A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desafios do desenvolvimento de software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desafios do desenvolvimento de software"— Transcrição da apresentação:

1 Desafios do desenvolvimento de software
Combinação de fatores. Dinâmica da mudanças. Detalhes. Pressão do tempo. Características: Muito difícil. Alto risco. Grande desafio. Oportunidades: Criação. Satisfação das necessidades sociais e individuais. Diversidade da equipe. Espírito de equipe.

2 Engenharia de Software em Camadas
Qualidade Processos Métodos Ferramentas

3 Desenvolvimento de software
É um conjunto de atividades que começa pela percepção de uma oportunidade de mercado (idéia) e termina na produção (implementação), venda e entrega (instalação) de um programa. Are we building the product right? (Estamos desenvolvendo corretamente o programa?) Are we building the right product? (Estamos desenvolvendo o programa correto?)

4 Processo Pode ser definido por suas entradas e saídas, função a ser desempenhada e regras de operação. A função representa a transformação da entrada numa saída. As funções são associadas através de relações de precedência. Antes de uma função ser executada devem ocorrer uma dada pré-condição e após a função ter sido executada uma dada pós-condição deve também ser satisfeita. O início e o fim da função são marcados por eventos.

5 Modelo de Referência de Processo
Processo de negócio: Sequência de etapas para transformar uma dada entrada em uma saída desejada. Modelo de referência de processo: Integração de conceitos bem conhecidos de reengenharia dos processos de negócio, benchmarking e controle de processos em uma estrutura transfuncional.

6 Modelo de Referência de Processo
Descrições padronizadas dos processos de gestão. Estrutura de relacionamento entre os processos padronizados. Métricas padronizadas para avaliar o desempenho de processo. Práticas de gestão que proporcionam desempenho similar aos das empresas melhor avaliadas. Alinhamento padronizado com as facilidades e funcionalidades proporcionadas por software.

7 Modelo de Referência de Processo
Uma vez identificado um processo de software através do modelo de referência poder-se-á: Implementar o processo de maneira objetivo visando alcançar vantagem competitiva. Descrever e difundir sem ambiguidade. Medir, administrar e controlar. Adequar para objetivos específicos.

8 Da Idéia ao Conceito A idéia precisa ser transformada num conceito para poder ser avaliada e comunicada de forma a que todos na organização possam entendê-lo, operacionalizá-lo e vendê-lo. Forma  A forma global do produto ou serviço. Função  A maneira como o produto ou serviço opera. Propósito  Necessidades que o produto ou serviço deve satisfazer. Benefícios  Vantagens que o produto ou serviço trará aos consumidores ou usuários.

9 Fases do Processo de Resolução de Problema
Definição do problema Integração da solução Desenvolvi-mento técnico Diagnóstico da situação atual

10 Fases da Engenharia de Software
Definição Análise e especificação de requisitos Planejamento Desenvolvimento Projeto funcional Projeto detalhado e codificação Testes Suporte Correção Adaptação Prevenção Evolução

11 Fases da Engenharia de Software Definição
Análise e especificação de requisitos Planejamento Desenvolvimento Projeto funcional Projeto detalhado e codificação Testes Suporte Correção Adaptação Prevenção Evolução Fases do Processo de Resolução de um Problema

12 O que foi identificado como uma necessidade do cliente

13 O que foi especificado

14 O que foi projetado

15 O que foi entregue para o cliente

16 O que o cliente acabou comprando

17 O que o cliente queria

18

19 Modelos de Processos de Software (Paradigmas de Ciclo de Vida)
Resolução de problemas Processo genérico Sequencial Prototipagem Incremental Espiral Desenvolvimento rápido de aplicações – RAD Métodos ágeis RUP

20 Modelos de Processos de Software Ciclo de Resolução de Problemas
Diagnóstico Definição do problema Desenvolvimento técnico Integração da solução

21 Modelos de Processos de Software Fases genéricas da engenharia de software
Definição Desenvolvimento Suporte

22 Modelos de Processos de Software Sequencial
Análise Design Codificação Análise de sistema Engenharia de informação Teste

23 Modelos de Processos de Software Prototipagem
Início Captura dos requisitos Desenvolvimento rápido Conclusão Engenharia de produto Construção Melhorias Avaliação do protótipo pelo cliente

24 Modelos de Processos de Software Incremental
Análise Design Codificação Teste Incremento 1 Análise Design Codificação Teste Incremento 2 Análise Design Codificação Teste Incremento 3 . . .

25 Modelos de Processos de Software Espiral
Avaliação pelo cliente Construção Engenharia Análise de risco Planejamento Interação com cliente Início

26 Modelos de Processos de Software Desenvolvimento Rápido de Aplicações
Modelagem do negócio Modelagem dos dados Modelagem do processo Geração da aplicação Testes e atualização Time 1 Time 2 Time 3 . . .

27 Modelos de Processos de Software (Paradigmas de Ciclo de Vida)
Métodos ágeis Scrum XP, Extreme Programming RUP Exercício: Comparar os processos RUP com Scrum


Carregar ppt "Desafios do desenvolvimento de software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google