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  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC

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Apresentação em tema: "  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC"— Transcrição da apresentação:

1 A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico
Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em Atendimento Educacional Especializado Técnica em Educação-SME-Fortaleza

2 Novas perspectivas de Ação
Gestão SME Políticas Públicas Acompanhamento Escola Currículo, avaliação, PPP

3 Perspectiva Inclusiva
Escola Comum Educação Especial Perspectiva Inclusiva

4 Currículo Avaliação Salas de Recursos Novas Concepções Marcos Legais
Escola Comum Currículo Avaliação Aprendizagem Ensino Educação Especial Novas Concepções Marcos Legais Salas de Recursos AEE Formação profs

5 Projeto político pedagógico Aprendizagem como foco
Novas perspectivas Papel do professor Gestão democrática Projeto político pedagógico Aprendizagem como foco

6 Projeto Político Pedagógico
• Documento que apresenta a intencionalidade das ações da escola; • Sistematização – a partir de um diagnóstico da demanda da escola – do planejamento e do desenvolvimento do trabalho.

7 Projeto Político Pedagógico
Porquê Político? Porque o PPP representa a escolha de prioridades de cidadania em função das demandas sociais.

8 Projeto Político Pedagógico
Porquê Pedagógico? Porque representa a organização e sistematização das intenções em ações educativas.

9 Infraestrutura Ambiente escola Acessibilidade
Projeto Político Pedagógico Proposta pedagógica da escola Acesso,, permanência e sucesso escolar Formação de professores Infraestrutura Ambiente escola Acessibilidade Prática pedagógica

10 Recordando...Funções do AEE
Organizar situações que favoreçam o desenvolvimento do aluno Produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas desses alunos Promover a inclusão e interação do aluno na sala de aula do ensino regular.

11 Característica do AEE Resguarda características educacionais e deve favorecer o desenvolvimento dos alunos e a superação dos aspectos impostos pela deficiência, que podem limitar a aprendizagem.

12 Eixos de articulação entre a escola e o AEE
Acompanhamento em conjunto da utilização dos recursos e do progresso do aluno no processo de aprendizagem Formação continuada dos professores e de toda a equipe escolar

13 AEE e as Parcerias Setores da comunidade escolar
Organização dos horários de oferta do AEE Projetos escolares interdisciplinares Planejamento para acessibilidade física nas escolas

14 O AEE e o Projeto Político Pedagógico da escola
RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

15 RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009
•Prevê a oferta do AEE, preferencialmente, em escolas comuns, na sala de recursos multifuncionais; • Apresenta o AEE como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

16 AEE e o Projeto Político Pedagógico
O PPP deve contemplar o AEE como uma das dimensões da escola das diferenças O PPP deve prever a organização e os recursos para o AEE: Sala de recurso multifuncional Matrícula do aluno no AEE Aquisição de equipamentos

17 AEE e o Projeto Político Pedagógico
O PPP deve prever a organização e os recursos para o AEE: Indicação de professor para o AEE Articulação entre o professor de AEE e o de ensino comum e redes de apoio interno e externo à escola

18 AEE e o Projeto Político Pedagógico
O PPP deve prever a organização e os recursos para o AEE: em uma escola próxima ou centro especializado, no caso de inexistência do serviço na escola

19 AEE e o Projeto Político Pedagógico
O PPP deve prever : ações de acompanhamento e articulação entre o professor do AEE os das salas comuns ações de monitoramento na produção de materiais didáticos especializados e os recursos necessários

20 AEE e o Projeto Político Pedagógico
NO PPP da escola deve estar previsto também outros profissionais da educação, como: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, instrutor de Libras e outros que atuem no apoio, principalmente às atividades de alimentação, higiene e locomoção (profissional de apoio);

21 AEE e o Projeto Político Pedagógico
O PPP deve prever : o horário do professor de AEE para que possa realizar o atendimento ao aluno, preparar material didático, receber as famílias dos alunos, os professores das salas comuns e demais profissionais

22 AEE e o Projeto Político Pedagógico
O PPP deve estabelecer : formas de avaliar o AEE, de alterar práticas, de inserir novos objetivos e de definir novas metas para o aprimoramento do trabalho

23 AEE: o papel da gestão escolar
Neste sentido, caberá a gestão zelar para que o AEE não seja descaracterizado de suas funções e para que os alunos não sejam categorizados, discriminados e excluídos do processo avaliativo utilizado pela escola; È papel de todos consolidar o PPP como garantia de uma escola democrática e para todos.

24 Obrigada! di.rejane@gmail.com


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