A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GEOGRAFIA DO CONTINENTE AFRICANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GEOGRAFIA DO CONTINENTE AFRICANO"— Transcrição da apresentação:

1 A GEOGRAFIA DO CONTINENTE AFRICANO

2 ÁFRICA ÁREA: Mais de 30 milhões de km² . ( Km² ) LOCALIZAÇÃO: Entre os trópicos de câncer e capricórnio.

3 ÁFRICA- continente mais tropical do mundo.

4 DESERTOS DA ÁFRICA: Saara e Kalahari.

5 DESERTOS : Saara e Kalahari
Deserto do Saara; Deserto do Kalahari É o maior deserto do mundo; Tem aproximadamente 9 milhões de Km². Solo rico em ferro, petróleo, gás natural, fosfato, etc. Temperaturas podem atingir até 50ºC. Localizado no sudoeste africano; Possui cerca de 600mil Km². Subsolo rico em urânio, chumbo, cobre, diamante, etc .

6 IMAGEM DE DESERTOS

7 0ÁSIS – Ilhas verdejantes que se formam nos lugares onde o lençol de água subterrâneo aflora na superfície em pleno deserto.

8 PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO – vem aumentando devido ao cultivo exaustivo dos solos, excesso de atividades pastoreiras, desmatamento e práticas inadequadas de irrigação.

9 CLIMA E VEGETAÇÃO ORIGINAL DA ÁFRICA

10 CLIMA E VEGETAÇÃO CORRESPONDENTE NA ÁFRICA
1- CLIMA EQUATORIAL - quente o ano inteiro e as chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo do ano. Temperaturas acima de 25º C. VEGETAÇÃO - florestas equatoriais (Floresta do Congo)- árvores com até 50m de altura.

11 2- CLIMA TROPICAL - temperaturas elevadas o ano todo
2- CLIMA TROPICAL - temperaturas elevadas o ano todo. Médias térmicas entre 18º C e 25ºC. VEGETAÇÃO – Savanas – semelhante ao cerrado brasileiro. “Ex: Baobás – planta típica das savanas.” FAUNA – animais de grande porte, como o elefante, o gnu, a girafa, os leões, os leopardos, as zebras, etc.

12 3- CLIMA DESÉRTICO OU ÁRIDOS E SEMI-ÁRIDO – apresentam escassez e irregularidades de chuvas, devido a falta de umidade do ar: os dias são muito quentes e as noites frias. Médias térmicas ultrapassam os 50º C. VEGETAÇÃO - desértica e em lugares de Clima semi-árido – estepes e pradarias, na região conhecida como Sahel. FAUNA - Camelos, camaleões e escorpiões, etc.

13 SAHEL - área de transição entre o deserto e a zona tropical na África
SAHEL - área de transição entre o deserto e a zona tropical na África. Vegetação – estepes semi-árida.

14 4- CLIMA MEDITERRÂNEO – no extremo norte e no extremo sul da África- caracterizado por duas estações bem definidas: verões secos e quentes e invernos chuvosos e frios. VEGETAÇÃO – são arbustos: guarrigues (espassadas) e maquis (densas e fechadas).FAUNA – lebres, veados, javalis e pequenos roedores.

15 RELEVO DA ÁFRICA 1- PLANALTOS – relevo predominante na África, com altitudes modestas (abaixo de metros). Ex: planalto de Djabo, Darfur, Da-Etiópia, dos Grandes lagos. 2- MONTANHAS – No Noroeste - Cadeia do Atlas ( mais de metros) e os Maciços montanhosos na porção centro oriental, formado por um conjunto de falhas geológicas. Essas falhas formam o chamado RIFT VALLEY - região marcada por Montanhas (como o Kilimanjaro ponto culminante da África, metros) e DEPRESSÕES: Nas depressões formam alguns dos maiores lagos, como o Vitória e o Tanganica. 3- PLANÍCIES – estendem-se praticamente ao longo de todo o litoral africano.

16 MAPA DO RELEVO DA ÁFRICA

17 RIFT VALLEY NA ÁFRICA

18 MONTANHA- MONTE KILIMANJARO – 5.895 metros. (Neve nos trópicos)

19 HIDROGRAFIA DA ÁFRICA 1- Rios principais: Nilo (segundo maior do mundo), nasce no lago Vitória e corre para o norte. Congo, Niger, Zambeze, Limpopo, Orange, etc. Os rios da África são de planaltos, por isso formam uma série de cachoeiras. Ex. Cataratas de Stanley no rio Congo. 2- Lagos principais: Vitória, Tanganica, Malavi, etc. 3- Mares: Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho. 4- Oceanos: Atlântico e Índico.

