A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Portuguesa Aula 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Portuguesa Aula 3"— Transcrição da apresentação:

1 América Portuguesa Aula 3
Ensino Médio HISTÓRIA MUNDIAL América Portuguesa Aula 3

2 Governos-gerais Criados pelo Regimento de 1548 para centralizar o poder da Coroa. Obrigações do governador-geral: combater ameaças indígenas; reprimir corsários; fundar povoações; construir fortes; incentivar o cultivo da cana-de-açúcar; procurar metais preciosos. Governadores-gerais: Tomé de Souza; Duarte da Costa; Mem de Sá. Auxiliares: Provedor-mor: finanças; Ouvidor-mor: justiça; Capitão-mor: defesa. Divisão da Colônia entre dois governadores ( ): Dom Luís de Brito (Salvador); Dom Antônio Salema (Rio de Janeiro).

3 Administração colonial portuguesa
Governador-geral Lourenço da Veiga ( ). Nova divisão (1621): Estado do Maranhão e Grão-Pará; Estado do Brasil. Milícias: regimentos portugueses formados por homens da população urbana, sem remuneração e com serviço militar obrigatório. Ordenanças: reunião, sempre que necessário, da população masculina em condições físicas e com idade entre 18 anos e 60 anos. Câmaras municipais: Homens bons; Juiz de fora ou juiz ordinário.

4 Impactos da escravidão
África no final do século XV: diversidade cultural, religiosa e étnica. Africanos conheciam a escravidão por dívidas e como forma de punição para crimes graves ou para prisioneiros de guerra. Grupos de africanos se especializaram em fazer guerra para capturar prisioneiros e vendê-los aos traficantes de escravos. Diáspora africana: dispersão dos africanos pelo mundo em consequência da escravidão.

5 Principais rotas do tráfico de escravos

6 Escravidão ou holocausto?
Os senhores tinham interesse em mesclar em suas terras escravos de origens diferentes para dificultar sua integração e possíveis focos de resistência. Navios tumbeiros chegavam lotados de escravos que viajavam em condições terríveis e humilhantes. Reprodução/Coleção particular, Alemanha Em média, 20% dos africanos não resistiam à viagem e 40% morriam seis meses após sua captura. Chegando ao seu destino, eram vendidos em mercados, separados de suas famílias, para serem escravizados. Na litografia de cerca de 1830, o pintor alemão J. M. Rugendas retratou escravizados africanos no porão de um navio negreiro ou navio tumbeiro.

7 Resistência à escravidão
Pacíficas ou violentas: assassinatos de feitores e senhores; fugas; suicídios e/ou infanticídios; sabotagens nos engenhos; quilombos. Museu Antônio Parreiras, Niterói (RJ) Quilombo dos Palmares: Alagoas, um dos mais importantes dos quilombos; comunidade agrícola autossuficiente; chegou a abrigar mais de 20 mil escravos; principais líderes: Ganga Zumba e Zumbi. Uma expedição liderada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho destruiu Palmares em 1694. Zumbi, óleo de Antônio Parreiras, século XIX.


Carregar ppt "América Portuguesa Aula 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google