A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artigo Definido e Indefinido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artigo Definido e Indefinido."— Transcrição da apresentação:

1 Artigo Definido e Indefinido

2 Artigo É a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. O artigo também indica o gênero e o número dos substantivos. Definido: O substantivo é determinado de forma precisa. Indefinido: O substantivo é determinado de maneira vaga. Gênero: feminino ou masculino. Número: plural ou singular.

3 Artigo definido Os artigos definidos, como o próprio nome indica, definem ou individualizam os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar. São eles: Artigo Definido Gênero Número o masculino singular a feminino os plural as Exemplos O João gosta de jogar bola. Miranda chamou a Joana para brincar. Os meninos amam soltar pipa. As meninas amam fazer compras.

4 Artigo Indefinido Os artigos indefinidos determinam de maneira vaga, indeterminada ou imprecisa, uma pessoa, objeto ou lugar ao qual não se fez menção anterior no texto. São eles: Artigo Indefinido Gênero Número um masculino singular uma feminino uns plural umas Exemplos Um dia desses vamos sair? Achei uma moeda. Joana convidou para a festa uns amigos estrangeiros. Comprei umas camisas para meu aniversário.

5 Artigo definido e indefinido
um a uma os uns as umas

6 Regra dos artigos Regra dos artigos Exemplos
Os artigos sempre devem concordar com substantivo em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). a menina - as meninas; o garoto - os garotos; um mês - uns meses; ma mesa – umas mesas. Os artigos podem ser combinados com preposições. ao/aos (a+ o/os) à/às (a+ a/as) da/das (de+ a/as) do/dos (de+ o/os) na/nas (em+ a/as) no/nos (em+ o/os) num/nuns (em+ um/uns) numa/numas (em+uma/umas) dum/duns (de+ um/uns) duma/dumas (de+ uma/umas) O texto é dedicado aos pais. Vou à escola todas as manhãs. Ganhei muitos presentes da Inês. Os móveis eram dos nossos avós. O colar está nas coisas da Sônia. Encontramos o anel no corredor. Hoje estamos num congresso. Almocei numa lanchonete. Os cadernos encontrados são dum pesquisador. Preciso dumas blusas para sair.

7 Regra dos artigos Regra dos artigos Exemplos
De acordo com sua posição na frase, os artigos podem transformar qualquer tipo de palavra em substantivo, independentemente de sua classe gramatical. O andar de Elisa é muito sensual. (o verbo “andar” transforma-se em substantivo); O vermelho de seus olhos indicou sua tristeza. (o adjetivo “vermelho” transforma-se em substantivo) Os artigos definidos podem ser empregados com o intuito de indicar um conjunto de seres ou uma espécie inteira. Dessa forma, o artigo é empregado no singular, entretanto, faz referência a uma pluralidade de seres. A alma é imortal. (refere-se ao conjunto de almas); A goiaba é muito rica em vitamina C. (faz referência à todas as goiabas).

8 Regra dos artigos Regras dos artigos Exemplos
Na construção das frases a utilização dos artigos indefinidos deve ser moderada, de modo que o excesso de seu uso no texto provoca um “inchaço” ou uma “redundância” desnecessária, tornando-o, deselegante e “pesado”. Ter (uma) boa educação é fundamental. Para uma adequada coesão textual, antes de pronome de sentido indefinido, utiliza-se as palavras como “tal, certo (a), outro (a)”. Encontrei (uma) certa medalha na cômoda. Natália não encontro (um) outro casaco. O artigo indefinido é usado como recurso expressivo para reforçar enunciados exclamativos. Foi um presente te encontrar! A festa estava uma delícia!

9 Exercícios de artigo 1)Das orações ora retratadas, explique a diferença de sentido existente entre elas, no que se refere ao artigo que acompanha o substantivo: a)Eu acompanhei a garota até sua casa. b)Encontrei uma garota por onde eu passava. 2)Classifique as orações de acordo com o código representado: AD – artigo definido AI – artigo indefinido a) Uns alunos chegaram mais cedo à escola ( ). b) O bem sempre vencerá o mal ( ). c) Preciso de uma explicação para o fato ( ). d) Chegaram as encomendas ( ). e) Nesta loja vendem-se uns artigos importados ( ). 3) Agora é com você. Elabore um pequeno diálogo utilizando-se dos artigos definidos e indefinidos.


Carregar ppt "Artigo Definido e Indefinido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google