A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B."— Transcrição da apresentação:

1 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B

2 O MAL SERÁ DESTRUIDO.

3 LEITURA I – GEN 3, 9-15 SALMO 129 (130) LEITURA II – 2 COR 4, 13 – 5, 1 EVANGELHO– MC 3, 20-35

4 Neste 10º Domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus leva-nos a meditar sobre a nossa resposta de vida ao projeto de Deus para nós, na liberdade de optar pelo bem e pelo mal.

5 O Evangelho centra o nosso olhar na pessoa de Jesus, que os seus conterrâneos, entre eles tantos familiares, não aceitaram como enviado de Deus e não perceberam, até se opuseram, à vontade de Deus revelada em Jesus. Na caminhada da fé, cada um é livre de optar: ou ficar pelos dispersos sentidos de vida, ou permanecer na única família de Jesus, de «quem quiser fazer a vontade de Deus».

6 Em Outubro próximo inicia-se a celebração do Ano Fé, anunciado há meses por Bento XVI através de um breve mas belíssimo documento. Aí está: ou entramos na porta da casa, na Porta da Fé, e continuamos o caminho apenas com Jesus como único nas nossas vidas,

7 ou ficamos à porta ou a espreitar pelas janelas, continuando a apanhar ou a soprar outros ventos que não nos centram em Jesus. Na caminhada da fé, cada um é livre de optar pela família que quiser: ou ficar pelas famílias que dispersam do sentido da vida, ou permanecer na única família de Jesus, de «quem quiser fazer a vontade de Deus».

8 A segunda leitura realça que, para o cristão, viver só faz sentido na certeza da ressurreição, na caminhada de vida interior que se renova dia a dia em perpcetiva da etermidade.

9 Quais os caminhos que eu escolho?
As propostas de Deus fazem sentido e são, para mim, indicações seguras para a felicidade, ou prefiro ser eu próprio a fazer as minhas escolhas, à margem das propostas de Deus?

10 Neste horizonte neo-testamentário, meditemos em particular a
primeira leitura que nos mostra, recorrendo à história mítica de Adão e Eva, o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de auto-suficiência… Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.

11 O mal resulta das nossas escolhas erradas, do nosso orgulho, do nosso egoísmo e auto-suficiência.
Quando o homem escolhe viver orgulhosamente só, ignorando as propostas de Deus e prescindindo do amor, constrói cidades de egoísmo, de injustiça, de prepotência, de sofrimento, de pecado…

12 os nossos contemporâneos é o mistério do mal…
Um dos mistérios que mais questiona os nossos contemporâneos é o mistério do mal… Esse mal que vemos, todos os dias, tornar sombria e deprimente essa “casa” que é o mundo, vem de Deus, ou vem do homem? A Palavra de Deus responde: o mal nunca vem de Deus… Deus criou-nos para a vida e para a felicidade e deu-nos todas as condições para imprimirmos à nossa existência uma dinâmica de vida, de felicidade, de realização plena.

13 Bendito seja Deus... De toda consolação que nos consola em todas
as nossas tribulações. II Co.1.3-4 Marineves- Marina TEXTOS EXTRAÍDOS DO PORTAL DEHONIANOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Carregar ppt "10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google