A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 6 para 10 de novembro de 2018

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 6 para 10 de novembro de 2018"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 6 para 10 de novembro de 2018
IMAGENS DA UNIDADE Lição 6 para 10 de novembro de 2018

2 Um edifício e um lar. Efésios 2:19-22 Um templo. 1 Coríntios 3:16-17
Na Bíblia são usados muitos tipos de imagens como água (João 7:38), vento (João 3:8), coluna (1 Timóteo 3:15). De acordo ao contexto, estas são imagens de verdades espirituais e teológicas. No Novo Testamento encontramos diversas imagens sobre a unidade que demonstram o importante papel que esta desempenha na natureza e a missão da igreja. Um povo. 1 Pedro 2:9 Um edifício e um lar. Efésios 2:19-22 Um templo. 1 Coríntios 3:16-17 Um corpo. 1 Coríntios 12:12-26 Um pastor e um rebanho. João 10:1-11

3 UM POVO “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1 Pedro 2:9) Embora provenientes de muitas nações, povos e línguas, Deus considera sua Igreja um único povo. Uma nação santa, composta por homens e mulheres santos, com um mesmo propósito: proclamar ao mundo o amor e a salvação de Deus. Tal como o antigo povo de Israel, não há nada em nós que nos torne aptos para formar parte deste povo (Deuteronômio 7:6-8). É por Seu amor e graça que somos chamados a refletir em nossa vida os preciosos raios do carácter divino.

4 UM EDIFÍCIO E UM LAR “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;” (Efésios 2:20) Nesta metáfora, Paulo combina a ideia de um edifício e as pedras com que está construído, e o lar que habita nEle. Somos pedras vivas que formam um edifício cuja pedra angular e cimento é Cristo (1P. 2:4-5). Nenhum crente é uma pedra isolada, mas que apoia e é apoiada pelos demais. Por outro lado, somos parte de uma grande família, não unida por laços de sangue, cujo pai é Deus. Esta união se baseia em haver experimentado o novo nascimento, e compartilhar uma mesma doutrina e uma mesma missão: pregação do Evangelho.

5 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16) UM TEMPLO Para os crentes (fossem judeus ou gentios) a imagem do templo era clara: um magnifico edifício construído expressamente para louvor e honra de Deus. A comunidade de crentes, unidos, formam um templo. E Deus habita em meio deles. Quando há divisões na igreja, o templo corre o risco de ser destruído (v. 17). Por isso, somos instados a não ter entre nós divisões, mas que permaneçamos unidos “em uma mesma mente e em um mesmo parecer” (1 Coríntios 1:10).

6 UM CORPO “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” (1 Coríntios 12:12) Cada membro do corpo é uma parte dele, e realiza uma função distinta. Devem trabalhar unidos na diversidade. O corpo não pode fazer nada se seus membros não trabalham de forma coordenada. A igreja é o corpo de Cristo. Ele é sua cabeça e nós os distintos membros. Isto nos ensina que: Não devemos permitir que nossas diferenças étnicas, culturais, educativas ou de idade nos dividam. Ao pé da Cruz todos somos iguais. O evangelho cura, restaura e reconcilia. Como cada crente está conectado espiritualmente com Cristo, todo o corpo se nutre com o mesmo alimento.

7 UM PASTOR E UM REBANHO “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11) A imagem de Jesus como o Bom Pastor nos recorda o Salmo 23. A Igreja é um rebanho de ovelhas, ovelhas tontas e assustadas guiadas por Jesus. Quando as ovelhas se extraviam (pecam), Jesus as busca e as traz de volta ao redil. Recebemos constantemente (como pessoas e como igreja) todo seu cuidado. O ponto importante aqui é que as ovelhas conhecem a voz de seu pastor. Nenhum que conheça a voz de Jesus caminhará só e errante, mas estará unido junto dos outros membros do rebanho. De fato, a unidade e a segurança do povo de Deus dependem de sua proximidade a Jesus e estão diretamente relacionadas com a obediência submissa à Sua voz.

8 E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 7, pg. 163)
“A figura da videira e seus ramos é uma ilustração do relacionamento de Cristo com Seus seguidores, e também da relação entre Seus seguidores. Os ramos estão relacionados um com outro, todavia, cada um tem sua individualidade sem se misturar com os outros. Todos têm uma relação comum com a videira, e dependem dela para sua vida, crescimento e frutificação. Eles não sustentam um ao outro. Cada um por si deve estar ligado à videira. Enquanto os ramos mantêm uma aparente semelhança, também apresentam diversidade. A sua unidade depende do relacionamento comum com a videira, e através de cada um, não da mesma maneira, é manifestada a vida da videira.”


Carregar ppt "Lição 6 para 10 de novembro de 2018"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google