A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecossistemas do Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecossistemas do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Ecossistemas do Brasil

2 Ecossistemas Brasileiros
Os ecossistemas são compostos por todas as interações bióticas e abióticas em uma determinada região que conferem uma feição definida. É comum nomear o ecossistema com o bioma predominante. Bioma são todas as comunidades vegetais que definem as características botânicas de uma região. Ex: Floresta amazônica, mata atlântica, cerrado, etc.

3 Ecossistemas Brasileiros
No Brasil os principais ecossistemas são: Amazônia Caatinga Cerrado Mata atlântica Pantanal Região costeira (praias, costões rochosos, manguezais e restingas) Região oceânica (corais, fundo oceânico – bentos e coluna d’água – plâncton e nécton)

4 Ecossistemas Brasileiros
No Brasil os principais ecossistemas são: Amazônia Caatinga Cerrado Mata atlântica Pantanal Região costeira (praias, costões rochosos, manguezais e restingas) Região oceânica (corais, fundo oceânico – bentos e coluna d’água – plâncton e nécton)

5 AMAZÔNIA Floresta equatorial pluvial
Forma-se entre latitudes de 20ºN e 20ºS. Abrange as bacias dos rios Amazonas, Negro, Madeira e Tapajós. Precipitação média anual supera os 2000 mm e pode chegar a 4000 mm (estação seca e chuvosa). Clima quente e úmido o ano todo com temperaturas médias de 26 graus Celsius.

6 AMAZÔNIA Em períodos de chuva os rios amazônicos podem subir até 16 m, inundando grandes áreas de floresta e formando os igapós (áreas permanentes) ou várzeas (áreas temporárias).

7 AMAZÔNIA Há dois tipos de rios amazônicos: De águas brancas
De águas negras

8 AMAZÔNIA Biodiversidade:
Mamíferos terrestres (monos platirrinos, morcegos, roedores, marsupiais). Répteis e anfíbios arborícolas e aves. ~1,5 milhão de espécies vegetais. 3 mil espécies de peixes. 950 espécies de pássaros.

9 AMAZÔNIA

10 Caatinga Vegetação de mata aberta.
Localizada no semiárido do nordeste. Precipitação em torno de 200 a 800 mm por ano (chuvas irregulares com uma longa estação seca). Vegetação decídua e xerófila( arvoretas e arbustos).

11 Caatinga Plantas caducifolias nas secas, que armazenam água nos tecidos.

12 Caatinga Biodiversidade:
200 espécies de peixes que vivem em rios intermitentes. 90 espécies de répteis (lagartos, serpentes, quelônios e crocodilos). 44 espécies de anfíbios. Altas taxas de endemismo.

13 Pantanal Planície de inundação com mais de Km2 que ocupa partes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As chuvas se situam entre 1000 e 1200 mm por ano e a temperatura média é de 26 °C. Tem uma variedade de formações vegetais com campos, cerrado, brejos, mata de galeria e vegetação flutuante.

14 Pantanal Biodiversidade: 95 espécies de mamíferos.
665 espécies de aves. 162 espécies de répteis. 40 espécies de anfíbios. 260 espécies de peixes.

15 Pantanal

16 Ecossistemas costeiros
Praias Organismos vivem em um ambiente de sedimentos não consolidados, escavando para se proteger. Vivem do aporte de matéria orgânica que vem do mar com a variação das marés ou do continente.

17 Ecossistemas costeiros
Restingas Vegetação fixada na faixa de areia ou ambiente de dunas. Há grande variação da temperatura. Regiões que sofrem intenso processo de sucessão ecológica.

18 Ecossistemas costeiros
Manguezais Região de água salobra que recebe sedimentos de um rio.

19 Ecossistemas costeiros
Manguezais Há somente três gêneros de árvores que vivem nesse ambiente.

20 Ecossistemas costeiros
Costões Rochosos Organismos vivem estratificados em um ambiente de sedimentos consolidados com grande variação de marés.


Carregar ppt "Ecossistemas do Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google