A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A abordagem comportamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A abordagem comportamental"— Transcrição da apresentação:

1 A abordagem comportamental

2 Biografia B.F.Skinner, filho mais velho de dois irmãos (que morreu aos 16 anos), nasceu na Pensilvânea. Pais trabalhadores que incutiam regras claras de comportamento adequado : “Fui educado para temer a Deus, a polícia e o que as pessoas vão pensar”. Sua mãe nunca se desviou de seus rígidos padrões. Controle : Tsc tsc.

3 Biografia Sua avó certificava-se que ele entenderá as punições do inferno mostrando as brasas do aquecedor na sala. O pai ensinou a educação moral para o filho mostrando a sina que recai sobre os criminosos, chegou a levá-lo em uma cadeia pública para uma aula. Seus comportamentos de adulto haviam sido determinados por recompensas e punições que recebeu quando criança. Sua teoria se baseia nas próprias experiências na infância.

4 Biografia Suas opiniões que as pessoas funcionam como máquinas tem muito a ver com as muitas horas que passou construindo dispositivos mecânicos como vagões, gangorras, carrosséis e catapultas. Seu interesse pelo comportamento animal é também da infância, teve muitos bichos como animais de estimação. Ficou fascinado em uma feira municipal com um conjunto de pombos adestrados, mas tarde fez o mesmo.

5 Biografia Graduou-se em inglês No Hamilton College, esperava ser romancista. Chegou a tentar escrever encorajado por colegas poetas, o resultado foi desastroso. Skinner tinha 22 anos e era um fracasso no que pretendia fazer, pensou em buscar um psiquiatra mas seu pai disse que era desperdício de dinheiro. Define esse tempo como ano sombrio. Pelo seu ponto de vista várias mulheres desprezavam o seu amor declarado, deixando perturbado que marcou a ferro quente as iniciais de uma em seu braço.

6 Biografia Quando não tinha mais esperança resolveu estudar o comportamento humano pelos métodos da ciência e não da ficção. Leu livros de Pavlov e Watson e resolveu tornar-se comportamentalista. Desta forma sua auto imagem e identidade ficaram seguras. Ingressou em Harvard em 1928 para estudar psicologia, obteve seu Ph.D em 3 anos. Rejeitou sentimentos e emoções.

7 Biografia Ficou em Harvard até 1936 com bolsa de estudo de pós doutorado. Lecionou em universidades de Minnesota e Indiana, retornando pra Harvard em 1947. Aos 40 anos entra em depressão, por sua fracassada identidade como escritor. Descontentamento emocional e intelectual está no romance Walden two. Já vendeu mais de 2 milhões de cópias descreve uma sociedade controlada por reforçamentos positivos princípios do sistema de psicologia.

8 Biografia 80 anos continuava a trabalhar com dedicação e entusiasmo. Regulava seus hábitos registrando sua produção diária e tempo médio gasto por palavra publicada. Exemplo vivo de sua definição dos humanos como sistemas comportamentais que se comportam de acordo com as leis. Construiu em sua casa uma caixa pessoal de Skinner, um ambiente controlado eu fornecia reforço positivo. Dormia num tanque amarelo de plástico que cabia um colchão, estantes e um pequeno aparelho de televisão.

9 Biografia Ia pra cama todo dia as 22 horas, dormia por 3 horas, trabalhava em sua escrivaninha durante uma hora , dormia mais 3 horas e se levantava as 5 horas para mais 3 horas de trabalho, antes de caminhar 1 km e meio de seu escritório até Harvard. Administrava reforço positivo toda tarde ao ouvir música. Certa vez comentou com um amigo que já tinha sido citado mais vezes na literatura de psicologia que Freud, perguntado se era esse o objetivo e ele respondeu: “Eu pensava que isso era possível”

10 B.F.Skinner

11 “Não se pode chegar a resultados, ficando sentados e teorizando sobre o mundo interior. Quero dizer aquelas pessoas: atenham-se aos fatos”


Carregar ppt "A abordagem comportamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google