A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

The Onlife Manifesto: Luciano Floridi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "The Onlife Manifesto: Luciano Floridi"— Transcrição da apresentação:

1 The Onlife Manifesto: Luciano Floridi
Being Human in a Hyperconnected Era Luciano Floridi DG Connect, a Direção-Geral da Comissão Europeia para redes de comunicações, conteúdo e tecnologia

2 Acreditamos que (O Manifesto OnLife) as TICs não são meras ferramentas, mas sim forças ambientais que estão afetando cada vez mais: Nossa auto-concepção (quem somos); Nossas interações mútuas (como nos socializamos); Nossa concepção da realidade (nossa metafísica) e Nossas interações com a realidade (nossa agência). O impacto exercido pelas TICs é em função de quatro grandes transformações: A distinção entre realidade e virtualidade; A distinção entre humano, máquina e natureza; A inversão da escassez de informações para a abundância de informações e; A mudança da primazia das coisas, propriedades e relações binárias independentes, à primazia das interações, processos e redes.

3 Nossa percepção e compreensão da realidade são necessariamente mediadas por conceitos.
Eles funcionam como interfaces através das quais experimentamos, interagimos de forma semântica (dar sentido e significando) para o mundo. De fato, apreendemos a realidade através de conceitos, assim, quando a realidade muda muito rapidamente e dramaticamente, como está acontecendo hoje, em função das Tecnologias Emergentes (TDIC), estamos conceitualmente equivocados.

4 A modernidade foi, de fato para alguns ou muitos, uma momento significativo e gerou múltiplos e grandes frutos em todas as esferas da vida. Na modernidade o desenvolvimentos do conhecimento científico (termodinâmica, eletromagnetismo, química, fisiologia ...) trouxe uma lista interminável de novos artefatos e ferramentas em todos os setores da vida. A racionalidade e razão foram os atributos modernos dos seres humanos, tornando-os distintos dos animais. Como resultado, a ética era uma questão de sujeitos autônomos racionais e não seres sociais.

5 As visões modernas e as organizações políticas foram permeadas por metáforas mecânicas: forças, causalidade e, acima de tudo, controle. Padrões hierárquicos foram modelos-chave para a ordem social. Os poderes legislativos, executivo e judiciário considerados equilibrados entre si, protegiam contra o risco de abuso de poder. As TICs desestabilizam e exigem que se repensem as visões de mundo e as metáforas subjacentes estruturas políticas modernas.

6 Vale ressaltar que a dúvida cartesiana, e as suspeitas relacionadas ao que é percebido através dos sentidos humanos, levaram a uma confiança cada vez maior nas formas de controle. Paradoxalmente, nestes tempos de crise econômica, financeira, política e ambiental, é difícil identificar quem tem controle sobre o que, quando e dentro de qual parâmetro. A experimentação da liberdade, igualdade e alteridade nas esferas públicas torna-se problemática num contexto de identidades mediadas e com interações calculadas. A abundância de informações também pode resultar em sobrecarga cognitiva, distração e amnésia (o presente esquecido).

7 “O que é ser humano em uma era hiperconectada?"
Os dados são gravados, armazenados, computados e realimentados em todas as máquinas, aplicativos e dispositivos, criando infinitas oportunidades para ambientes adaptáveis ​​e personalizados. Filtros de vários tipos continuam a destruir uma percepção objetiva e imparcial da realidade, ao mesmo tempo elas abrem novos espaços para interações humanas e novas práticas de conhecimento.

8 “Público e Privado?" A distinção entre público e privado tem sido frequentemente compreendida como termos opostos. Hoje, o privado está associado à intimidade, autonomia, e abrigo do olhar do público, enquanto o público é visto como o reino da exposição, transparência e prestação de contas. Isto sugere que dever e controle estão no lado do público, e a liberdade está do lado do privado.

9 “Tornando-se uma Sociedade Digitalmente Alfabetizada"
Refletir sobre uma realidade hiperconectada requer reconhecer como nossas ações, percepções, intenções, moralidade, até mesmo nossa corporalidade estão entrelaçadas às tecnologias. O desenvolvimento de uma relação tecnológica não deve procurar encontrar um lugar transcendental fora destas mediações, mas sim um entendimento imanente de como as tecnologias nos moldam como seres humanos, enquanto nós, seres humanos, moldamos criticamente as tecnologias.

10 “Comentários de Charles Ess"
A Internet é uma extensão importante do espaço público, mesmo quando operada e de propriedade de atores privados. As noções de públicos fragmentados, de terceiros espaços e de bens comuns, e os maior foco no uso em detrimento da propriedade desafia a nossa compreensão atual da distinção público-privado. As novas oportunidades e riscos para os processos democráticos, normas e direitos, começando com a liberdade de expressão nas esferas públicas, onde elas são cada vez mais controladas pelas corporações. Esses riscos incluem “censura corporativa” (Éticas e Estéticas) Limitações nas expressões online imposta, por exemplo, pelo Facebook, Google e outros grandes proprietários.

11 “Comentário de Luciano Floridi"
As transformações aqui mencionadas podem ser entendidas como uma quarta revolução em nossa antropologia filosófica. Depois de Copérnico, Darwin e Freud (neurociência), as TDICs (Turing) estão lançando novas luzes em nossa autocompreensão. Pode ser preferível falar de uma era informacional em vez de uma era computacional, porque é o ciclo de vida cada vez mais difundido e cada vez mais importante da informação (da criação à gestão, ao uso e consumo, que afetam profundamente o bem-estar individual e social. A distinção entre público e privado provavelmente precisará ser redefinida.

