A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!"— Transcrição da apresentação:

1 TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!
DIOCESE DO FUNCHAL ASSEMBLEIA DIOCESANA DAS DIREÇÕES DOS SECRETARIADOS DIOCESANOS, OBRAS E MOVIMENTOS LAICAIS TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!

2 CONVERSÃO PASTORAL.... «…aquilo que pretendo deixar expresso aqui, possui um significado programático e tem consequências importantes. Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. (…) Não nos serve uma simples administração. Constituamo-nos em «estado permanente de missão», em todas as regiões da Terra…» Papa Francisco, Alegria do Evangelho, nº 25

3 Mês missionário extraordinário…
OUTUBRO DE 2019 CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DA Carta Apostólica Maximum Illud, de Bento XV - que após a terrivel primeira gerra mundial, quis dar um novo impulso à missão da Igreja, convidada a anunciar com a santidade de vida e as boas obras, a caridade do Senhor.

4 Mês missionário extraordinário…
OBJETIVO Despertar em medida maior a consciência da missão ad Gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da Vida e da Pastoral.

5 CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA
Nota Pastoral “Todos, tudo e sempre em missão” 20 maio 2018 Ano Missionário em todas as dioceses, de outubro de 2018 a outubro de 2019

6 SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!
Diocese do funchal SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO! Ano Pastoral Percursos já propostos.... Corresponsabilidade e Participação Diocese do Funchal - Igreja em Missão Viver em Igreja a Alegria de Ser Cristão Igreja Jovem com os Jovens....

7 Mês missionário extraordinário...
O que deseja o Papa Francisco? Que o mês missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular: ORAÇÃO – alma de toda a missão; ANUNCIO DO EVANGELHO; REFLEXÃO BIBLICA E TEOLOGICA SOBRE A MISSÃO, OBRAS DE CARIDADE CRISTÃ AÇÕES CONCRETAS DE COLABORAÇÃO COM AS IGREJAS.

8 TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSÃO!
ANO MISSIONÁRIO – TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSÃO! ENCONTRO PESSOAL COM JESUS CRISTO O ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO VIVER A MISSÃO: RENOVAÇÃO MISSIONÁRIA

9 TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSÃO!
ENCONTRO PESSOAL COM JESUS CRISTO Oração Pessoal e Comunitária, Sacramentos… Não tenhamos dúvidas, sem o encontro com Cristo tudo o resto será estéril, Não se trata apenas de analises sociológicas, planos bem traçados, instrumentos e ações pastorais bem delineadas! Se tudo isto não for passado e repassado na oração e nela no encontro pessoal com Cristo – pode ser tudo muito bonito, muito bom e belo – mas será tudo estéril, cansativo e desmotivador.

10 TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSÃO!
ENCONTRO PESSOAL COM JESUS CRISTO O ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO «levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, porque o anúncio do Evangelho, Jesus Cristo, é o anúncio essencial, o mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, o mais necessário» (EG 127).

11 TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSÃO!
ENCONTRO PESSOAL COM JESUS CRISTO O ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO VIVER A MISSÃO: - Aspectos concretos da vida em Missão!

12 TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSÃO!
ENCONTRO PESSOAL COM JESUS CRISTO O ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO VIVER A MISSÃO: RENOVAÇÃO MISSIONÁRIA «É um apelo a que todos – bispos, padres, diáconos, consagrados e consagradas, adultos e jovens, adolescentes e crianças – façam experiência da missão. Sair…ir a outra paróquia, outra diocese, outro pais em missão!»

13 Ano missionário ASPECTOS CONCRETOS:
Carta do Papa por ocasião do Centenário da Promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”: - Oração - Anuncio do Evangelho - Reflexão Bíblica e teológica sobre a missão - Obras de caridade cristã - Ações concretas de colaboração e solidariedade entre as igrejas.

14 Ano missionário ASPECTOS CONCRETOS:
Nota Pastoral da Conferência Episcopal – TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSÃO! A) Encontro pessoal com Jesus Cristo na sua Igreja: - Oração Pessoal e comunitária - Eucaristia - Palavra de Deus

15 Ano missionário ASPECTOS CONCRETOS:
Nota Pastoral da Conferência Episcopal – TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSÃO! B) Testemunho: - Santos - Os mártires da Missão e os confessores da fé nas igreja - (Ler a carta sobre a santidade, que o papa escreveu recentemente)!as espalhadas pelo mundo.

16 Ano missionário c) Formação sobre a missão. ASPECTOS CONCRETOS:
Nota Pastoral da Conferência Episcopal – TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSÃO! c) Formação sobre a missão. - Bíblica - Catequética - Espiritual - Teológica

17 Ano missionário - Coragem de ultrapassar a pastoral de conservação
ASPECTOS CONCRETOS: Nota Pastoral da Conferência Episcopal – TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSÃO! D) Caridade Missionária: - ajuda material e humana para a Evangelização e formação nas Igrejas mais necessitadas. - Coragem de ultrapassar a pastoral de conservação - Centros Missionários Diocesanos - Grupos Missionários Paroquiais - Laboratórios Missionários - Células Paroquiais de Evangelização.

18 Espírito santo – PROTAGONISTA DA MISSÃO
Tudo isto não é só renovar o velho, mas deixar que o Espirito Santo Crie o novo. - Não será sobretudo resultado nosso, mas da Ação do Espirito Santo em nós! - Livro de oração habitual – Atos dos Apóstolos.

19 Espírito santo – animador da MISSÃO
Será que deixo que Ele seja – podemos questionar-nos – o protagonista? Ou quero domesticá-lo, enjaulá-lo nas numerosas estruturas mundanas que, afinal, nos levam a conceber as nossas organizações e serviços como uma firma, uma empresa, algo nosso, mas com a benção de Deus? Não isto não esta bem! Devemos fazer esta pergunta: deixo que seja Ele ou prendo-o? Ele, o Espirito Santo faz tudo; nos somos apenas seus servos.” (Papa Francisco, Às obras missionarias pontifícias, 1/06/2018. .

20 ESPIRITUALIDADE DA PRESSA...

21 Espiritualidade da pressa....
“Maria, quando foi ter com Isabel, não o fez como um gesto seu, como missionária. Foi como serva daquele Senhor que trazia no ventre: nada disse sobre si mesma, levou somente o Filho e louvou a Deus. Mas é verdade que ia depressa. Ela ensina-nos esta pressa fiel, esta espiritualidade da pressa. A pressa da fidelidade e da adoração. Não era a protagonista, mas a serva do único protagonista da missão!


Carregar ppt "TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google