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1 A administração fiscal canadense e suas relações com a sociedade civil Yvon L. Caron Associação de Planejamento Fiscal e Financeiro do Canadá.

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1 1 A administração fiscal canadense e suas relações com a sociedade civil Yvon L. Caron Associação de Planejamento Fiscal e Financeiro do Canadá

2 2 As relações de cooperação entre o Estado a empresa privada no campo fiscal.

3 Princípios: b b Abertura de espírito b b Compreensão e respeito dos papeis e responsabilidades de cada um b b Comunicação : - franca e completa - imparcial - apartidãria b b confiança b b respeito mútuo 4a

4 4 Uma mudança de cultura

5 Cultura afetada: b b por preconceitos b b pela experiência b b pela educação b b pelos valores b b pelo meio ambiente b b pela prioridade b b pelo ego b b pelos prismos b b pelas realidades vs a impressão 8a

6 VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS E CONSERVAÇÃO DOS CUSTOS b b Interesse comum sim ou não ? b b Consequências ? b b Riscos ? b b Vantagens vs Riscos ? 9a

7 7 Compreensão dos papéis e das responsabilidades

8 RELAÇÃO FUNDADA SOBRE : b b Suspeição e b b O confronto OU b b Abertura de espírito b b Respeito : - Papeis - Responsabilidades 12a

9 9 Diferenças de compreensão e de interpretação

10 O arbitrário e e A incompreensão genera A desconfiança 15a

11 11 Uma solução vencedora

12 CONCERTAÇÃO = Participação activa e positiva na redução dos custos de operação das administrações fiscais ! 17a

13 NO PLANO HUMANO b b Participação direta na melhoria da nossa sociedade b b Favorece a implantação de valores fundamentais b b Nossa sociedade tira ao máximo em: - seus recursos - seus talentos 18a

14 RESULTADO DE UMA COLABORAÇÃO ABERTA b b Melhor comunicação b b Estabelecimento de um clima de confiança b b Melhor compreensão entre duas entidades que sem : - objetivos comuns - interesses divergentes 19a

15 15 Uma relação apartidária e não conflitiva

16 COOPERAÇÃO NÃO QUER DIZER AGIR PARA E EM NOME DO OUTRO 22a

17 17 Uma hipótese de trabalho não para todos

18 Os funcionãrios são devedores aos eleitos e estes aos cidadões. 25a

19 19 O e.comércio – uma nova maneira de fazer

20 ALDEIA GLOBAL = UMA REALIDADE Mas a gente não conhece todas as suas ruas e avenidas 27a

21 SOCIEDADE EXIGE : b b Uma maior transparência b b Gestão mais aberta b b Grande honestidade b b Alto grau de ética 28a

22 PARA QUE UMA PRECERIA TENHA SUCESSO b b Definir balisas b b Respeitar o terreno de cada um b b Estabelecer controles 30a

23 A « SPONTANEÍDADE » E DA DEONTOLOGIA EXIGE : b b Regras de imputabilidade clares b b Que sejàm respeitadas b b Que a gente se dê instrumentos de controle b b Apoiado por uma legislativo 31a

24 PARA GARANTIR A CREDIBILIDADE DELES, AS MÍDIAS DEVEM SER : b b Neutras b b Objetivas b b Respeitadas se querem estabelecer sua influença 33a

25 25 O Estado deve governar ! O Estado deve governar !

26 26 A contribuição do setor privado

27 Não esquecemos que o setor privado é o primeiro beneficiário : 1. de uma maior eficâcia 2. de uma redução dos custos 35a

28 Uma fonte de referência 38a

29 A primeira impressão pode ser desagradáves : isto é, encontrar-se com uma forma de controle adicional … 44a

30 As autoridades fiscais necessitam de uma intervenção : b b Neutra b b Autônoma b b Credível b b Representativa b b Objetiva 47a

31 MUDANÇA DE CULTURA E DE MENTALIDADE EXIGE : b b Tempo b b Paciência … e sobretudo BOA VONTADE 48a

32 RESULTADOS b b Serviços mais adaptados à necessidades b b Melhores qualidades b b Relações mais harmoniosas b b Maior eficâcia (pública e privada) b b Redução de custo para todos 50a

33 33 Conclusão Conclusão

34 34 A questão não é perguntar-se que forma esta colaboração deve assumir, mas assegurar-se de que ela toma forma.

35 O verdadeiro desafio é de assegurar-se que esta cooperaçao tome forma ! ! ! 52b

36 36 Senhoras e senhores, agradeço por sua atenção e, na medida do possível, terei prazer em responder às suas perguntas.


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