A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁTOMO NEUTRO Normalmente o átomo apresenta número de elétrons igual ao de prótons, estando eletricamente neutro, portanto não apresenta nenhuma propriedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁTOMO NEUTRO Normalmente o átomo apresenta número de elétrons igual ao de prótons, estando eletricamente neutro, portanto não apresenta nenhuma propriedade."— Transcrição da apresentação:

1 ÁTOMO NEUTRO Normalmente o átomo apresenta número de elétrons igual ao de prótons, estando eletricamente neutro, portanto não apresenta nenhuma propriedade elétrica.

2 ELETRIZAR tornar diferente o número de cargas positivas e negativas

3 É possível o átomo perder sua neutralidade, com o ganho ou perda de elétrons em sua eletrosfera.
O ganho de elétrons, faz com que n próton < n elétron, e o átomo torna se um íon negativo (ânion) A perda de elétrons, faz com que n próton > n elétron, e o átomo torna se um íon positivo (cátion)

4 UM CORPO ESTÁ ELETRIZADO QUANDO O NÚMERO TOTAL DE PRÓTONS QUE POSSUI FOR DIFERENTE DO NÚMERO TOTAL DE ELÉTRONS. n próton ≠ n elétron

5 CARGA ELÉTRICA ou QUANTIDADE DE ELETRICIDADE
Seja n, o número de cargas elétricas em excesso de um corpo, isto é: n = I n elétron – n próton I A carga elétrica associada a um corpo, é medida por: Q = n . (+e) ou Q = n . (-e) onde e representa a carga elétrica elementar, cujo valor é 1, C

6 PRINCIPIO DA CONSERVAÇÃO DAS CARGAS ELÉTRICAS
É na física, o princípio  que estipula que a carga elétrica não pode ser criada ou destruída, apenas conservada. Historicamente foi Benjamin Franklin, com base em seus próprios experimentos, quem apresentou a primeira formulação da conservação da carga elétrica, afirmando que processos de eletrização não criam cargas, apenas as transferem. A conservação da carga elétrica implica que a carga total do universo é constante. Isso constitui a chamada conservação global da carga elétrica. Tal lei de conservação não impede que uma carga desapareça e reapareça instantaneamente em lugares diferentes, pois isto não alteraria a quantidade total de carga no universo. Contudo, sabe-se que a carga elétrica conserva-se localmente.

7 Vejamos a figura abaixo: nela consideramos um sistema formado por três corpos: A, B e C, isolados. Suponhamos que, de certa forma, haja troca de cargas entre eles. Ao final, suas cargas elétricas serão modificadas, mas a soma algébrica continuará constante. Veja que a soma algébrica das cargas era + 9, antes da troca de elétrons, e assim permaneceu após a troca.

8 PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe a estar eletrizado denomina-se eletrização.

9 CONDUTORES ≠ ISOLANTES

10 São chamados de condutores, os materiais onde há possibilidade de trânsito de elétrons de um átomo a outro, como é o caso da maioria dos metais. Nos materiais isolantes, também chamados de materiais dielétricos, ocorre o processo inverso, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, praticamente não há elétrons livres.

11 Quanto maior a distância entre a órbita e o núcleo, mais fraca é a força que mantém o elétron preso ao átomo, pois, dessa forma, os elétrons podem se mover com certa liberdade no interior do material, dando origem aos chamados elétrons livres.

12 01 ELETRIZAÇÃO POR ATRITO
CONDIÇÕES e ETAPAS : Os corpos devem ser constituídos de diferentes materiais Os corpos devem estar inicialmente neutros 3. Ao final do processo, os corpos terminam eletrizados com cargas de mesmo módulo, porém sinais contrários.

13 01 ELETRIZAÇÃO POR ATRITO http://phet. colorado

14 02 ELETRIZAÇÃO POR CONTATO http://4. bp. blogspot
Considere dois corpos condutores A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo neutro. Quando colocamos estes corpos em contato, as cargas positivas do corpo A atraem as cargas negativas de B. Ao separarmos os corpos, percebemos que o corpo B perdeu elétrons, logo este ficou positivamente eletrizado. Este processo é chamado eletrização por contato. Na eletrização por contato os corpos ficam com a mesma distribuição superficial de cargas elétricas. Isto significa que se os corpos forem idênticos, eles terão a mesma carga elétrica. Convém observamos que num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas positivas e negativas é constante. Isto é uma outra forma de se dizer que a carga elétrica não é criada do nada. Assim, dois corpos podem trocar carga elétrica entre si, mas nenhum deles “fabrica” carga elétrica.

15 02 ELETRIZAÇÃO POR CONTATO
CASO PARTICULAR Se dois corpos condutores idênticos, sendo pelo menos um deles eletrizado, são postos em contato, a carga elétrica tende a se estabilizar, sendo redistribuída entre os dois, fazendo com que ambos tenham a mesma carga, inclusive com mesmo sinal. O cálculo da carga resultante é dado pela média aritmética entre a carga dos condutores em contato. Por exemplo: Um corpo condutor A com carga é posto em contato com outro corpo neutro . Qual é a carga em cada um deles após serem separados. Q final = QA + QN 2

16 03 INDUÇÃO http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/balloons
É um fenômeno de separação de cargas elétricas opostas sobre um condutor, sem que haja o contato entre o indutor e o induzido.

17 O planeta Terra pode ser considerada uma enorme esfera condutora que pode facilmente doar ou receber elétrons, ou seja a Terra faz o papel de um grande reservatório de cargas elétricas. Na física, o fio terra é um ente idealizado, capaz de fornecer ou absorver a quantidade de carga elétrica (partículas carregadas) que se fizer(em) necessária(s) à situação sem, entretanto, alterar quaisquer de suas propriedades elétricas, mostrando-se sempre eletricamente neutro ao ambiente que o cerca.

18 ATERRAMENTO Se o condutor for eletrizado positivamente, ao ser ligado à Terra, os elétrons livres da Terra se deslocarão para o corpo, até que o mesmo seja neutralizado ou descarregado. Quando um corpo eletrizado negativamente é ligado à Terra, seus elétrons em excesso escoam para ela, fazendo com que esse corpo fique descarregado ou neutro.

19 03 ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO

20 A presença de cargas negativas na base da nuvem induz uma carga positiva no solo, resultando em diferenças de potencial de milhões de volts entre a nuvem e a terra. Uma voltagem tão alta pode romper a capacidade de isolamento do ar (chamada de rigidez dielétrica), fazendo com que elétrons comecem a se mover da nuvem para a terra. Os elétrons se movem na direção do solo em uma sucessão de passos, cada um com cerca de 50 metros. Alguns trechos podem se separar do trajeto principal, formando ramificações. O ar ao redor do canal luminoso é subitamente aquecido e se expande com violência. O som dessa expansão é o que chamamos de trovão. As descargas atmosféricas podem ocorrer de uma maneira geral: Da nuvem para o solo (mais frequente) , do solo para a nuvem, dentro da nuvem, da nuvem para um ponto da atmosfera ou entre as nuvens.


Carregar ppt "ÁTOMO NEUTRO Normalmente o átomo apresenta número de elétrons igual ao de prótons, estando eletricamente neutro, portanto não apresenta nenhuma propriedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google