A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação Orientada a Objetos*

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação Orientada a Objetos*"— Transcrição da apresentação:

1 Programação Orientada a Objetos*
Reuso de classes Prof. Isabel Cafezeiro *Baseado no livro Introdução à Programação Orientada a Objetos usando JAVA – Rafael Santos – Editora Campus – Série SBC

2 Linguagens de Programação
Reuso de código Mecanismo de Reuso: Diminui a necessidade de re-escrever código: menos trabalho para o programador. Permite o aproveitamento de código pré-existente (livre de erro e otimizado): menos chances de cometer erros Em linguagens convencionais: biblioteca de funções e procedimentos Introdução Linguagens de Programação

3 Linguagens de Programação
Delegação Reuso de classes em POO: Para criar uma classe que se aproveita de características de uma outra classe: Delegação (composição) Uma instância da classe existente é usada como componente da nova classe. Herança A nova classe é uma extensão da classe existente. Introdução Linguagens de Programação

4 Linguagens de Programação
Reuso de código Reuso de classes em POO: Exemplo: Um aluno de um curso universitário é modelado pela classe RegistroAcadêmico. Delegação (composição) A classe RegistroAcadêmico possui o campo dataDeNascimento, que delega à classe Data a função de armazenar e manipular adequadamente a data de nascimento do aluno. Introdução Linguagens de Programação

5 Delegação ou Composição
class RegistroAcademicoDeGraduacao { private String nomeDoAluno; private Data dataDeNascimento; private int númeroDeMatrícula; RegistroAcademicoDeGraduacao(String n,Data d,int m) { nomeDoAluno = n; dataDeNascimento = d; númeroDeMatrícula = m; } public String toString() { String resultado = ""; resultado += "Matrícula: “ + númeroDeMatrícula + " Nome: “ + nomeDoAluno+"\n"; resultado += "Data de Nascimento: “ + dataDeNascimento + "\n"; return resultado; } // fim da classe RegistroAcademicoDeGraduacao RegistroAcademicoDeGraduacao.java delegação: campos que são instâncias de classes. São manipulados da mesma forma que tipos nativos Chamada implícita do método tostring da classe Data. A classe RegistroAcademicoDeGraduacao delega à classe Data a formatação de seus dados. Introdução Linguagens de Programação

6 Delegação ou Composição
class DemoRegistroAcademicoDeGraduacao { public static void main(String args[]) Data nascimento = new Data((byte)10,(byte)4,(short)1940); RegistroAcademicoDeGraduacao millôr = new RegistroAcademicoDeGraduacao("Millôr Fernandes", nascimento, ); System.out.println(millôr); } } // fim da classe DemoRegistroAcademicoDeGraduacao DemoRegistroAcademicoDeGraduacao.java Introdução Linguagens de Programação

7 Linguagens de Programação
Reuso de código Reuso de classes em POO: Exemplo: Um aluno de um curso universitário é modelado pela classe RegistroAcadêmico. Herança Alunos de pós graduação possuem os mesmos componentes e comportamento de alunos de graduação. Porém, possuem também os componentes tese e orientador, e operações adequadas para lidar com estas informações. A classe RegistroAcadêmicoDePosGraduação estende RegistroAcadêmico com os campos tese e orientador e suas operações. Introdução Linguagens de Programação

8 Herança Relacionamento hierárquico entre classes:
(super)classe ou ancestral (sub)classe ou classe herdeira A subclasse herda da classe: todos os campos todos os métodos A subclasse pode conter atributos e métodos adicionais mais especializada Introdução Linguagens de Programação

9 Linguagens de Programação
Herança Pessoa nome,identidade,nascimento Pessoa(n,i,nasc); qualIdentidade(); toString(); Funcionário admissão,salário Funcionário(n,i,nasc,adm,sal); qualSalário(); toString(); Introdução Linguagens de Programação

10 Linguagens de Programação
Herança class Pessoa { private String nome; private int identidade; private DataCons nascimento; Pessoa(String n,int i,DataCons d) { nome = n; identidade = i; nascimento = d; } public String toString() { return "Nome: "+nome+"\nIdentidade: "+identidade+" "+ "\nData de Nascimento: "+nascimento; final public float qualIdentidade() { return identidade; } } // fim da classe Pessoa Pessoa.java classes herdeiras não podem sobrepor este código. Introdução Linguagens de Programação

11 Linguagens de Programação
Herança especifica a herança. class Funcionario extends Pessoa { private DataCons admissão; private float salário; Funcionario(String nome,int id,DataCons nasc, DataCons adm,float sal) { super(nome,id,nasc); admissão = adm; salário = sal; } public String toString() { return super.toString()+"\n"+ "Data de admissão: "+admissão+ "\n" + "Salário: "+salário; final public float qualSalário() { return salário; } } // fim da classe Funcionario Funcionário.java nome e idade são privados em Pessoa: mesmo nas subclasses devem ser acessados através dos serviços oferecidos. O construtor desta classe delega ao construtor da superclasse a tarefa de inicializar os dados herdados. toString desta classe delega a toString da superclasse a impressão de seus dados. Sintaxe diferente para invocar construtor ou método da superclasse. Introdução Linguagens de Programação