20 MAPA DE HIDROGRAFIA DA ÁFRICA

21 RIO NILO

22 CATARATAS DE STANLEY NO RIO CONGO

23 CONTEXTO HISTÓRICO OS ANTIGOS REINOS -
O CONTINENTE AFRICANO ERA FORMADO POR DIVERSOS ESTADOS POLÍTICOS, ORGANIZADOS E ESTRUTURADOS SOCIALMENTE. PRESENÇA DE REINOS E IMPÉRIOS; PRECONCEITUOSAMENTE DENOMINADOS DE TRIBOS. (NÃO QUER DIZER QUE NÃO EXISTIA FORMAS DE ORGANIZAÇÃO TRIBAL)

24 CONTEXTO HISTÓRICO OS GRUPOS ÉTNICOS -
O CONTINENTE AFRICANO ERA FORMADO POR UMA SÉRIE DE DIFERENTES ETNIAS. OS ANTIGOS REINOS AFRICANOS PODIAM SER FORMADOS POR UMA UNIDADE ÉTNICA OU COMPOSTOS DE VARIADAS ETNIAS.

25 AS RELAÇÕES SOCIAIS ANTERIORES AOS PROCESSOS DE COLONIZAÇÃO -
CONTEXTO HISTÓRICO AS RELAÇÕES SOCIAIS ANTERIORES AOS PROCESSOS DE COLONIZAÇÃO - COMÉRCIO INTERNO E EXTERNO AO CONTINENTE; CONFLITOS E DISPUTAS TERRITORIAIS E POR PRODUTOS; CONTATOS CULTURAIS E POLÍTICOS – TRATADOS, ACORDOS E NEGOCIAÇÕES. ENTRE OUTRAS.

26 CONTEXTO HISTÓRICO AS DESESTRUTURAÇÕES POLITICA, SOCIAL, ECONÔMICA E CULTURAL, DESENCADEADAS PELOS PROCESSOS COLONIAIS PRIMEIRO MOMENTO: A CONSOLIDAÇÃO DA EXPLORAÇÃO AFRICANA NA ESTRUTURA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES (SÉCULOS XVI À XVIII). SEGUNDO MOMENTO: O NEOCOLONIALISMO E A REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA. A CONFORMAÇÃO DAS FRONTEIRAS ARTIFICIAIS DA PARTILHA AFRO-ASIÁTICA.

27 Divisão Étnica / Mapa segundo a Conferência de Berlim

28 AS RIQUEZAS NATURAIS E A MÃO-DE-OBRA AFRICANA.
CONTEXTO HISTÓRICO AS RIQUEZAS NATURAIS E A MÃO-DE-OBRA AFRICANA. CONTINENTE RICO EM RECURSOS NATURAIS E MATÉRIAS-PRIMAS; PRODUTOS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DAS POTÊNCIAS COLONIALISTAS. A DIÁSPORA NEGRA E O SISTEMA ESCRAVOCRATA O TRÁFICO DE SERES HUMANOS AFRICANOS FOI O PROCESSO ECONÔMICO MAIS RENTÁVEL NO PERÍODO COLONIAL; - O BRASIL FOI O ESPAÇO GEOGRÁFICO QUE MAIS RECEBEU CONTIGENTES HUMANOS ORIUNDOS DA ÁFRICA.

29 AS FASES DO SISTEMA CAPITALISTA
A IMPORTÂNCIA DA ÁFRICA NA MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA CAPITALISTA AS FASES DO SISTEMA CAPITALISTA O CAPITALISMO COMERCIAL-MERCANTIL MÃO-DE-OBRA AFRICANA E O TRÁFICO DE MÃO-DE-OBRA ESCRAVA; RECURSOS NATURAIS AFRICANOS; APROPRIAÇÃO DE TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO, DE MINERAÇÃO E DE CULTIVO AFRICANOS. O SISTEMA COLONIAL DOS SÉCULOS XVI, XVII, XVIII e PARTE DO XIX. 2) O CAPITALISMO INDUSTRIAL O NEOCOLONIALISMO DO SÉCULO XIX; A PARTILHA AFROASIÁTICA; MERCADO CONSUMIDOR. 3) O CAPITALISMO ECONÔMICO-FINANCEIRO-ESPECULATIVO (CONTEMPORÂNEO) - O CONTINENTE AFRICANO COMO NOVO DESTINO E ESPAÇO DE INTERVENÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO.

30 A DESESTRUTURAÇÃO DAS FRONTEIRAS E A IMPOSIÇÃO DAS FRONTEIRAS ARTIFICIAIS

31 O ESTABELECIMENTO DOS CONFLITOS ÉTNICOS
OS PROCESSOS DE COLONIZAÇÃO E EXPLORAÇÃO QUE SE DESENVOLVERAM EM TERRITÓRIO AFRICANO, DESENCADEARAM CONFLITOS INTENSOS DE CUNHO ÉTNICO. ETNIAS HISTORICAMENTE RIVAIS EM UM MESMO ESPAÇO GEOGRÁFICO E POLÍTICO; DISPUTAS PELO DOMÍNIO E CONTROLE DE ÁREAS POTENCIAIS PARA A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS; CONFLITOS DE CUNHO RELIGIOSO.

