Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMtktres Oasamesame Alterado mais de 6 anos atrás
1
Economia Preferências do Consumidor
2
Introdução Fonte: MANKIW (2002). O objetivo desta aula é ver como os consumidores fazem escolhas; A restrição orçamentária é uma parte da análise: ela mostra quais combinações de bens o consumidor pode adquirir, dados a sua renda e o preço dos bens; As escolhas do consumidor não dependem apenas de sua restrição orçamentária, mas também de suas preferências em relação aos dois bens; As preferências do consumidor lhe permitem escolher entre diferentes combinações de bens; Se oferecer ao consumidor duas combinações diferentes, ele escolherá que melhor atenda a suas preferências; Se ambas atenderem igualmente a suas preferências, dizemos que o consumidor é indiferente entre as duas combinações.
3
Curvas de Indiferença Fonte: MANKIW (2002). Curva de Indiferença: uma curva que mostra as combinações de consumo que proporcionam ao consumidor o mesmo nível de satisfação; Fonte: MANKIW (2000). Qte.Pepsi Qte.Pizzas As preferências do consumidor são representadas com curvas de indiferenças que mostram as combinações de Pepsi e Pizza que o deixam igualmente satisfeito. O consumidor prefere mais de um bem, pontos que estejam em uma curva de indiferença mais alta (I 2 ) são preferidas em relação aos pontos de uma mais baixa (I 1 ). A taxa marginal de substituição (TMgS) mostra a taxa à qual o consumidor está disposta a trocar Pepsi por Pizza 0 A C BD I1I1 I2I2 TMgS O consumidor é indiferente em relação às combinações A,B, e C porque elas estão na mesma curva. Se o consumo de Pizza se reduzir do ponto A para o B, o consumo de Pepsi precisará aumentar para mantê-lo satisfeito
4
Taxa Marginal de Substituição Taxa Marginal de Substituição (TMgS): a taxa a qual um consumidor está disposto a trocar um bem pelo outro. A taxa à qual o consumidor está disposto a trocar um bem pelo outro depende da quantidade de bens que já está consumindo.
5
Propriedades das Curvas de Indiferença 1.As curvas de indiferenças mais elevadas são preferíveis às mais baixas (os consumidores preferem ter mais de alguma coisa a ter menos); 2.As curvas de indiferenças se inclinam para baixo (a inclinação de uma curva de indiferença reflete a taxa a qual o consumidor está disposta a substituir um bem pelo outro); 3.As curvas de indiferença não se cruzam; 4.As curvas de indiferenças são convexas em relação à origem dos eixos. A convexidade da curva de indiferença reflete a maior disposição do consumidor para abrir mão do bem que ele já tem em grande quantidade.
6
Curvas de Indiferença Fonte: MANKIW (2002). Fonte: MANKIW (2000). Qte.Pepsi Qte.Pizzas 0 A B No Ponto A: +Pepsi – Pizza No Ponto B: - Pepsi + Pizza TMgS = 6 8 14 23 4 3 67 TMgS = 1 1 1 Lembrete: Taxa Marginal de Substituição (TMgS): taxa à qual os consumidores estão dispostos a trocar um bem pelo outro
7
Dois Exemplos Extremos de Curvas de Indiferença Substitutos perfeitos: dois bens cujas curvas de indiferença são retas Complementos Perfeitos: dois bens cujas curvas de indiferença formam ângulos retos
8
Dois Exemplos Extremos de Curvas de Indiferença Moedas de 5 centavos 6 4 2 123 Moedas de 10 centavos Substitutos perfeitos I1I1 I2I2 I3I3
9
Sapato Esquerdo 7 5 57 Sapato Direito Dois Exemplos Extremos de Curvas de Indiferença Complementos perfeitos I1I1 I2I2
10
As Escolhas Ótimas do Consumidor Fonte: MANKIW (2002). Fonte: MANKIW (2000). Qte.Pepsi Qte.Pizzas 0 I1I1 I2I2 O ponto ótimo do consumidor é aquele em que a curva de indiferença e a restrição orçamentária se tangenciam I3I3 Ponto Ótimo A B O consumidor escolhe o ponto de sua restrição orçamentária que toca a curva de indiferença mais elevada. Nesse ponto, chamado de ótimo, a taxa marginal de substituição é igual ao preço relativo dos dois bens. Aqui, a curva de indiferença mais elevada que o consumidor pode atingir é I 2. O consumidor prefere o ponto A que está na curva de indiferença I 3, mas sua restrição orçamentária o impede de obter essa combinação de Pepsi e Pizza. Por outro lado, o consumidor poderia escolher o ponto B, mas como esse ponto se situa em uma curva de indiferença mais baixa, o consumidor não o prefere. O ótimo representa a melhor combinação de consumo de Pepsi e Pizza disponível para o consumidor
