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Últimos Filósofos Gregos
Prof. William B. Gomes Aula 4a
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Declínio dos Gregos Proposições de Aristóteles na direção de um conhecimento científico desaparecem nos séculos seguintes. Declínio científico relacionado em certa medida aos processos políticos e sociais. O impasse entre perturbações nacionais e bem estar social contribuem para o redirecionamento da preocupação filosófica. As concepções filosóficas permanecem atreladas ao pensamento anterior. Os filósofos, de certa forma ecléticos, preocupam-se em apresentar sistemas práticos de ética, pelas quais os indivíduos pudessem alcançar um estado de paz e independência mental. As filosofias deste período estão relacionadas aos estóicos, aos epicuristas e aos céticos.
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Critério para análise das teorias
Conceituação ontológica Descrição epistemológica Justificativa lógica Prescrição ética
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Os estóicos Fundador: Zeno de Citium (336-265, a.C.)
Escola funcionava no Pórtico de Atenas (stoá - daí estóicos)
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Estoicos “A virtude deve tornar o homem independente e feliz e a filosofia nada é senão o exercício da virtude”
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Estóicos: Ontologia Inanimados: matéria passiva;
A realidade é material Os seres são inanimados e animados Inanimados: matéria passiva; Animados: matéria ativa animados por um pneuma fogoso (Heráclito) O pneuma fogoso está em todo o universo: é o fogo cósmico, o Logos, a razão universal.
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Estóicos: Ontologia Logos = Razão Divina = Razão Universal
Logos = Fundamento da ordem cósmica à qual o homem não pode deixar de aderir tão completamente quanto possível; Logos = Dirige o universo Logos = Dirige a razão humana
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Estóicos: Episteme Coerente com a posição materialista, o conhecimento é sensorialista A alma, no momento do nascimento, é uma tábula rasa, todo o conhecimento procede dos sentidos Sensações levam ao conhecimento Empiristas - conhecimento por intermédio dos fenômenos sensíveis - percepções A imaginação é uma impressão, uma modificação da mente Da percepção derivam as recordações e destas a experiência geral Alma ativa = consciência evidente = consentimento
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Estóicos: Lógica A verdade provém de uma razão perfeitamente formada e representa uma espécie de lógica do mundo Conhecimento das leis naturais e viver de acordo com elas - consciência da necessidade Natureza é logos e logos é razão pura.
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Estóicos: Ética Liberdade - reconhecer pela razão as leis naturais e não agir contra elas O bem está na sabedoria de afastar-se das paixões e dos desejos; Liberdade é o exercício correto da razão para se afastar dos afetos A virtude é a lei que governa o universo Por um direito universal para todos
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Epicuristas Fundador: Epicuro (341-270 a.C.)
“O único bem absoluto é o prazer, o mal absoluto a dor. O estado positivo é a dor e o prazer é apenas a sua ausência”
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Epicuristas: Ontologia
Princípio: Atomismo Realidade constituída pelos átomos e seus movimentos (Demócrito) Certa indeterminação nos movimentos dos atómos deixam espaço para liberdade e controle sobre si mesmo Alma e corpo constituídas da mesma substância Materialistas
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Epicuristas: Episteme
Conhecimento sensorial dependente da memória Erro do conhecimento é erro de interpretação Empiristas
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Epicuristas: Lógica O critério da verdade é a percepção da emoção do prazer e dos desprazer Lógica moral: não deuses, não castigos, não temores
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Epicuristas: Ética O critério do bem e do mal é a nossa emoção
Usar a imaginação para reviver momentos felizes e prolongar a felicidade Autocontrole através da imaginação Não devem ser confundidos como sensualistas.