12 Linguagens de Programação
Herança public class Empresa { public static void main(String[] args) { float s; int i; DataCons d1 = new DataCons((byte)12,(byte)12,(short)1967); Pessoa p = new Pessoa ("Denise", , d1); DataCons d2 = new DataCons((byte)1,(byte)12,(short)1972); DataCons d3 = new DataCons((byte)1,(byte)12,(short)2002); i = p.qualIdentidade(); Funcionario f1 = new Funcionario ("Rogerio", ,d2 ,d3 ,(float) ); s = f1.qualSalário(); i = f1.qualIdentidade(); System.out.println(f1); } Empresa.java Funcionário herda as operações de Pessoa Introdução Linguagens de Programação

13 Linguagens de Programação
Herança Pessoa nome,identidade,nascimento Pessoa(n,i,nasc); toString(); Funcionário admissão,salário Funcionário(n,i,nasc,adm,sal); qualSalário(); toString(); ChefeDeDepartamento departamento, promoçãoAChefe ChefeDeDepartamento(n,i,nasc,adm,sal,dep,prom); qualDepartamento(); toString(); Introdução Linguagens de Programação

14 Linguagens de Programação
Herança class ChefeDeDepartamento extends Funcionario { private String departamento; private Data promoçãoAChefe; ChefeDeDepartamento(String nome,int id,Data nasc, Data adm, float sal, String dep,Data prom) { super(nome,id,nasc,adm,sal); departamento = dep; promoçãoAChefe = prom; } public String toString() { return super.toString()+"\n"+ Departamento:"+departamento+"\n" + "Data de promoção ao cargo:"+promoçãoAChefe; } public String qualDepartamento() { return departamento; } } // fim da classe ChefeDeDepartamento ChefeDeDepartamento.java a herança é transitiva Introdução Linguagens de Programação

15 Linguagens de Programação
Herança Pessoa nome,identidade,nascimento Pessoa(n,i,nasc); toString(); PacienteDeClínica planoDeSaúde PacienteDeClínica(n,i,nasc,plano); toString(); A herança é uma hierarquia: da raiz para as folhas; sem relacionamento entre irmãos. Não há herança múltipla Funcionário admissão,salário Funcionário(n,i,nasc,adm,sal); qualSalário(); toString(); ChefeDeDepartamento departamento, promoçãoAChefe ChefeDeDepartamento(n,i,nasc,adm,sal,dep,prom); qualDepartamento(); toString(); Introdução Linguagens de Programação

16 Hierarquia de classes em Java
Hierarchy For Package java.lang Package Hierarchies: All Packages Hierarquia de classes em Java Class Hierarchy class java.lang.Object class java.lang.Boolean (implements java.io.Serializable) class java.lang.Character (implements java.lang.Comparable, java.io.Serializable) class java.lang.Character.Subset class java.lang.Character.UnicodeBlock class java.lang.Class (implements java.io.Serializable) . . . class java.lang.Math class java.lang.Number (implements java.io.Serializable) class java.lang.Byte (implements java.lang.Comparable) class java.lang.Double (implements java.lang.Comparable) class java.lang.Float (implements java.lang.Comparable) class java.lang.Integer (implements java.lang.Comparable) class java.lang.Long (implements java.lang.Comparable) class java.lang.Short (implements java.lang.Comparable) Introdução Linguagens de Programação

17 Object: A raíz da hierarquia
Todas as classes herdam de Object, mesmo que não contenham a declaração de herança. Contém apenas métodos genéricos, que devem ser reimplementados pelas classes. Introdução Linguagens de Programação

18 Object: A raíz da hierarquia
Method Summary protected  Object clone()           Creates and returns a copy of this object.  boolean equals(Object obj)           Indicates whether some other object is "equal to" this one. protected  void finalize()           Called by the garbage collector on an object when garbage collection determines that there are no more references to the object.  Class getClass()           Returns the runtime class of an object.  int hashCode()           Returns a hash code value for the object.  void notify()           Wakes up a single thread that is waiting on this object's monitor. notifyAll()           Wakes up all threads that are waiting on this object's monitor.  String toString()           Returns a string representation of the object. wait()           Causes current thread to wait until another thread invokes the notify() method or the notifyAll() method for this object. wait(long timeout)           Causes current thread to wait until either another thread invokes the notify() method or the notifyAll() method for this object, or a specified amount of time has elapsed. wait(long timeout, int nanos)           Causes current thread to wait until another thread invokes the notify() method or the notifyAll() method for this object, or some other thread interrupts the current thread, or a certain amount of real time has elapsed. Introdução Linguagens de Programação

