A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O contexto em que as empresas operam

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O contexto em que as empresas operam"— Transcrição da apresentação:

1 O contexto em que as empresas operam
O AMBIENTE DAS EMPRESAS

2 O AMBIENTE DAS EMPRESAS
OBJETIVOS ANALISAR O MEIO AMBIENTE ONDE AS EMPRESAS VIVEM, E COMO ELAS O PERCEBEM E O INTERPRETAM. PROPORCIONAR UMA VISÃO DO AMBIENTE GERAL E DO AMBIENTE DE TAREFA DAS EMPRESAS, BEM COMO DE SUA DINÂMICA E SEU COMPORTAMENTO. VERIFICAR COMO AS EMPRESAS FAZEM A ANÁLISE AMBIENTAL. DISCUTIR O “IMPERATIVO AMBIENTAL”

3 INTRODUÇÃO PARA CONHECER UMA EMPRESA ... É PRECISO ENTENDER O CONTEXTO NO QUAL ELA OPERA. O AMBIENTE É TODO UNIVERSO QUE ENVOLVE EXTERNAMENTE A EMPRESA. É TUDO FORA DELA É A PRÓPRIA SOCIEDADE→OUTRAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES, CLIENTES, FORNECEDORES, CONCORRENTES, AGÊNCIAS REGULADORAS ETC.

4 AS EMPRESAS... NÃO VIVEM NO VÁCUO NÃO ESTÃO ISOLADAS
NÃO SÃO TOTALMENTE AUTO-SUFICIENTES FUNCIONAM DENTRO DE UM CONTEXTO DO QUAL DEPENDEM PARA SOBREVIVER E CRESCER

5 DO AMBIENTE AS EMPRESAS
ÓBTEM RECURSOS E INFORMAÇÕES PARA SUBSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO COLOCAM OS RESULTADOS DE SUAS OPERAÇÕES O AMBIENTE MUDA ... MUDAM AS OPERAÇÕES DAS EMPRESAS POR QUÊ?

6 AS EMPRESAS... CONSTITUEM ORGANIZAÇÕES INVENTADAS PELO HOMEM PARA SE ADAPTAREM CONSTANTEMENTE ÀS MUDANÇAS AMBIENTAIS E ALCANÇAR OBJETIVOS. A EMPRESA É EFICAZ, SOBREVIVE E CRESCE QDO CONSEGUE SE ADAPTAR AS MUDANÇAS AMBIENTAIS E ALCANÇA SEUS OBJETIVOS, O RESULTADO DOS PRODUTOS/SERVIÇOS DEVE SER MAIOR DO QUE O VOL GASTO NA OBTENÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS E COMPETÊNCIAS

7 CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS BEM-SUCEDIDAS
LUCRATIVAS – GERAM RIQUEZA LONGEVIDADE- DURAM MUITO TEMPO SAUDÁVEIS- NÃO TEM CONFLITOS DURADOUROS INOVADORAS- IMAGINAÇÃO X CRIATIVIDADE FLEXÍVEIS-CAPACIDADE DE AJUSTAMENTO ADMIRADAS- INSPIRAM OUTRAS IDENTIDADE PRÓPRIA- CULTURA ESPECIAL SÃO OS MELHORES LUGARES PARA TRABALHAR PRODUZEM RETORNOS PARA OS STAKEHOLDERS

8 MAPEAMENTO AMBIENTAL O AMBIENTE: VASTO E COMPLEXO AS EMPRESAS:
NÃO PODEM ABSORVER, INTERPRETAR E CONHECER O AMBIENTE NA TOTALIDADE E COMPLEXIDADE PRECISAM REDUZIR A INCERTEZA A SEU RESPEITO PRECISA MAPEAR SEU ESPAÇO COM FREQUÊNCIA

9 TRÊS DIFICULDADES PARA O MAPEAMENTO AMBIENTAL
1. SELEÇÃO 2. PERCEPÇÃO 3. LIMITES

10 SELEÇÃO AMBIENTAL AS EMPRESAS NÃO PODEM VISUALIZAR, ENTENDER, PREVER OU CONTROLAR TODAS AS CONDIÇÕES VARIÁVEIS E MUTÁVEIS DO AMBIENTE DE UMA SÓ VEZ. PORTANTO, APENAS UMA PEQUENA PORÇÃO DAS INÚMERAS VARIÁVEIS PARTICIPA DO CONHECIMENTO, COMPREENSÃO E EXPERIÊNCIA DA EMPRESA O REDUCIONISMO PERMITE COMPREENDER UMA PEQUENA AMOSTRA DO AMBIENTE, CAPAZ DE SER INTERPRETADO.

11 PERCEPÇÃO AMBIENTAL Expectativas, experiências, desafios, convicções e motivações... É uma construção, um conjunto de informações selecionadas e estruturadas em função da experiência anterior, das necessidades e intenções da empresa em uma dada situação

12 Quem percebe e seleciona?
Não são as empresas São as pessoas quem selecionam e percebem os ambientes Função dessas pessoas: Dirigentes, Altos Executivos Missão: Interligar as atividades empresariais e o contexto ambiental

13 Consonância e Dissonância
Consonância →Qdo as presunções da empresa a respeito do seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. Consonância→ com o Ambiente Coerência→ com seu comportamento O processo de redução da Dissonância é a tentativa de restabelecer a consonância

14 Empresa e Sociedade Empresas são partes constituintes do ambiente de outras empresas e unidades da sociedade. O ambiente é formado por pessoas, grupos, empresas, organizações e pela sociedade em geral Cada empresa faz parte do ambiente de outras entidades e detém influência ou poder sobre as demais entidades, ao mesmo tempo recebe influência dessas entidades.

15 Limites e Fronteiras Podem ser definidos em
TERMO DE ESPAÇO→ prédios, edifícios, instalações, áreas físicas, terrenos DE TEMPO→ horário de trabalho, turnos de atividades DE VALORES E ATITUDES→ Qdo há identificação com as regras e regulamentos internos EM TERMOS LEGAIS→ propriedade da empresa ou não EM TERMOS FISCAIS→ “território”da empresa ou for a


Carregar ppt "O contexto em que as empresas operam"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google