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Céticos Ceticismo - dúvida radical sobre o conhecimento verdadeiro
Filósofos relacionados: Pirrón de Elis ( a.C.; Sexto, o Empírico (sec. III d.C)
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Classificação do Pensamento Grego Segundo os Céticos
Dogmáticos que acreditavam haver descoberto a verdade - Aristóteles, Estóicos e Epicuristas Acadêmicos que acreditavam que a verdade não poderia ser apreendida - Academia de Platão Céticos que defendiam a busca incessante do conhecimento
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Contribuição dos Céticos
Pirrón ensinava que nossos juízos sobre a realidade são convenções pois são sempre baseados em sensações mutáveis. Assim, deve-se suspender o juízo e não se decidir por nenhuma crença ou opinião; Suspensão de juízos chama-se epoché
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Cícero Marco Túlio Cícero ( AC) foi um importante orador e estadista romano influenciado pelos ensinamentos de Platão e dos estóicos. Recupera o conceito platônico de alma imortal e incorpórea. Poderes da alma: memória, criatividade, atenção e sabedoria
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Cícero Psicoterapia de Cícero
Novamente: problema da relação entre alma e corpo Tratamento: desejo e convicção Não foi uma teoria de apelo popular.
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Marco Aurélio II Século AD reage a teoria de Cícero
Da vida humana o tempo é um ponto, a existência um fluxo, a sensação uma bruma, o corpo inteiro corruptível, a fama uma incerteza.
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Reação (continua) Todas as coisas da vida um rio,
todas as coisas do espírito sonhos e delírios, a vida um tormento e um viajante em terra estranha, Depois da fama, o ocaso O que pode ser a escolta da vida? Uma única coisa: filosofia.
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Plotino (203-269) Princípio Geral - Uno - Divindade Neo-platonismo
Memória - consciência vista em extensão Pela primeira vez a consciência e a autoconsciência é reconhecida Visão tripartida da alma
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Cristianismo Principal teórico: Saulo de Tarso
“Que aproveita ao homem ganhar a vida inteira e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma? (Marcos 8, 36-37)
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Ontologia Visão tripartida de uma alma criada por Deus
Carne e espírito são substâncias separadas; Homem carnal = todas as faculdades psíquicas gregas Homem espiritual = princípio sobrenatural que unifica o homem à Deus
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Episteme Deus como sabedoria alcançável pela fé
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Lógica Prece e fé substituem lógica, a lógica está na sabedoria revelada por Deus
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Ética Amai ao próximo como a si mesmo;
A Graça que une o homem ao Pai através do Filho.
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Santo Agostinho ( ) Foi um meticuloso observador da natureza humana fazendo algumas observações que são descrições de estágios de desenvolvimento psicológico.
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Ontologia A alma é definida como criação de Deus
Distingue as três partes mas destaca a unidade.
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Episteme Conhecer é apreender pelo pensamento um objeto que não muda, cuja estabilidade permite mantê-lo sob o olhar do espírito. A verdade é inteiramente diferente da constatação empírica de um fato
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Lógica A descoberta de uma regra pelo pensamento, que a ela se submete; A sabedoria corresponde ao exercício da vontade na capacidade de participar por iluminação das verdades intemporais e dela recordar-se.
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Ética Com a ajuda do Criador de cultivar-se a si mesmo, pode-se, por um zelo piedoso, adquirir e possuir as virtudes, livrando-se dos tormentos e das dificuldades da cegueira.
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São Tomás de Aquino ( ) Reconhece a importância da razão nas decisões práticas.
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Ontologia A alma, embora criada por Deus, orienta-se para o mundo natural, também criado por Deus. A alma é material, unida ao corpo sem intermediário.
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Epistemologia O conhecimento tem duas origens: os sentidos internos e
os sentidos externos.
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Epistemologia No nível mais baixo, a alma realiza operações de ordem natural do corpo na qual está unida; A seguir, por meio de órgãos corporais de ordem sensível – operações já imateriais; Enfim, sem órgão corporal, operações de ordem inteligível.
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Epistemologia Os objetos de percepção são conhecidos apenas por sua forma - chama-se a isso a capacidade de ser intencional.
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Lógica O intelecto agente - a essência da abstração que extrai das espécies o que contém de inteligível e engendra no intelecto possível, o conhecimento daquilo que os fantasmas contém em si de específico e universal.
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Ética A inclinação de todos os existentes para o Bem Supremo varia em função de seu lugar na hierarquia dos seres. No homem o objeto próprio da vontade é o bem, podendo ele querer ou não querer (livre arbítrio).
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