11
As Escolhas Ótimas do Consumidor O preço relativo é a taxa à qual o mercado está disposto a trocar um bem pelo outro; ao passo que a taxa marginal de substituição é a taxa à qual o consumidor está disposto a trocar um bem pelo outro
12
Alterações na Renda e a Escolha do Consumidor Quando aumenta a renda do consumidor a restrição orçamentária se desloca O preço relativo dos dois bens continua o mesmo, a inclinação da nova restrição orçamentária é a mesma que a inclinação da restrição orçamentária original Usualmente o consumidor reage ao aumento da renda comprando mais dos dois produtos
13
Fonte: MANKIW (2002). 2... aumentando o consumo de pizza Qte.Pepsi Qte.Pizzas 0 I1I1 I2I2 1. Um aumento na renda desloca a restrição orçamentaria para fora 3... e o consumo de Pepsi Ótimo Inicial Novo Ótimo Restrição Orçamentária Inicial Nova Restrição Orçamentária Alterações na Renda e a Escolha do Consumidor Bem Normal
14
As Escolhas Ótimas do Consumidor Fonte: MANKIW (2002). 2... o consumo de pizza aumenta, o que faz da pizza um bem normal Qte.Pepsi Qte.Pizzas 0 I1I1 I2I2 1. Um aumento na renda desloca a restrição orçamentaria para fora 3... mas o consuma da Pepsi cai, fazendo da Pepsi um bem inferior Ótimo Inicial Novo Ótimo Restrição Orçamentária Inicial Nova Restrição Orçamentária Alterações na Renda e a Escolha do Consumidor Bem Inferior
15
Alterações nos Preços e a Escolha do Consumidor O impacto de uma mudança no preço de um bem sobre o consumo pode ser decomposto em dois efeitos; Efeito Renda: alteração do consumo que decorre do deslocamento do consumidor para uma curva de indiferença superior ou inferior quando o $ do bem varia Efeito Substituição: alteração do consumo que ocorre quando uma variação no $ do bem desloca o consumidor ao longo de uma dada curva de indiferença até um ponto com uma nova taxa marginal de substituição
16
Alterações nos Preços e a Escolha do Consumidor Exemplo Suposição: o $ da Pepsi caiu Reação do consumidor: a)“Ótimo! Agora que a Pepsi está mais barata, minha renda tem maior poder de compra. Estou mais rico, de fato, mais rico do que antes. E como estou mais rico, posso comprar mais Pepsi e mais pizza” (efeito renda); b)“Agora que o preço da Pepsi caiu, posso obter mais litros de Pepsi em troca de cada pizza da qual abro mão. Como a pizza agora ficou relativamente mais cara, deveria comprar menos pizza e mais Pepsi” (efeito substituição)
17
Alterações nos Preços e a Escolha do Consumidor
18
Qte.Pepsi Qte.Pizzas 0 I1I1 I2I2 Alterações nos Preços e a Escolha do Consumidor B A C Efeito Renda Efeito Substituição Restrição Orçamentária Inicial Ótimo Inicial Novo Ótimo Nova Restrição Orçamentária Efeito Substituição Efeito Renda O efeito de uma mudança no preço pode ser decomposto em efeito renda e efeito substituição. O efeito substituição – o movimento ao longo da curva de indiferença para um ponto com taxa marginal de substituição diferente – é representado pela mudança do ponto A para o ponto B ao longo da curva de indiferença I 1. O efeito renda – o deslocamento para uma curva de indiferença mais elevada – é representado aqui pela mudança do ponto B na curva de indiferença I 1 para o ponto C na curva de indiferença I 2
19
QUESTÕES
20
Fonte: MANKIW (2002). Qte.Pepsi Qte.Pizzas 0 I1I1 I2I2 Questões 1.Explique o gráfico abaixo – Ele está representando qual tipo de bem?
21
Bibliografia MANKIW, N. G. Introdução à Economia. Rio de Janeiro: Campus, 2000 OLIVEIRA, Roberto Guena de; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Manual de Microeconomia. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.