12 “Comentário de Luciano Floridi"
Repensar e desenvolver novas formas de educação estão certamente entre os desafios mais emocionantes do nosso tempo. Existem grandes oportunidades, mas também sério risco de perdê-los. Devemos repensar quais técnicas serão mais viáveis ​​para gerenciar os processos de aprendizagem, quando na verdade o problema fundamental não é como, mas o quê: que tipo de o conhecimento será necessário e esperado.

13 “Comentário de Jean-Gabriel Ganascia"
A sociedade atual mostra que a maioria os impactos concretos da era computacional no espaço público foram inesperados. Isso não significa apenas que os computadores e as redes proliferaram mais rápido do que o imaginado, mas também que o tipo de consequências sociais desenvolvimentos (redes sociais, blogs, wikis, negociação de alta frequência etc.) muitas vezes têm estado longe de nossas concepções. Estamos entrando em uma época que alguns filósofos dos anos oitenta e noventa, (Lyotard e Baudrillard), qualificaram como “pós-modernidade”.

14 “Comentário de Yiannis Laouris"
Eu elaborei a necessidade de reprojetar o conceito de vida e como a imortalidade emergente de artefatos e informações exerce pressão sobre alcançar a imortalidade da mente e/ou do humano. O conceito de "ser humano" é o de "estar vivo". Optei pela atenção aos riscos criados pela viabilidade da democracia direta (modelos de participação democrática em que todos os membros têm igualdade de acesso, voto e voz em todas as questões. Elaborei os requisitos das tecnologias necessárias para reinventar a democracia na era digital, especialmente à luz da imortalidade virtual e abundância de informações, que inevitavelmente resultam em sobrecarga cognitiva (distração). Devemos garantir que o indivíduo terá acesso a todas as informações relevantes, alternativas, argumentos e futuros previstos que possam surgir de acordo com a escolhas que ele faz.

15 “Comentário de Ugo Pagallo"
Para ir direto ao assunto, deixe-me insistir em dois dos meus problemas: Tudo sobre a nossa compreensão do passado e, portanto, a própria noção da “modernidade“ e Além das habituais ferramentas legais e rígidas de governabilidade, como as leis nacionais e regras, tratados internacionais ou códigos de conduta, estou convencido que devemos dar atenção aos atores de governança. Multiagentes complexos que interagem “onlife” dependendo dos aspectos técnicos e dos mecanismos de design.

16 “Comentário de Judith Simon"
Historicamente, as igrejas e, mais tarde, os estados foram os principais agentes informacionais que coletavam dados sobre seus membros e cidadãos desde a data de nascimento até as mortes. Naturalmente, esta coleta de informações nunca parou nas fronteiras nacionais, uma vez que o conhecimento sobre os inimigos foi tão essencial quanto um meio de permanecer no controle. O Manifesto observa que ovos agentes informacionais, novos jogadores poderosos surgiram nos eixos de conhecimento/poder: grandes empresas de internet, tanto quanto os mais ocultos, controlam o backbone do tráfego da internet.

17 “Comentário de Judith Simon"
O Manifesto sugere que entramos em um mundo em que as nações parecem ter perdido muito do seu poder. Na superfície essa observação parece quase sem sentido: não só exigem muitos desafios que enfrentar o esforço multinacional - Protocolo de Kyoto como uma tentativa de combater o clima mudança. Também temos várias autoridades transnacionais que impõem restrições à soberania dos estados-nação. Naturalmente, esta coleta de informações nunca parou nas fronteiras nacionais, uma vez que o conhecimento sobre os inimigos foi tão essencial quanto um meio de permanecer no controle. O Manifesto observa que novos agentes informacionais, novos jogadores poderosos surgiram nos eixos de conhecimento/poder: grandes empresas de internet, tanto quanto os mais ocultos, controlam o backbone do tráfego da internet.

18 “Comentário de Judith Simon"
Em nosso mundo hiperconectado, as alianças entre os poderosos dependem criticamente da conformidade das massas. No entanto, nunca foi tão fácil parar de jogar junto, mudar o jogo através da ação coletiva distribuída. Neste princípio, temos acesso a uma ampla variedade de produtos e serviços e podemos e devemos ser mais cuidadoso em nossas escolhas. Precisamos entender o relacionamento entre comprar e ser vendido e agir de acordo. Como consumidores, precisamos reconhecer que uma vez que deixamos de estar dispostos a pagar por produtos e serviços, estamos pagando simplesmente com uma moeda diferente - nossos dados.

19 “Comentário de May Thorseth"
Em contextos políticos, o problema da abundância de informações também precisa ser resolvido: a tentação de coletar informações, em vez de discutir ou interagir com opositores políticos é uma ameaça para o público. Outra questão importante no Manifesto é sobre a distribuição ou (falta de) compartilhamento responsável. Como nenhum órgão governamental ou não governamental ou outras organizações são capazes de manter o controle, e os fluxos de informação são menos transparentes do que antes, isso parece ter um impacto negativo sobre a responsabilidade: nenhuma instituição ou indivíduo pode ser responsabilizados.

20 “Comentário de May Thorseth"
O que costumava ser considerado íntimo entre os jovens, como por exemplo, as relações sexuais são vistas muito menos privadas em comparação com as ocupações dos pais, ou afiliações políticas de hoje. Ao invés de falar de privado versus público há necessidade de enfatizar a importância do contexto: o que for contestado em o espaço público não é mais puramente privado. Privado e público não são mais contrapartes, mas complementares categorias sendo desafiadas pelas tecnologias de informação e comunicação.


Carregar ppt "The Onlife Manifesto: Luciano Floridi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google