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MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

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Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
Departamento de Promoção Comercial É comum as pessoas não saberem, mas o Ministério das Relações Exteriores também faz promoção comercial, ainda que com um viés político.

2 Ministério das Relações Exteriores
DPR Departamento de Promoção Comercial DPG Divisão de Programas de Promoção Comercial DIC Divisão de Informação Comercial DOC Divisão de Operações de Promoção Comercial DFT Divisão de Feiras e Turismo Este é o Departamento de Promoção Comercial, que é composto por 4 divisões em Brasília, além dos 57 Secoms espalhados pelo mundo. DOC – organiza as missões comerciais no exterior. Algumas são organizadas no contexto de uma visita presidencial ou do Ministro de Estado das RE. Outras não. Excepcionalmente, missões são setoriais, mas, em geral, as missões empresarias levam consigo empresários de todas as aéreas. DPG – unidade gestora do Departamento. Administra a BTN, a contratação de assistentes técnicos no exterior, treinamento no Departamento, o SIPRI (Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia para Empresas) e atração de investimento para o Brasil SECOMs Setores de Promoção Comercial

3 Secoms no mundo Nova York Washington Miami Los Angeles Toronto Cidade do México Panamá Caracas Bogotá Quito Lima La Paz Santiago Buenos Aires Montevidéu Assunção São Domingos Lisboa Madri Paris Londres Dublin Milão Atenas Bruxelas Haia Berna Berlim Viena Copenhague Oslo Estocolmo Helsinki Varsóvia Moscou Kiev Pretória Argel Âncara Tel Aviv Riade Teerã Nova Delhi Pequim Hong Kong Escrit. Com. em Taipé Tóquio Seul Kuala Lumpur Cingapura Bangkok Jacarta Dubai Sidney Xangai Cairo Barcelona SECOMs – Não refletem tão-somente o comércio exterior, mas também um interesse político da SERE.

4 Setores de Promoção Comercial
Ministério das Relações Exteriores SECOMs Setores de Promoção Comercial Divulgam informações sobre oportunidades comerciais e de investimentos Oferecem apoio às empresas brasileiras exportadoras Produzem pesquisas de mercado e de produtos, além da análise de competitividade e concorrência

5 www.braziltradenet.com www.braziltradenet.gov.br
A BTN possui dois endereços para acesso de fácil memorização tanto para usuários brasileiros quanto para não-brasileiros. O conteúdo dos dois endereços é idêntico.

6 Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial
A BrazilTradeNet é o portal de comércio exterior do Ministério das Relações Exteriores. É a maior e mais completa rede de informações comerciais da América Latina, criada para estimular as exportações brasileiras e atrair investimento direto para o País. A BrazilTradeNet é administrada pelo Departamento de Promoção Comercial (DPR) do Itamaraty. O portal foi criado em 1998 e vem sendo atualizado constantemente. O conteúdo do site está disponível em português, inglês e espanhol. Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial

7 Objetivos da BrazilTradeNet
• facilitar e incrementar as exportações brasileiras, por meio da utilização de tecnologia de ponta e da rede de Setores de Promoção Comercial (Secoms); • oferecer informações estratégicas para fechamento de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras; • ampliar investimentos de empresas estrangeiras no Brasil; e • divulgar a imagem do Brasil e a qualidade de seus produtos.

8 Público Alvo • micro, pequenas e médias empresas brasileiras; • empresas brasileiras em busca de agentes financeiros estrangeiros; • importadores não-brasileiros; • investidores não-brasileiros; • tradings; • interessados em comércio exterior. Público-alvo. No plano externo: importadores e potenciais investidores. E no plano interno: exportadores e receptores de investimento.

9 BrazilTradeNet – dois acessos
Em sua página inicial, a BrazilTradeNet apresenta acessos para dois públicos distintos: o usuário brasileiro deve clicar no quadro azul (à esquerda) e o usuário não-brasileiro (estrangeiro que acessa o site fora do Brasil) deve clicar no quadro verde (à direita). Empresas brasileiras e não-brasileiras podem se cadastrar gratuitamente no site.

10 O Site Depois que o usuário clica no quadro azul ou verde da página inicial, o sistema apresenta uma página contendo um farto menu de opções de conteúdo (coluna à esquerda), por meio do qual o usuário pode facilmente localizar a informação de seu interesse.

