprender

15 Unificado – 5ª e 6ª série (temático)

16 Unificado – 7ª e 8ª série (temático)

17 Livros disciplinares Cinco livros tratam de conhecimentos lingüísticos e matemáticos; Aprendizagens fundamentais para ação efetiva na sociedade de cultura escrita: dois de Linguagem, dois de Matemática e um de Língua Estrangeira Moderna

18 Viver, Aprender

19 Viver, Aprender

20 Viver, Aprender

21 Unificado – 5ª e 6ª série (disciplinar)

22 Unificado – 7ª e 8ª série (disciplinar)

23 Arquitetura dos livros
Objetivo: Oferecer condições aos estudantes para: Desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimentos para tomada de decisões; Aprender a investigar a realidade; Reconhecer as desigualdades sociais e econômicas e sociais; Ter acesso a bens culturais.

24 Seis Focos de Atenção...

25 Foco 1 A continuidade do processo educativo
Programas viáveis e compatíveis às necessidades dos envolvidos; A criação de oportunidades para que pessoas ampliem conhecimentos 25 25

26 Foco 2 Diversidade cultural
Implica conhecer os educandos e: Reconhecê-los como produtores e portadores de cultura e que essa bagagem é diversa e relacionada às suas biografias e ciclos de vida, aos grupos a que pertencem, ao contexto em que vivem, entre outros. Identificar e integrar os conhecimentos, valores, representações, expectativas e habilidades que possuem; Considerar que a alfabetização provoca mudanças identitárias; Organizar projetos educativos em função dessa bagagem e necessidades dos grupos. 26 26

27 Foco 3 Educação não se faz por transferência
Práticas e propostas que se conectam a projetos e necessidades dos grupos atendidos e respondam às exigências sociais; A realidade local, o diagnóstico de questões e a busca de soluções e intervenção são tarefas e conteúdos a serem contemplados no processo de alfabetização; Situações reais e significativas, relacionadas à vida; Situações comunicativas como aquelas que as pessoas falam, lêem e escrevem no mundo social 27 27

28 Foco 4 Ambiente alfabetizador
Organizar os tempos e os espaços de modo a favorecer: O diálogo e a negociação entre todos os envolvidos; A articulação e a mobilização dos grupos que tomam parte do processo educativo e de outros da comunidade; O intercâmbio de experiências e saberes; 28 28

29 Foco 5 Alfabetizar e letrar simultaneamente
Requer: Superar a noção de que o foco da alfabetização concentra-se em ler para aprender a ler e em escrever para aprender simplesmente a tecnologia da escrita; Promover uma gama diversificada de situações de: produção de textos (orais, escritos ou em outras linguagens), de leitura e interpretação de textos, de acesso a diversas fontes de informação, de reflexão sobre a linguagem como objeto de estudo; 29 29

30 Foco 6 Ação dos(as) professores(as)
Rever a Ação Pedagógica; Conhecer e reconhecer os educandos como sujeitos de aprendizagem; Rever e atualizar seus papéis e atribuições; Promover a elaboração, proposição e implementação de ações educativas criadas pelos(as) professores(as). 30 30

31 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Fundamentos da proposta pedagógica da coleção: Diferenças no modo de operação cognitiva de sujeitos pouco ou não escolarizados; Atividades que contribuem para o desenvolvimento das habilidades cognitivas de jovens e adultos: Trabalho; Participação política em movimentos sociais e sindicais.

32 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Os percursos de aprendizagem delineados nas propostas pedagógicas da coleção visam a promover ações que favoreçam a tomada de consciência, por parte dos educandos, de seus processos cognitivos, a partir da identificação de seus conhecimentos prévios, fomentando a análise e reflexão sobre o próprio percurso de aprendizagem.

33 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Foram traçadas estratégias para a elaboração desta coleção com o sentido de produzir um material flexível, para permitir a utilização criativa pelos educadores; Optou-se pela elaboração de projetos didáticos que articulem diversas áreas curriculares para a resolução de problemas;

34 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Três estratégias delineiam a distribuição dos diversos tipos de texto na coleção: Organizar as atividades de leitura e escrita em torno de variados tipos de texto, articulando-os às temáticas de cada módulo; Atividades de leitura que favorecem o papel de mediador do educador; Seleção de textos significativos para os educandos que, ao mesmo tempo, abordem informações substanciais para o tratamento dos eixos temáticos e problematizações propostos nos módulos.

35 COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Objetivo: Formação de um leitor autônomo e crítico, através de aprendizagens que proporcionem a compreensão dos textos, o diálogo entre a escrita e o leitor, a recriação de sentidos, o estabelecimento de relações e a mobilização de conhecimentos do leitor para dar coerência àquilo que leu.


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