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AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SUPERFÍCIE DO TRECHO EM PAVIMENTO RÍGIDO DA AVENIDA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS EM CUIABÁ-MT Thaiza Dias da Costa; Douglas Macena.

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1 AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SUPERFÍCIE DO TRECHO EM PAVIMENTO RÍGIDO DA AVENIDA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS EM CUIABÁ-MT Thaiza Dias da Costa; Douglas Macena Carvalho. Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, Estado de Mato Grosso thaiza.dcosta@gmail.comthaiza.dcosta@gmail.com; douglas.carvalho@cba.ifmt.edu.br.douglas.carvalho@cba.ifmt.edu.br 1

2 Introdução A avenida presidente Getúlio Vargas localizada na região central de Cuiabá-MT. Esta foi escolhida como objeto de estudo, por possuir grande valor histórico nas mudanças ocorridas ao longo do tempo em seu pavimento e por ser de tamanha importância ao tráfego da capital mato-grossense. 2

3 Objetivo A avaliação objetiva do estado de superfície do trecho em pavimento de concreto de cimento portland, da Avenida Presidente Getúlio Vargas. Propriamente analisar-se-á individualmente cada placa, de forma atribuir conceitos ao trecho inspecionado quanto ao conforto e suavidade do pavimento. 3

4 Referencial Teórico 4

5 Defeitos em Pavimentos Rígidos Para cada patologia do pavimento rígido estabelece-se uma nomenclatura para o tipo de seu defeito, de acordo com terminologia adotada pela norma DNIT 061/2004. Para este fim, serão apresentados alguns defeitos de maior recorrência em pavimentos rígidos. 1 - Falha na selagem das juntas 2- Fissuras lineares 3- Grande reparo 4- Desgaste superficial 5- Fissuras de retração plástica 6- Esborcinamento ou quebra de canto 7- Bailarina 5

6 1 - Falha na selagem das juntas 2- Fissuras Lineares (Transversal) 3- Grande reparo 4- Desgaste superficial Fonte: Müller, 2016. Fonte: Vitória, 2016. Fonte: Giublin apud Vitória, 2015. Fonte: Müller, 2016. 6 5- Fissuras de retração plástica Fonte: Vitória, 2016. Fonte: DNIT, 2004. 6- Esborcinamento ou quebra de canto 7- Bailarina

7 Histórico do Trecho Ainda no início do século XX, Cuiabá era marcada com ruas estreitas e apresentava característica do século XVII. A frente do seu século, outras importantes ruas que também guardam momentos histórico da cidade. No início da década de 50, a Avenida Getúlio Vargas tinha pavimento de paralelepípedos, da rua 13 de junho. Fonte: Entrelinhas editora, 2006. Av. Pres. Getúlio Vargas 1960 Fonte: Acervo pessoal, 2018. Av. Pres. Getúlio Vargas 2018 7

8 Metodologia 8

9 Identificação do Trecho Avaliação objetiva A região onde foi realizado o estudo, é uma avenida constituída de pista dupla e sentido único em toda sua extensão. A norma do DNIT 062/2004 - PRO define e fixa que os procedimentos devem ser adotados para a avaliação objetiva de pavimentos rígidos, quanto ao conforto e suavidade ao rolamento. Localização do trecho estudado Fonte: Adaptado de Google Earth, 2018. 9

10 Levantamento das Patologias Apresenta-se a seguir alguns tipos de patologias observadas no trecho em pavimento rígido, empregado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, que foram catalogadas pelo autor neste trabalho no período de junho de 2018. Fissuras lineares Grande reparos Placa dividida Fonte: Acervo pessoal, 2018. 10

11 Resultados Para determinação do ICP do trecho, utiliza-se a média obtida em cada amostra, obtendo assim o conceito dado à condição do pavimento: Quadro 1 = 35, Quadro 2 = 7, Quadro 3 = 49, Quadro 4 = 8, Quadro 5 = 29, Quadro 6 = 17 o ICP do trecho = 35+7+49+8+29+17 / 6 = 24. 11

12 Fonte: Acervo pessoal, 2018. Determinação dos ICP’s Individuais 12

13 Fonte: Acervo pessoal, 2018. 13 Determinação dos ICP’s Individuais

14 Considerações finais Com base nos levantamentos realizados, pode-se destacar a seguinte conclusão principal: O trecho analisado de forma objetiva de acordo com a Norma DNIT (2004), receberam a escala de avaliação, em sua totalidade das somatórias do resultados dos ICP, o conceito muito ruim. Por fim, esta metodologia pode fornecer um diagnóstico rápido da condição de um pavimento. 14

15 Referências DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES – NORMA DNIT 061 - TER, Pavimento rígido – Defeitos - Terminologia. Rio de Janeiro-RJ: IPR, 2004. _____. NORMA DNIT 062 - PRO, Pavimento rígido - Avaliação objetiva – Procedimento. Rio de Janeiro-RJ: IPR, 2004. _____. Manual de Pavimentação. Rio de Janeiro-RJ: IPR, 2006. _____. Manual de Recuperação de Pavimentos Rígidos. Rio de Janeiro-RJ: IPR, 2006. PREFEITURA DE CUIABÁ. Perfil Socioeconômico de Cuiabá – Volume III. Cuiabá-MT: IPDU, 2007. 15


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