11 Produtos e serviços Empresas brasileiras - informações sobre empresas brasileiras efetiva ou potencialmente exportadoras. Empresas não-brasileiras  - o maior banco de dados de empresas importadoras disponível no Brasil.

12 Empresas brasileiras e não-brasileiras
Empresas não-brasileiras têm acesso a mais de empresas brasileiras cadastras no portal BTN e as empresas brasileiras, por sua vez, têm acesso a mais de empresas não-brasileiras.

13 Pesquisa NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul
NCM – utilizada no site. 8 dígitos. 2 a mais do que a padronização internacional da World Customs Organization. Todos os produtos listados na BTN utilizam a NCM, de forma a facilitar as buscas por meio de um sistema padronizado.

14 Pesquisas de mercado Estudos aprofundados sobre a comercialização de produtos brasileiros em mercados estrangeiros, considerando diversos fatores competitivos, como barreiras tarifárias e não-tarifárias, legislação comercial, canais de distribuição, concorrência de empresas locais e estrangeiras, logística de transportes, etc. Pesquisas de Mercado: feitas pelos Secom ou, como é mais comum, por consultorias especializadas. 5 a 10 mil dólares. São divulgadas entre os exportadores e associações de classe do produto. Estão disponíveis na BTN gratuitamente.

15 Pesquisas de mercado A pesquisa no banco de dados da BrazilTradeNet pode ser realizada com a utilização de dois filtros básicos: produto ou área de negócio. Nestes dois casos, ainda pode-se filtrar por país importador, período da pesquisa, Secom responsável ou NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

16 Informação sobre produtos
. Informações sobre produtos - dados sobre a comercialização de produtos em mercados específicos, incluindo tratamento tarifário e não-tarifário aplicado à importação dos produtos brasileiros, lista de importadores locais e estatísticas de importação do produto. É rotina dos SECOMs colocar informações sobre produtos de interesse do comércio exterior brasileiro. Teoricamente, todo SECOM tem a obrigação de cadastrar produtos de interesse do comércio exterior do Brasil.

17 Oportunidades comerciais
Oportunidades comerciais – demandas por produtos brasileiros informadas por potenciais importadores. Oportunidade Comercial. Trata-se de uma oferta de importação da parte do importador estrangeiro, que detalha suas possibilidades de compra do produto brasileiro. Ao cadastrar-se na BTN, para cada produto (NCM) que o importador compra, é possível especificar a oferta de importação, com dados como preço, prazo, língua da negociação, etc.

18 Ofertas de exportação Oferta de Exportação. Trata-se de uma oferta da parte do produtor brasileiro. Ao cadastrar-se na BTN, para cada produto (NCM) que o exportador indica, pode-se detalhar a oferta para a venda do produto. Ofertas de exportação - informações sobre empresas brasileiras e seus produtos exportáveis. Inclui dados sucintos sobre a mercadoria e condições de comercialização.

19 Concorrências públicas
Concorrências públicas - concorrências públicas internacionais que possam resultar na concretização de negócios por parte de empresas brasileiras. Projetos de obras públicas - projetos passíveis de resultar em abertura de concorrências internacionais de interesse do empresariado brasileiro. Concorrências públicas: a maioria das concorrências públicas inseridas na BTN são de países da América do Sul. Os 25 da União Européia têm regulamentação restritiva relativa às compras governamentais. África e Ásia são mais distantes e apresentam custos maiores. O foco é em pequenas e médias empresas, uma vez que as grandes empresas, como as construtoras brasileiras, já conhecem o mercado internacional de concorrências, haja vista grande parte de seus lucros estarem ligados a esse setor.

20 Feiras Feiras. Catálogo sobre importantes feiras no exterior. A embaixada ou consulado presta apoio e financia estandes institucionais. O Usuário da BTN pode pesquisar e obter informações sobre feiras no Brasil e o no exterior.

21 BTNshowroom Prático e fácil de operar: o próprio empresário monta e dá manutenção ao seu showroom. Conteúdo trilíngue: Português, Inglês e Espanhol. Divulgação mundial: Divulgado por 57 Secoms do Itamaraty em 49 países. Diversas opções de busca: consultas podem ser feitas por produto, área de negócio, Estado ou nome da empresa. Trata-se da vitrine virtual da BTN para que o exportador brasileiro, ou potencial exportador, divulgue seu produto por meio de fotos e informações.

22 BTNshowroom Exemplo de uma empresa expondo seus produtos na BTN Showroom, com destaque para as informações oferecidas (exemplo: prazo de entrega e preço) e para a foto do produto, que pode ser ampliada para melhor visualização.

