A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL"— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
CONTINUIDADES E RUPTURAS

2 FORMAS DE PRODUÇÃO PRODUÇÃO ARTESANAL PRODUÇÃO MANUFATUREIRA
PRODUÇÃO INDUSTRIAL

3 FATORES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
ACUMULAÇÃO DE CAPITAIS GRUPOS EMPREENDEDORES AÇÃO GOVERNAMENTAL EXISTÊNCIA DE MÃO-DE-OBRA ABUNDANTE SISTEMA DE TRANSPORTES EXPANSÃO DO MERCADO CONSUMIDOR

4 OS FATORES NA INGLATERRA
SÉCULOS XVI E XVII – UM HISTÓRICO “Cercamentos”: êxodo rural, desenvolvimento das manufaturas de lã e acumulação de capitais Revolução Puritana: Atos de Navegação (desenvolvimento do transporte marítimo e acumulação de capitais)

5 OS FATORES NA INGLATERRA
Revolução Gloriosa: política governamental (Parlamento) favorável aos investimentos em tecnologia Exemplo: Tratado de Methuen (1703) Elevação da produção Expansão do mercado consumidor Desenvolvimento da indústria têxtil

6 INOVAÇÕES Primeira Revolução Industrial (Inglaterra)
Máquina à vapor (James Watt) Indústria do ferro (fundições) Exploração das minas de carvão Estradas de ferro (ferrovias-1830)

7 INOVAÇÕES

8 INOVAÇÕES Segunda Revolução Industrial
Áreas: Inglaterra, Europa Continental, EUA e Japão Uso da eletricidade Uso do motor à explosão Aço

9 EXEMPLO - FIXAÇÃO O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela a) implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas. b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho. c) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra. d) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso. e) preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google