A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone"— Transcrição da apresentação:

1 Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Sequencia didática Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone

2 A tabela das multiplicações.
Sequencia didática A tabela das multiplicações.

3 Tema Gerador: Multiplicação de números naturais.
Proposta: Selecionar e aplicar recursos mais adequados para resolver uma situação, assim como também desenvolver o raciocínio através do cálculo mental que irá contribuir para aprendizagem de conceitos matemáticos. Ano: 3° ano Tempo estimado: cinco encontros

4 1ª Etapa: Apresentação da proposta: A sequência didática desenvolverá o cálculo mental dos alunos, utilizando a memorização para obter resultados  significativos com o uso da escrita na matemática explorando o gênero conto trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa, como finalização e avaliação da compreensão do conteúdo. Conversarei com os alunos sobre a importância do uso do cálculo mental na nossa vida diária.

5 Objetivos: Dominar progressivamente o repertório multiplicativo, incluindo a construção, a análise e a posterior memorização da tabela de Pitágoras.  Usar cálculo mental para construção de relações. Sistematizar diferentes maneiras de reconstruir a multiplicação. Desenvolver o raciocínio lógico utilizando jogos. Elaborar um conto através da multiplicação que contemple a escrita e leitura.

6 Conteúdos  Exploração das relações de proporcionalidade envolvidas nas multiplicações.  Cálculo mental. Reconstrução da multiplicação Desenvolvimento do raciocínio lógico. Sistematização da escrita e leitura.

7 2ª Etapa: Levantamento dos conhecimentos prévios: Jogo: Bingo da multiplicação. Para este jogo levarei para a sala de aula: Cartela de bingo com os resultados das operações; chamex com os cálculos das operações recortados; caixa para colocar os papéis com as operações; Feijão para marcar os números sorteados; Brindes diversificados; Quadro-giz.

8 Irei propor que os alunos se organizem individualmente para que então se possa explicar as regras do jogo. Cada aluno receberá uma cartela de bingo e grãos de feijão para que possam marcar os resultados das adições sorteadas. Dobrarei os papéis com as operações e os coloque dentro de uma caixa, para que seja sorteada uma operação por vez. 

9 Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o resultado deverão marcar o valor na cartela. Farei o sorteio das operações até que uma criança complete horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente a cartela do bingo. Após o bingo irei recolher as cartelas do bingo para verificar o conhecimento prévio dos alunos.

10 3ª Etapa: 1º Momento - Ampliação do conhecimento: Construção de relações  Preenchimento da tabela de Pitágoras

11 Material necessário: Confecção da tabela de Pitágoras com os campos em branco, sendo uma para cada aluno, e um cartaz grande com a mesma tabela para ser colocada na sala de aula.  Após este desafio, irei propor discussões para que os alunos possam sistematizar e estabelecer relações entre as diferentes tabuadas, depois farei o registro das diferentes estratégias que os alunos desenvolveram para realizar o jogo proposto, tais como: arredondamentos, uso de dobro, triplo, metade, etc. Irei propor as atividades abaixo e pedirei que os alunos expliquem como procederam para resolver os problemas.

12

13 Atividade 1  1) Para cada um dos seguintes pares de contas, marque qual tem o resultado maior sem fazer o cálculo. 8 x 5 e 8 x 7  b) 10 x 6 e 5 x 10  c) 3 x 2 e 4 x 3  d) 6 x 4 e 4 x 4  f) 5 x 5 e 5 x 2  g) 10 x 10 e 9 x 9  h) 7 x 0 e 8 x 0  i) 9 x 1 e 9 x 6  Atividade 2  2) Sem fazer o cálculo, escreva as seguintes contas em ordem crescente:  6 x 6  3 x 5  4 x 5  6 x 7  5 x 5  9 x 8  9 x 10  8 x 8 

14 2º Momento: Ampliação do conhecimento - Elaboração de pistas  Para que os alunos memorizem o repertório, é necessário propor um trabalho sistemático com esse conteúdo. Eles podem começar anotando as multiplicações que consideram mais difíceis de lembrar. Em seguida, devem apresentá-las aos colegas para que todos busquem pistas de como recordá-las. Se alguém não lembra quanto é 9 x 8, é possível reconstruir a multiplicação baseando-se em: 

15 9 x 8 é o dobro de 9 x 4: 9 x 8 = 9 x 4 x 2 = 36 x 2 = 72;  9 x 8 = 9 x x 3 = = 72;  9 x 8 = 5 x x 8 = = 72;  10 x = = 72;  9 x x 2 = = 72;  Pedirei aos alunos que registrem essas pistas em seus cadernos e em um cartaz na sala de aula. Entregarei periodicamente uma série de cálculos como esse para que os alunos resolvam individualmente. 

16 Entregarei a cópia da tabela acima aos alunos e reservarei um tempo para que completem os quadradinhos de acordo com o que sabem de memória. Depois, socializarei os resultados e irei propor a discussão coletiva. A ideia é que, ao completar o quadro individualmente, os alunos se conscientizem do que sabem e, posteriormente, analisem diferentes relações que permitem conhecer alguns resultados da tabuada com base em outros.

17 Dessa forma, eles construirão uma rede de relações que facilita a memorização de alguns produtos e permite a reconstrução rápida de resultados. Por exemplo, para saber o resultado de 7 x 8, é possível pensar no dobro de 7 x 4 ou no quádruplo de 7 x 2. Após a atividade, anotarei os cálculos que a turma conhece de memória e irei comentar. Irei observar se há regularidade nos resultados memorizados. 

18 4ª Etapa: Sistematização do conhecimento
Aplicarei o jogo da Multiplicação

19 Com essa atividade os alunos serão desafiados a desenvolver estratégias de cálculo mental da tabuada. Eu tenho quem tem?

20 5ª Etapa: Avaliação  Solicitarei que os alunos construam um conto para registrar o que eles aprenderam sobre a multiplicação de um determinado cálculo mental dentro da sequência didática trabalhada. A matemática em um conto

21


Carregar ppt "Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google