19 Linguagens de Programação
Reuso e Herança Campos da superclasse que não sejam privados podem ser utilizados diretamente. Campos privados da superclasse devem ser usados através dos serviços oferecidos pela superclasse. Construtores da superclasse podem ser utilizados através da palavra super. Somente os Construtores da superclasse imediata podem ser utilizados diretamente. Métodos da superclasse que não sejam privados podem ser utilizados diretamente. Métodos sobrepostos da superclasse que não sejam privados podem ser utilizados através da palavra super. class Funcionario extends Pessoa { private Data admissão; private float salário; Funcionario(String nome,int id,Data nasc,Data adm,float sal) { super(nome,id,nasc); (3) admissão = adm; salário = sal; } public String toString() { (6) return super.toString()+"\n"+ "Data de admissão: "+admissão+ "\n" + "Salário: "+salário; final public float qualSalário() { return salário; } } // fim da classe Funcionario Funcionário.java Introdução Linguagens de Programação

20 Linguagens de Programação
Sobreposição Sobreposição de campos: Um campo declarado na subclasse oculta o campo de mesmo nome da superclasse. Sobreposição de métodos: Método herdado pode não ser adequado para os objetos das subclasses. Um método declarado na subclasse oculta o método com a mesma assinatura declarado na superclasse. O método oculto da superclasse, se não for privado, pode ser invocado através da palavra super. Sobrecarga de métodos: (aula 5) Método da super classe , que não seja privado, declarado com a mesma assinatura que um método da classe pode ser invocado através da palavra super. Introdução Linguagens de Programação

21 Amarração Tardia de Tipos
Definição dinâmica do método a ser executado: depende do objeto que invoca o método public class Empresa { public static void main(String[] args) { float s; int i; DataCons d1 = new DataCons((byte)12,(byte)12,(short)1967); Pessoa p = new Pessoa ("Denise", , d1); DataCons d2 = new DataCons((byte)1,(byte)12,(short)1972); DataCons d3 = new DataCons((byte)1,(byte)12,(short)2002); i = p.qualIdentidade(); Funcionario f1 = new Funcionario ("Rogerio", ,d2 ,d3 ,(float) ); s = f1.qualSalário(); i = f1.qualIdentidade(); System.out.println(f1); } Empresa.java instância de Pessoa, método de Pessoa instância de Funcionário, método de Pessoa Introdução Linguagens de Programação

22 Amarração Tardia de Tipos
f1 PESSOA psuper Pessoa(...) toString() FUNCIONÁRIO qualsalário() pclasse nome:“Rogerio” identidade: nascimento: 01/12/1972 admissão: 01/12/2002 salário: funcionário(...) Introdução Linguagens de Programação

23 Amarração Tardia de Tipos
Definição dinâmica do método a ser executado: depende do objeto que invoca o método public class EmpresaDin { public static void main(String[] args) { float s; int i; DataCons d1 = new DataCons((byte)12,(byte)12,(short)1967); Pessoa p = new Pessoa ("Denise", , d1); DataCons d2 = new DataCons((byte)1,(byte)12,(short)1972); DataCons d3 = new DataCons((byte)1,(byte)12,(short)2002); Funcionario f1 = new Funcionario ("Rogerio", ,d2,d3,(float) ) p = f1; System.out.println(p); } EmpresaDin.java referência de Pessoa passa a apontar para instância de Funcionário invoca toString de Pessoa? de Funcionário? Introdução Linguagens de Programação

24 Amarração Tardia de Tipos
pclasse p nome:“Denise” identidade: PESSOA nascimento: 01/12/1967 psuper pclasse Pessoa(...) nome:“Rogerio” toString() identidade: f1 FUNCIONÁRIO nascimento: 01/12/1972 psuper funcionário(...) admissão: 01/12/2002 qualsalário() salário: toString() Introdução Linguagens de Programação

25 Sobreposição Sobreposição de métodos:
Um método public (subclasse) pode sobrepor um método private (superclasse); Um método private (subclasse) não pode sobrepor um método public (superclasse); Um método estático não pode ser sobreposto; Um método final é herdado pelas subclasses, mas não pode ser sobreposto. Classes declaradas como Final : tem todos os métodos final. Não pode ter subclasses. Mecanismo para barrar a herança !!! Introdução Linguagens de Programação

26 Linguagens de Programação
Polimorfismo Mecanismo que permite que uma operação receba argumentos de diferentes tipos Um parâmetro declarado como valor de um tipo... ... pode receber valores do subtipo. Mecanismo que permite que um método receba argumentos de diferentes classes: Um parâmetro declarado como instância da superclasse... ... pode receber instâncias da subclasse. Introdução Linguagens de Programação

27 Linguagens de Programação
Delegação X Herança Delegação: tem-um Quando se quer as características de uma classe, mas não seus campos e métodos; O componente auxilia na implementação da funcionalidade da subclasse. Herança: é-um Além de usar as características da superclasse, a subclasse também usa campos e/ou métodos da superclasse. Introdução Linguagens de Programação


Carregar ppt "Programação Orientada a Objetos*"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google