A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ácidos e bases.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ácidos e bases."— Transcrição da apresentação:

1 Ácidos e bases

2 ÍNDICE

3 Ácidos e bases - curiosidades
A palavra 'ácido' vem do sabor; o homem sabe muito bem que o limão ou o vinagre são substâncias com acidez. Mas, a maior parte dos ácidos não se pode provar na boca por ser perigoso. O ácido pode ser venenoso ou pode ter uma força suficiente para reagir com as substâncias na boca (queimar). Ligado a isso surge a palavra 'base'. Todos sabem que a base na química é o oposto do ácido. Mas o que quer dizer isso na prática? Existe um sabor básico? Há substâncias do quotidiano que são bases? As definições do ácido ou da base hoje em dia variam bastante das definições antigas. A definição mais usada é aquela que fala de protões.

4 Reacções acido-base no dia a dia
Grande parte das substâncias que nos rodeiam dissolvem-se bem na água. Há substâncias que, dissolvidas em água, originam soluções ácidas, outras originam soluções básicas e outras ainda não alteram o carácter químico da água – originam soluções neutras. Para comparar diferentes graus de acidez ou basicidade, os químicos pensaram em algo muito simples. Definiram uma escala numérica que permite ordenar as substâncias de acordo com o seu grau de acidez ou basicidade. Chama-se escala de pH e compreende, quase sempre, valores entre 0 e 14. Quando se põe em contacto uma solução ácida com uma solução básica ocorre sempre uma reacção química. É assim que se consegue alterar a acidez das soluções ácidas e a basicidade das soluções básicas. A acidez de uma solução diminui quando se lhe adiciona uma solução básica, a basicidade de uma solução diminui quando se lhe adiciona uma solução ácida, alterando o pH.

5 Experiência Vai-se adicionando uma solução ácida

6 Três perguntas sobre o que acabaste de ler
Porque é que à medida que a acidez aumenta a cor se torna mais fria? – Podemos comprovar isso no gráfico anterior e não compreendemos porque é assim. Qual a diferença entre o acido do vinagre e do limão e daqueles que se usa em laboratório? – é apenas a quantidade de ácido ou há algo mais? Porque é que a escala vai apenas de 0 a 14? – quase todas as escalas têm muito mais números porque é que esta só tem estes?

7 A pergunta escolhida


Carregar ppt "Ácidos e bases."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google