23 TradeMap Brasil Indicadores econômicos, tabelas e gráficos sobre comércio exterior - quadros estatísticos sobre: indicadores macroeconômicos, perfil de comércio exterior do país e evolução do seu intercâmbio comercial com o Brasil. Estatísticas de comercio exterior para o desenvolvimento de negócios internacionais. O TradeMap Brasil é fruto de um convênio entre o Centro de Comércio Internacional, órgão subsidiário das Nações Unidas, e o Departamento de Promoção Comercial. Fornece informações e análises sobre o mercado de cerca de 180 países e 5300 produtos.

24 Coleção “Como Exportar”
Coleção “Como Exportar”: Série composta por 51 ítens que reúne informações básicas sobre países específicos ou mercados integrados, de interesse do exportador brasileiro. Está disponível gratuitamente em formato PDF para os usuários da BTN. Geralmente, a versão on-line pode ser mais atualizada do que a versão impressa.

25 Missões comerciais internacionais
A partir de 2004, a BrazilTradeNet também passou a ser ponto de organização, apoio e divulgação das missões comerciais internacionais realizadas pelo Itamaraty. Por meio do site, os empresários interessados obtêm informações referentes às missões e manifestam seu interesse em participar das delegações comerciais, preenchendo um formulário eletrônico de inscrição. Os inscritos podem ter acesso a dados mais apurados sobre o país a ser visitado e sobre a organização da missão.

26 Produtos e serviços Inteligência Comercial (dados referentes a abril/2006) Como Exportar 51 Pesquisas de Mercado 292 Informações sobre Produto 2.744 Áreas e Blocos Econômicos 20 Indicadores Econômicos por País 150 Tendências de Mercado (produtos tabulados) 5.389 Cruzamento Estatístico (países contemplados) 115

27 Produtos e serviços Informação Comercial (dados referentes a abril/2006) Registro de Empresas Brasileiras 17.962 Registro de Empresas Estrangeiras Oportunidades Comerciais 1.532 Ofertas de Exportação 1.061 Projetos de Obras Públicas 150 Concorrências Públicas Internacionais 124

28 Publicações Está disponível no site uma série de publicações, focando as áreas de comércio e investimento. Entre elas, a coleção “Como Exportar”, o guia “Exportação Passo a Passo”, o manual “Investimento Passo a Passo”, o “Calendário de Feiras” e edições da revista “Brasil – Marca de Excelência”.

29 Casos de sucesso A comprovação da eficiência dos serviços prestados pela BrazilTradeNet chega ao Departamento em forma de “Casos de sucessos”, relatados pelos próprios usuários do sistema. O “Fale conosco” disponível da página da BrazilTradeNet é o meio pelo qual os usuários interagem com o Departamento e a equipe técnica. Assim, o relacionamento entre o usuário e a equipe técnica se torna cada vez mais simples e o site, cada vez mais aprimorado, de acordo com a expectativa dos usuários. Diariamente, a BTN atende a mais de 100 demandas do “Fale conosco”.

30 SIPRI Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia para Empresas 32 instituições denominadas Pontos Focais atuam na identificação e divulgação de oportunidades de investimento que surgem no País. SIPRI – 32 pontos focais: associações comerciais e industriais, Sebraes, federações de indústrias, secretarias de indústria e comércio dos Estados. Os SECOMs, ao identificarem empresas com interesse em investir no Brasil, passam a informação para os pontos focais, que, por sua vez, a repassam para empresas e/ou parceiros eventualmente interessados na captação desses investimentos.

31 PSCI Outro importante conteúdo do site diz respeito ao Programa de Substituição Competitiva das Importações (PSCI), proporcionando aos interessados maior entendimento sobre o Programa, em linguagem bastante acessível. Vale ressaltar que o material de divulgação do Programa também é concebido por equipe da BrazilTradeNet. O PSCI foi criado em maio de 2003, pelo Ministério das Relações Exteriores, para atender ao objetivo do Governo brasileiro de priorizar a América do Sul em sua política externa. O Programa é um conjunto de medidas pontuais destinadas a: • prover Governos e empresários dos países da América do Sul com informações qualificadas sobre as potencialidades e oportunidades objetivas de negócios com o Brasil; • promover e facilitar contatos entre importadores brasileiros e exportadores dos países sul-americanos.

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