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Objeções Bíblicas à Trindade
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I. Principais passagens citadas pelos Antitrinitarianos
Novo testamento: Jo. 3:16; Cl. 1:15, 18; Hb. 1:5, 6; 5:5-10; Jo.17:3; 1Co. 8:6; 1Tm 2:5-6; 1Co. 15:24-28; Ap. 3:14. Antigo testamento: Pv. 8:22
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I. Principais passagens citadas pelos Antitrinitarianos
Usados para desacreditar os ensinamentos acerca da eterna divindade de Cristo. Representa uma experiência altamente libertadora.
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A) S. JOÃO 3:16 Problema = expressão “Deus... deu seu filho unigênito”. Os antitrinitarianos interpretam o texto como significando que Deus literalmente “gerou” um ser divino.
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1) Unigênito É uma tradução do termo grego monogenes, composto por três termos: mono = único ou sozinho genos = espécie, família, raça ou nação Monoguenes = único de uma espécie. O termo Bíblico genos: Deriva de genomai = “vir” ou “vir a ser” e não do termo gennao = “gerar” ou “ser pai”.
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2) CONCLUSÃO A palavra monogenes não se refere a Deus Pai gerando a Jesus com seu filho semi-divino. A qualidade de Jesus é de alguém igual ao Pai.
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B) COLOSSENSES 1:15 e 18. Seria Cristo o primeiro ser criado por Deus, como querem os antitrinitarianos? O problema = expressão “primogênito”. O que significa?
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1) Prototokós Na Bíblia esta palavra é usada em muitos casos onde a pessoa (primogênito) não é o primeiro que nasceu ou foi criado. Davi – Sl. 89:20-27 Ele não foi o primeiro que nasceu, na verdade ele foi o mais moço dos filhos de seu pai. Efraim – Êx. 4:22; Jr. 31:9 Efraim não foi o primeiro filho de Jacó.
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Cristo também no mesmo texto (Cl
Cristo também no mesmo texto (Cl. 1:18), é chamado de primogênito dos mortos. Mas será que Ele foi o primeiro a ressucitar? Com certeza não. Ex: Moisés; Lazaro, etc.
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2) CONCLUSÃO Portanto o significado de prototokós não se refere estritamente a primeira criação,pois se o autor quisesse usar esta definição usaria protoktistos, disponível para isto. Prototokós tem haver com excelência, enfatiza um estágio privilegiado. Então Cristo é o soberano sobre a criação e sobre os mortos.
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C) HEBREUS 1:5-6; 5:5-10 Paulo esta mencionando Salmos 2:7, ao iniciar o tema chave da carta, começa exaltando Cristo como “superior”. Primeiro ele compara Cristo com os anjos. Segundo mostra que Cristo é superior aos anjos Os antitrinitarianos interpretam que Cristo um dia não existiu e Deus o gerou.
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Eles concluem que Cristo é um deus de menor grau de divindade que o Eterno Pai.
O autor tenta mostrar que Cristo foi “gerado” como filho unigênito de Deus na encarnação. O Filho Eterno é plenamente Divino – tornou-se gerado com primogênito na carne da humanidade.
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O contexto de Hb. 5:5-10, prove a chave para entendermos que Cristo foi gerado no sentido de ter se encarnado ou tornado humano.
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6) CONCLUSÃO No livro de Hebreus não temos há a idéia de que cristo foi gerado por Deus Pai como alguma forma de divindade inferior, derivada da substancia ou essência da natureza Divina do Pai.
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D) S. JOÃO 17:3 Problema = expressão “o único Deus verdadeiro”.
Será que Jesus está sugerindo que Deus é o único Deus verdadeiro em contrate consigo mesmo?
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1) Único Deus verdadeiro
O sentido desta expressão não tem haver com comparação entre a natureza de Jesus com a natureza do Pai. E sim a um contraste da natureza de Deus que é o único Deus verdadeiro em oposição aos ídolos e falsos deuses.
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2) Vida eterna Para se obter a vida eterna é preciso ter um conhecimento de Deus o Pai, sendo que segundo a afirmação de Cristo, só obtemos este conhecimento através dEle (Cristo). Sendo assim o próprio Cristo se iguala ao Pai, colocando a condição da vida eterna estritamente ligada a Deus, e a Cristo.
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3) CONCLUSÃO Na verdade o texto apresenta uma igualdade entre o Pai e o Filho, e não demonstra de forma consistente que Jesus não é Deus.
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E) 1 CORÍNTIOS 8:6 Problema = o texto apresenta Deus o Pai como sendo o único Deus, e a Jesus como sendo o único Senhor. Se este verso exclui Jesus de ser Deus, por afirmar que só o Pai, também deve excluir o Pai de ser Senhor, pois diz que só Jesus é Senhor! Neste verso Paulo esta usando a palavra Senhor em seu pleno sentido do antigo testamento, o de YHWH como nome de Deus, e dizendo que esta é a PESSOA através de quem todas a coisas foram criadas.
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F) CONCLUSÃO 5 PRIMEIRAS PASSAGENS
Concluimos que a Bíblia evidencia fortemente a plena e eterna Divindade de Cristo como um em natureza, caráter e propósito com o Pai (e o Espírito Santo).
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II. OUTROS TEXTOS UTILIZADOS CONTRA A TRINDADE
Analisaremos agora as últimas quatro passagens: 1Tm. 2:5-6 1Co. 15:24-28 Ap. 3:14 Pv. 8:22
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A) 1 TIMÓTEO 2:5-6 Problema = contraste entre um só deus e Jesus Cristo o homem. Será que Jesus Cristo não é Deus, sendo somente um mediador humano? Resposta = Jesus é humano e Divino (Hb. 2:14-18; 7:3)
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2) CONCLUSÃO Alguém observou sabiamente que sendo Deus, Jesus pode representar perfeitamente a Deus diante dos homens, e sendo homem pode representar perfeitamente o homem diante de Deus. O fato de Cristo ter assumido a natureza humana, não significa que Ele deixou a natureza Divina.
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B) 1 CORÍNTIOS 15:24-28 Neste texto Paulo descreve o final triunfante da obra de Cristo. O último inimigo a ser destruido é a morte. Como a passagem cita que Jesus se sujeitará ao Pai, os antitrinitarianos afirmam que o Filho possui uma natureza inferior ao Pai.
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3) CONCLUSÃO Paulo esta ensinando nestes versos uma posição eterna, mas funcional de subordinação do Filho ao Pai. Essa subordinação provavelmente está baseada no fato de que Jesus reterá para sempre a sua humanidade. Cristo ao ser subordinado ao Pai, de modo algum esta demonstrando que Sua natureza Divina seja inferior a do Pai (Ap. 22:1) “o trono de Deus e do Cordeiro”, os dois são um, co-regentes iguais do reino eterno. Os dois não se contradizem.
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C) APOCALIPSE 3:14 “Cristo como princípio da criação de Deus”
Problema - expressão arche = governo ou origem. Não significa primeiro criado, com sustentam alguns, mas sim a fonte originadora da criação através da qual Deus opera.
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D) PROVÉRBIOS 8:22 Problema - Jesus como “sabedoria” em algum momento foi criado. Possuia – Qana = pode significar criando, mas no seu sentido mais básico significa “apresentado” ou “possuído” para missão especial de benção ao mundo. Se a sabedoria foi literalmente criada, teremos de chegar a difícil situação de ter existido um tempo em que Deus não possuia sabedoria.
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