32 ALGUNS CONFLITOS E O PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO NO SÉCULO XX
APARTHEID SISTEMA POLÍTICO DE EXCLUSÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA ÁFRICA DO SUL. RUANDA CONFLITOS ENTRE AS ETNIAS MAJORITÁRIAS NO PAÍS – TUTSIS X HUTUS – PROBLEMA DESENCADEADO PELA GESTÃO BELGA NA REGIÃO. CABINDA UM DOS VÁRIOS PROCESSOS SEPARATISTAS EM ATIVIDADE NO CONTINENTE AFRICANO. CABINDA É UMA DAS ÁREAS MAIS VIOLENTAS DE ANGOLA. PIRATAS SOMALIS (SOMALIANOS) GRUPOS CRIMINOSOS MAJORITARIAMENTE COMPOSTO POR SOMALIANOS. PRATICAM SEQUESTROS À NAVIOS NA REGIÃO DO CHIFRE DA ÁFRICA E DO MAR VERMELHO – CAMINHO MAIS CURTO ENTRE A EUROPA E O ORIENTE (ESTRATÉGICO). Entre os principais conflitos na África estão os que acontecem em Ruanda, Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo e Somália (conflitos étnicos). Outros, por disputas territoriais, como, Serra Leoa, Somália e Etiópia, e também por questões religiosas, como o que acontece na Argélia e no Sudão. 

33 ALGUNS CONFLITOS E O PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO NO SÉCULO XX
A DESCOLONIZAÇÃO AFRICANA E SUA RELAÇÃO COM A ORDEM GLOBAL BIPOLAR. A ÁFRICA E AGUERRA FRIA – QUE RELAÇÃO EXISTE ??

34 “BRANCA” – O MUNDO ÁRABE AFRICANO - ÁFRICA DO NORTE
AS “DUAS” ÁFRICAS “BRANCA” – O MUNDO ÁRABE AFRICANO - ÁFRICA DO NORTE PRECONCEITUOSAMENTE DETERMINADA COMO BRANCA PELO PROCESSO COLONIAL. - Marrocos, Argélia, Tunísia, Saara Ocidental, Líbia e Mauritânia “NEGRA” – A ÁFRICA SUBSAARIANA HISTORICAMENTE TIDA COMO MAIS POBRE E SUBDESENVOLVIDA O MAGREB

35 Características da industrialização no continente africano
Baixo nível de industrialização; Os principais setores industriais estão ligados ao beneficiamento de produtos agrícolas destinados a exportação; Importância dos setores industriais ligados à extração e transformação de recursos minerais e energéticos fósseis;

36 O que foi o Apartheid na África do Sul?
O termo apartheid que vem do africâner quer dizer “SEPARAÇÃO” e refere-se a uma política racial implantada na África do Sul Foi um regime segregacionista, ou melhor separação racial entre brancos e negros isolando a maioria negra com base na cor da pele.

37 A minoria branca composta por ingleses (15% da população), impôs à maioria negra (85% da população) uma série de leis segregacionistas. Ao afirmarem que: A “raça branca” era superior à “raça negra” Segundo essa ideia de separação, oriunda da dominação imperialista que afirmava que somente a “raça branca” tinha capacidade de criar uma civilização. O europeus tinham a missão civilizatória de levar a civilização, progresso e bons costumes a todos os negros, pois estes eram considerados inferiores

38 Os negros eram obrigados a morarem em bantustões (bairros) separados dos brancos ou também conhecido como guetos Soweto  "Bairros do Sudoeste" é uma cidade contígua a Joanesburg na África do Sul, que foi estabelecida em 1963, para juntar sob uma mesma administração um conjunto de bairros para negros. De acordo com as leis do Apartheid, os negros não podiam viver em áreas reservadas aos brancos.

39 Não podiam frequentar os mesmo lugares que os brancos, assim criaram áreas que separavam brancos e negros

40 Nelson Mandela, um dos mais respeitados líderes do século XX, liderou da prisão o processo de negociação que extinguiu o regime do apartheid na África do Sul.

41 A luta de Mandela chega ao fim em 1990, quando foram anuladas a maioria das leis do apartheid. Após 27 anos Mandela foi libertado da prisão

42 Demografia

43 Renda Pessoal Disponível Por Raça 1960

44 Renda Pessoal Disponível Por Raça 1996

45 Renda Pessoal Disponível Por Raça Previsão 2007

46 RELAÇÃO BRASIL – ÁFRICA AS SEMELHANÇAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS


Carregar ppt "A GEOGRAFIA DO CONTINENTE AFRICANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google